Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Wikipedia sairá do ar por 24 horas para barrar lei antipirataria

Recommended Posts

Wikipedia sairá do ar por 24 horas para barrar lei antipirataria

 

Por Yinka Adegoke

 

NOVA YORK, 16 Jan (Reuters) - A Wikipédia, conhecida enciclopédia online editada por meio de um sistema comunitário, retirará do ar seu site de língua inglesa por 24 horas a fim de buscar apoio contra a proposta de legislação anti-pirataria que seu fundador Jimmy Wales diz ameaçar o futuro da Internet.

 

O serviço norte-americano será a marca de maior renome a fazer parte de uma crescente campanha que terá início às 3 horas de quarta-feira (horário de Brasília). Seus membros retirarão seu conteúdo do ar de modo a permitir aos visitantes apenas visualizar conteúdo sobre os polêmicos Stop Online Piracy Act (SOPA) e Protect Intellectual Property Act (PIPA).

 

A informação disponível encorajará os leitores da Wikipédia a entrar em contato com um membro do Congresso do local em que residem para pedir que ele vote contra as propostas de lei. Outros sites menores que lideram a campanha são o Reddit.com e o Cheezburger.

 

"Essa é uma legislação escrita atrapalhadamente e que representa um perigo à Internet aberta", disse Wales em entrevista.

 

A decisão de retirar o site do ar foi tomada em uma votação entre os membros da comunidade de contribuintes e de editores da Wikipédia, disse Wales. A versão de língua inglesa da enciclopédia recebe mais de 25 milhões de visitantes diários de todo o mundo, de acordo com dados fornecidos pela empresa de pesquisa de mercado comScore.

 

As propostas de lei colocam empresas de tecnologia como Google e Facebook contra aqueles que apoiam as medidas, grupo que inclui estúdios de Hollywood e selos de música, que dizem que a legislação é necessária para proteger a propriedade intelectual e empregos.

 

Fonte: UOL Tecnologia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O protesto em si parece estar bem maior aqui no Brasil, vários blogs que acompanho estão saindo do ar por 12 horas.

 

Um protesto que achei interessante foi o deste site, que censurou o conteúdo para mostrar o que o projeto de lei quer fazer com a internet.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei massa também a forma como esse site abordou o assunto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Noticia Relacionada

 

Wikipédia em inglês deve sair do ar nesta quarta contra lei antipirataria

Projeto dos EUA prevê bloqueio a sites que infringirem direitos autorais.

Google deve publicar mensagem contra a proposta do Congresso.

 

Do G1, com agências internacionais

 

1772312.jpg

 

A versão em inglês da Wikipédia deve sair do ar nesta quarta-feira (18) em protesto contra um polêmico projeto de lei antipirataria que tramita no Congresso dos Estados Unidos. Além da enciclopédia digital, outros sites como Cheezburger e Reddit devem aderir ao boicote.

 

Empresas como Google e Facebook também se posicionam contra a proposta, considerando que ela seria um tipo de censura, mas não confirmaram participação no protesto. O Google, no entanto, deverá publicar uma mensagem contra o projeto nesta quarta.

 

O Stop Online Piracy Act (Sopa) é um projeto de lei com regras mais rígidas contra a pirataria digital nos EUA. Ele prevê o bloqueio no país, por meio de sites de busca, por exemplo, a determinado site investigado por infringir direitos autorais. O foco está principalmente em sites estrangeiros, contra os quais as empresas americanas pouco podem agir.

 

O projeto tramita no Congresso e é apoiado por empresas de entretenimento, constantes alvos de pirataria, mas é questionado pelas de internet, como Google, Facebook, Amazon e Twitter, que entendem que a medida atenta contra a liberdade de expressão. O Sopa ainda está sendo avaliado por comissão na Câmara, mas uma proposta semelhante, a Protect IP Act (Pipa), deve ir à votação no Senado ainda neste mês.

 

No último fim de semana, em blog, a Casa Branca afirmou que não podia apoiar "um projeto de lei que reduz a liberdade de expressão, amplia os riscos de segurança na computação ou solapa o dinamismo e inovação da internet global". Segundo fontes da agência Reuters, as críticas da Casa Branca podem levar o Sopa a ser modificado ou até mesmo abandonado. O presidente do Comitê de Supervisão da Câmara de Representantes, Darrell Issa, informou também no último fim de semana que a Câmara não votará a lei a menos que haja consenso.

 

Fonte: G1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.