Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

TeixeiraRamos

Usar Sobrescrito

Recommended Posts

Salve, salve gente!

Tenho uma página em ASP que trabalha com um banco de dados em Access.

De uma das tabelas criei uma consulta e chamo o registro, por exemplo, o do campo "primeira_leitura_versiculo".

Até ai sem problema o registro é aparece na página. Inclusive, coloquei para mudar dinamicamente, ou seja, todas as noites às 00:01 muda para o Evangelho daquele Dia. Porém, tem um outro campo que gostaria de colocar na mesma página que também vem dessa consulta com nome "primeira_leitura_texto". Aqui mora o meu problema. Esses textos Bíblicos tem os números dos versículos formatados Sobrescrito x². Como vou usar se ele vem de uma consulta em Access e é dinâmico?

Bem, mas você poderia criar esses textos no Word que tem o x² (como o que temos aqui) e resolvido o problema. Não é assim. Se criar no Word e colar no campo OLE o Access retira a formatação Sobrescrito (x²). Mas, você podeia criar um arquivo vinculado no Word para o Access e chamar na página ASP. Já vinculei e não abre nada. Ficam duas pequenas imagens no local e mais nada. Crei também uma imagem do texto (jpg.) também não abre na página ASP.

Alguém teria uma solução para fazer com que o ASP abra esse registro (texto) com os números dos versículos Sobrescrito?

Para digitarmos os versículos direto estou usando:

*.sup {
vertical-align:super;
font-size:0.8em;
}

Funciona muito bom. Agora vindo do Access está sendo um problema.

Não tem condições de digitar toda noite 00:01 uma nova: primeira leitura, segunda leitura (aos domingos), salmo, evangelho e oração do dia.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aí meu jovem, tudo bem? Eu tenho uma base de dados da Bíblia evangélica, mas os dados estão separados em colunas (Nome-Livro, Num-Capítulo, Num-Versículo e Texto) - E não entendi o que está fazendo... Se já tem a base de dados ou se está criando/alimentando...

De qualquer forma e para o que quer, utilize o elemento especifico do HTML para esse fim, exemplo:

<p><sup>1</sup> O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.</p>

Att.

Compartilhar este post

Link para o post

Salve, salve Public2004,

Tudo bem, tirando a glicose muito alta.

Como eu tentei explicar meu caro amigo tenho uma tabela em Access. Nessa tb tem os campos, “evangelho_versiculo” (no seu você chamou Num-Versículo), dados de entrada nesse campo, por exemplo: Mc 1,14-20.

No outro campo “evangelho_texto” (você chamou de texto), digito o texto bíblico todo de Mc 1,14-20. No Word ele fica perfeito:

14 Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galiléia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15 “Tempo já se completou e o Reino de Deus...19 Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filho de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20 e logo os chamou...., seguindo Jesus.

Repito esses dados estão no banco de dados. Se eu digitar o texto do evangelista Mc 1,14-20 como acima no Word e colar no Access para ser chamado em

<%=rs1("primeira_leitura_texto")%> 

da página ASP o texto chega sem a formatação de Sobrescrito.

Mas gostei da sua sugestão de colunas mas será que fica igual a essa página http://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/1. Confesso que não gostei desses espaços entre um versículo e outro.

Outro particular é para os textos que iniciam sem versículos inicial tipo: 1Sm 1.9-20 – Primeiro Livro de Samuel – no campo “evangelho_texto”

Naqueles dias, 9 Ana levantou-se, depois de ter comido e bebido em Silo....

Dentro da ideia de colunas Naqueles dias vai ficar em uma linha sozinho correto?

Se você observar em http://www.informacaoteixeira.com.br/ : Oração do Dia; a da completa; Tempo Litúrgico: 2ª Semana Tempo Comum; Comum dos Santos: S. Inês; Primeira Leitura: 2Sm 1,1-4.11-12.19.23-27 etc

Todos são dinâmicos, ou seja, as 00:01 ele mudam conforma a SQL que coloquei no banco de dados. Agora estava executando outra página, que vai ficar dentre de http://www.informacaoteixeira.com.br/religiao.asp contendo o que estou postando agora.

Obrigado, até amanhã.

Compartilhar este post

Link para o post

você pode criar uma função simples para inserir a tag do sobrescrito, ou no CSS

.superscript{font-size:xx-small; vertical-align:top;} 

<span class="superscript">

Compartilhar este post

Link para o post

Olá xanburzum.

Obrigado, mas você está se esquecendo de que eu informei que esses dados vêm do bando de dados. Se eu fizer isso:

<span class="superscript"><%=rs1("primeira_leitura_texto")%></span>

Todo o texto que vem do banco de dados vai ficar estilizado e não é isso que eu desejo. Se tivesse uma função que só estilizado números ai estaria tudo resolvido.

Não tem como identificar onde vai ficar um número de um versículo para ficar Sobrescrito ( x²). Entendeu?

Os textos bíblicos que estou digitando direto no html estou usando:

*.sup {
}

Como já informei anteriormente e está funcionando muito bem.

A luta continua.

Compartilhar este post

Link para o post

Salve, salve gente,

Graças a Deus resolvi todo o problema em não ficar Sobrescrito os números dos versículos no Access.

O que fiz? No campo "primeira_leitura_texto do Access tem o texto bíblico do dia e esse texto não estava conseguindo colocar o Sobrescrito, visto que o Acces nativo não tem essa possibilidade. Sendo assim eu coloquei a minha "class"

*.sup {vertical-align:super;font-size:0.8em;}

dentro do campo do Access. Dessa forma ao abrir a página o texto bíblico ja está com os números dos versículos dentro da class.Estava assistindo um filme na globo e pensando uma saída. Até que nasceu a idéia de colocar a class dentro do campo do Access. Dessa forma ao agrir a página o texto vai ser estilizado com x² já que existe um class. Muito legal.

Veja o texto como fica no Access com a class:

Leitura do Primeiro Livro de Samuel (1Sm 18,6-9;19,1-7)

Naqueles dias, <sup class="sup">6</sup>quando Davi voltou, depois de ter matado o filisteu, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, dançando e cantando alegremente ao som de tamborins e címbalos. <sup class="sup">7</sup>E, enquanto dançavam, diziam em coro: "Saul matou mil, mas Davi matou dez mil". <sup class="sup">8</sup>Saul ficou muito encolerizado com isto e não gostou nada da canção, dizendo: "A Davi deram dez mil, e a mim somente mil.

Que lhe falta ainda, senão a realeza?" <sup class="sup">9</sup>E, a partir daquele dia, não olhou mais para Davi com bons olhos. <sup class="sup">19,1</sup> Saul falou a Jônatas, seu filho, e a todos os seus servos sobre sua intenção de matar Davi. Mas Jônatas, filho de Saul, amava profundamente Davi, <sup class="sup">2</sup>e preveniu-o a respeito disso, dizendo: "Saul, meu pai, procura

matar-te; portanto, toma cuidado amanhã de manhã, e fica oculto em um esconderijo. <sup class="sup">3</sup>Eu mesmo sairei em companhia de meu pai, no campo, onde estiveres, e lhe falarei de ti, para ver o que ele diz, e depois te avisarei de tudo o que eu souber". <sup class="sup">4</sup>Então Jônatas falou bem de Davi a Saul, seu pai, e acrescentou:

"Não faças mal algum ao teu servo Davi, porque ele nunca te ofendeu. Ao contrário, o que ele tem feito foi muito proveitoso para ti. <sup class="sup">5</sup>Arriscou a sua vida, matando o filisteu, e o Senhor deu uma grande vitória a todo o Israel. Tu mesmo foste testemunha e te alegraste. Por que, então, pecarias, derramando sangue inocente e mandando matar Davi sem motivo?" <sup class="sup">6</sup>Saul, ouvindo isto, e aplacado com as razões de Jônatas, jurou: "Pela vida do Senhor, ele não será morto!” <sup class="sup">7</sup>Então Jônatas chamou Davi e contou-lhe tudo isto. Levou-o em seguida a Saul, para que ele retomasse o seu lugar, como antes.

Até já (03:08 da madruga) mas valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

voc/çe poderia criar uma função e quando fosse usar o sobrescrito, a chamaria dentro do code ASP

Compartilhar este post

Link para o post

Uma sugestão salvo se não há estilos diferentes para o mesmo elemento <sup>, seria inserir no banco apenas:

<p><sup>1</sup> O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.</p>

E estilizar via CSS (arquivo externo ou início do documento html)

sup {
}

Att.

Compartilhar este post

Link para o post

Salve Pubblic2004,

Não é o meu caso colocar um versículo em cada linha de um registro. Eu desejo que cada copítulo fique em um registo no bando de dados que pode conter um ou mais versículo. Está tudo funcionando como eu desejo colondo o <sup> antes dos versículo.

Não há estilo diferente para o mesmo elemento e mesmo que houvesse basta criar uma classe e indicar essa no texto do registro.

Public2004, não sei como é o sua página mas a minha estou colocando os textos bíblicos em cada registro correspondendo a liturgia daquele dia. Se ele tem três, quadro versícilo ou mais eu indico no registro do bando de dados esses verículos com a class <sup> dessa forma está funcionando como eu desejo.

Tão logo termine a página informo aqui o link.

Um abraço meu caro amigo e valeu pela tenção.

Fique com Deus

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.