Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Leandro Paiva

Centralizando Sistema em ASP

Recommended Posts

Prezados Amigos, preciso de algumas dicas/orientacoes de como fazer uma administracao centralizada, para nao cometer erros bobos.

Explicando, possuo hoje um sistema imobiliario (sisimobi.com.br) - sistema bem completinho, no entanto com administracao descentralizada, isso é, cada imobiliaria tem seu proprio sistema rodando em cada website, como a maioria deve saber isso me tras grandes problemas em relacao a atualizacao do sistema e versao do sistemas.

Decidi, aproveitando que possuo ainda pequeno numero de imobiliarias, (cerca de 30) centralizar a administracao do mesmo, em vez de para cada site criar seu banco de dados, irei criar um Banco de Dados "central" - um unico painel de controle administrativo que alimentará cada website individualmente mas com painel unico.

Nesse caso precisarei criar um entidade no sistema chamada COD_IMOBILIARIA que será o balizador de todo o sistema.

Minhas duvidas sao as seguintes:

1. Uso ASP, .NET, PHP e Mysql no SISTEMA, continuarei usando essas linguagens, irei precisar fazer alguma configuracao especial no MYSQL para suportar maior numero de acessos num unico BD, ou a configuracao padrao do phpMyAdmin jah ajeita e "calibra" esse numeros de acessos ? (nao possuo conhecimento especifico sobre otimizacao no MYsql)

2. Para identificar cada imobiliaria no sistema, estou pensando em usar uma logica de acesso pelo dominio da imobiliaria, por exemplo: www.meudominio.com.br/admin >> atraves de um arquivo de configuracao gravar um cookie o COD_IMOBILIARIA e redirecionar para o dominio da aplicacao EX.: www.painel.sisimobi.com.br - e autenticar por aqui,(utilizando autenticacao geral que jah uso atraves de login e senha e cookies) se alguem entrar direto abro campo COD_IMOBILIARIA num form, para o usuario preencher, cada imobiliaria seria identificada no sistema atraves de cookies (ex. cookie COD_IMOBILIARIA), pergunta: esse sistema de cookies, para identificar cada imobiliaria dentro do painel central é o unico viavel, alguma dica ou ferramenta melhor para gerenciar e separar cada usuario dentro do painel ? (meu arquivo de controle - filtraria mais ou menos assim: procure por fulano, com senha tal, da imobiliaria COD_IMOBILIARIA - achou - continua e filtra sempre pelo COD_IMOBILIARIA - nao achou nao autentica)

3. Qual a dica, que eu possa utilizar para meu usuario por exemplo "user_ROOT" ter acesso a todas as imobiliarias, de forma descentralizada, exemplo: que permissao daria para meu usuario acessar imoveis de determinada imobiliaria (EX.: COD_IMOBILIARIA = 45265) - de forma que caso precise prestar suporte para esse cliente, eu conseguir acessar seu painel ? Seria o caso de criar um sistema de gestao, maior com acesso a todos os imoveis, e com filtro para determinada imobiliaria (nesse caso eh foidra, pois meu tempo eh curto). Alguma outra dica ou solucao ?

4. O que voces acham de migrar para um solucao centralizada, alguem com experiencia para me informar dos beneficios, dos riscos (de seguranca), de visibilidade (para exploradores de erros), voces fariam isso, ou continuariam com aplicacao descentralizada (que funciona perfeitamente), ou migraria para uma solucao dessa, ainda mais se tem forte desejo de aumentar sua base de clientes?

Desculpe pelo extenso post, relamente preciso de algumas orientacoes de usarios mais experientes que eu !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

aqui vai te clarear algumas coisas

Considerações básicas

- O nível de centralização e consolidação que se pode atingir depende diretamente do nível de autonomia dos diferentes processos, equipes e unidades da companhia.

- O sucesso da consolidação depende da habilidade e da dedicação da equipe de gerenciamento para lidar com possíveis impactos negativos.

Recomendações

- Essa estratégia exigirá investimentos para permitir a redução de gastos no longo prazo. Caso as metas de cortes de despesas sejam extremamente arrojadas, garanta que a direção da companhia esteja publicamente de acordo com as mudanças pelas quais você se responsabilizará.

- Desafie a sabedoria convencional da sua empresa se ela insistir em manter data centers e sistemas de TI fisicamente próximos dos setores de produção.

- Avalie quais as mudanças necessárias e confirme que o gasto com a modificação será muito menor do que os benefícios futuros da centralização e consolidação.

- Transforme esse momento em uma oportunidade de estabelecer uma infraestrutura de software e tecnologia baseada em arquiteturas modernas, para ganhar eficiência e flexibilidade.

Análise

O caminho em direção à redução de despesas com TI normalmente implica algum tipo de centralização e consolidação de sistemas. Essas mudanças levam a compensações que devem ser determinadas levando-se em conta a permanência do negócio no curto prazo e o desempenho no longo prazo.

- Apoio da equipe de gerenciamento: os exemplos bem-sucedidos de centralização e consolidação mostram extrema dedicação da direção da companhia para atingir as metas estabelecidas.

- Autonomia de unidades de negócios X lucratividade corporativa: a liberdade de ação propiciada pela autonomia em decisões eleva o desempenho de uma unidade de negócio, mas também representa uma enorme despesa, já que cada unidade precisa de uma infraestrutura específica. A centralização e a consolidação aumentam o nível de competitividade da indústria, porque elevam os níveis de eficiencia.

- Renúncias: cada uma das unidades de negócio – assim como setores corporativos – é responsável por projetos que não apresentam mais potencial de sucesso futuro. Nesses casos, a diretoria deve se fazer a pregunta de Peter Drucker a Jack Welch quando ele foi apontado como novo CEO da GE: Se ainda não estivesse nesse negócio, você o escolheria agora? Se a resposta for não, é melhor desistir urgentemente da empreitada.

- Instabilidade do ambiente externo: a organização eficaz de uma unidade de negócio deve ser capaz de se adaptar à dinâmica do ambiente econômico externo. Embora um ambiente externo estável funcione melhor com uma estrutura organizacional hierárquica (por exemplo, no setor de eletricidade), um ambiente externo mais dinâmico necessitará uma estrutura organizacional mais flexível, como a de agências publicitárias ou o exército em períodos de guerra. Adaptar-se à estrutura específica exigida pelo ambiente externo é fundamental para os sistemas que estão sendo consolidados.

- Modernização da infraestrutura de tecnologia: conforme há esforços em direção à centralização e à consolidação, vale a pena escolher infra-estruturas de tecnología e software modernas para poder aproveitar ao máximo as mudanças e reduzir amplamente os gastos, ao mesmo tempo em que se preserva a flexibilidade implementada por avanços como arquiteturas orientadas a serviços.

O que você precisa saber:

- Benefícios da centralização e consolidação: verifique se o custo da mudança não ultrapassa os benefícios que ela proporcionará. Apesar de parecer óbvio, é importante estabelecer um critério para assegurar um saldo positivo.

- Resistência à mudança: nem todos verão a proposta de redução de custos de forma positiva. Na maioria das vezes mudar é difícil – especialmente quando afeta processos há anos inalterados.

- Investir agora para conseguir economizar no longo prazo: em muitas situações, a consolidação exige generosos investimentos, como a aquisição de licenças e soluções. Essas decisões devem ser tomadas cautelosamente, porque as aplicações do negócio e a arquitetura de suporte são difíceis de mudar.

- Esforços de consolidação incluem foco em equilibrá-la com os efeitos negativos de depender de um fornecedor no longo prazo: muitas companhias percebem os efeitos negativos da dependência de um único fornecedor no mercado de software. Esses fabricantes estão pressionando suas bases instaladas para gerar receita, aumentando custos de manutenção sem efetivamente agregar valor aos sistema de TI.

Conclusão

Para centralizar e consolidar rápida e eficazmente, esteja certo de que conta com o apoio administrativo, se conscientize do risco de ficar dependente de um fornecedor e avalie as consequências no longo prazo; se comprometa a reduzir gastos no longo prazo e elabore uma estratégia clara para realizar a mudança.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, meus pitacos:

Prezados Amigos, preciso de algumas dicas/orientacoes de como fazer uma administracao centralizada, para nao cometer erros bobos.

Explicando, possuo hoje um sistema imobiliario (sisimobi.com.br) - sistema bem completinho, no entanto com administracao descentralizada, isso é, cada imobiliaria tem seu proprio sistema rodando em cada website, como a maioria deve saber isso me tras grandes problemas em relacao a atualizacao do sistema e versao do sistemas.

Decidi, aproveitando que possuo ainda pequeno numero de imobiliarias, (cerca de 30) centralizar a administracao do mesmo, em vez de para cada site criar seu banco de dados, irei criar um Banco de Dados "central" - um unico painel de controle administrativo que alimentará cada website individualmente mas com painel unico.

Nesse caso precisarei criar um entidade no sistema chamada COD_IMOBILIARIA que será o balizador de todo o sistema.

Minhas duvidas sao as seguintes:

1. Uso ASP, .NET, PHP e Mysql no SISTEMA, continuarei usando essas linguagens, irei precisar fazer alguma configuracao especial no MYSQL para suportar maior numero de acessos num unico BD, ou a configuracao padrao do phpMyAdmin jah ajeita e "calibra" esse numeros de acessos ? (nao possuo conhecimento especifico sobre otimizacao no MYsql)

Depende do serviço de hospedagem.

Cada serviço determina um certo numero de conexões simultaneas no banco de dados.

Caso use um servidor dedicado, você poderá alterar esse numero, se não me engano, o padrão é 100 conexões simultaneas.

2. Para identificar cada imobiliaria no sistema, estou pensando em usar uma logica de acesso pelo dominio da imobiliaria, por exemplo: www.meudominio.com.br/admin >> atraves de um arquivo de configuracao gravar um cookie o COD_IMOBILIARIA e redirecionar para o dominio da aplicacao EX.: www.painel.sisimobi.com.br - e autenticar por aqui,(utilizando autenticacao geral que jah uso atraves de login e senha e cookies) se alguem entrar direto abro campo COD_IMOBILIARIA num form, para o usuario preencher, cada imobiliaria seria identificada no sistema atraves de cookies (ex. cookie COD_IMOBILIARIA), pergunta: esse sistema de cookies, para identificar cada imobiliaria dentro do painel central é o unico viavel, alguma dica ou ferramenta melhor para gerenciar e separar cada usuario dentro do painel ? (meu arquivo de controle - filtraria mais ou menos assim: procure por fulano, com senha tal, da imobiliaria COD_IMOBILIARIA - achou - continua e filtra sempre pelo COD_IMOBILIARIA - nao achou nao autentica)

A imobiliaria pode acessar o painel pelo proprio dominio, e por um iframe, puxar os dados do painel.sismobi

A ideia do filtro seria mais ou menos nessa linha mesmo.

3. Qual a dica, que eu possa utilizar para meu usuario por exemplo "user_ROOT" ter acesso a todas as imobiliarias, de forma descentralizada, exemplo: que permissao daria para meu usuario acessar imoveis de determinada imobiliaria (EX.: COD_IMOBILIARIA = 45265) - de forma que caso precise prestar suporte para esse cliente, eu conseguir acessar seu painel ? Seria o caso de criar um sistema de gestao, maior com acesso a todos os imoveis, e com filtro para determinada imobiliaria (nesse caso eh foidra, pois meu tempo eh curto). Alguma outra dica ou solucao ?

Se o sistema está centralizado, no painel de controle do root, bastaria colocar um link para cada imobiliaria e ao clicar nesse link, seriam exibidas as informações de cada imobiliaria, usando algum parametro get ou session como filtro.

4. O que voces acham de migrar para um solucao centralizada, alguem com experiencia para me informar dos beneficios, dos riscos (de seguranca), de visibilidade (para exploradores de erros), voces fariam isso, ou continuariam com aplicacao descentralizada (que funciona perfeitamente), ou migraria para uma solucao dessa, ainda mais se tem forte desejo de aumentar sua base de clientes?

Desculpe pelo extenso post, relamente preciso de algumas orientacoes de usarios mais experientes que eu !

Bom, depende de algumas variaveis:

Essas 30 imobiliarias são todas filias de uma mesma empresa ou são clientes diferentes ?

Ao centralizar tudo, provavelmente usará um unico servidor e com isso reduzir seus custos, mas e se esse servidor cair ?

Terá 30 clientes furiosos ao inves de um ou outro.

Estude com cuidado os serviços de hospedagem bem como as reclamações que eles podem ter, pois é frequente ao migrar para um serviço mais barato ter inumeros problemas que acabam por forçar a voltar para o sistema antigo ao custo de alguns clientes a menos na carteira.

Riscos de segurança sempre existirão, é bom estar sempre acompanhando as noticias sobre o assunto e as relacionas as linguagens e ferramentas que usa, pois só assim podemos diminuir os problemas.

Pessoalmente, continuaria com a gestão descentralizada para diminuir riscos de servidor cair, falha na linguagem de programação e permitir que um cliente veja os dados de outro, etc...

Claro que esses riscos podem ser diminuidos e muito com uma programação consistente e com vários testes efetuados, cobrindo assim o maior numero de possibilidades de falhas possiveis tanto do lado do servidor como do lado do cliente).

Centralizar ou não vai depender muito de como é feita a gestão diaria, seja com solicitações de inclusão de novas mercadorias, inclusão de novas funcionalidades, mudanças no layout, etc...

Talvez seja interessante centralizar tudo num servidor dedicado (se os custos permitirem ou forem vantajosos), ou criar uma ferramenta que permita fazer a gestão de forma centralizada de alguns recursos, ou se ao centralizar você terá mais controle na gestão dos clientes, pagamentos, suspensão de acesos, etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Engracado, que o Imaters, nao envia e-mails indicando novas respostas ao topico mesmo estando marcado o acompanhamento. So li hoje suas respostas.

Muito obrigado pelas dicas, em relacao as imobiliarias, sao todos clientes diferentes, e todos rodam no mesmo servidor. Eu possuo uma revenda, se cair um, jah cai todos mesmo. (Jah fechei com uma nova revenda aqui no Brasil, (kinghost) (meu server atual eh fora). Vou contratar um IP dedicado para o painel trabalhar com SSL. Agora decidi investir nesse sistema. Vamos ver o que vai dar.

Eu decidi migrar minha aplicacao mesmo, ja ate modelei o banco de dados, relacionamentos e indices, etc. Vou comecar a re-programar o sistema amanha. Acredito que em um mes deve esta tudo pronto.

Decidi tambem que devo comecar por montar um sistema administrativo com um nivel acima do painel das imobiliarias, de forma que eu consiga inserir e gerir as imobiliaria por esse painel meu. (dessa forma, consigo gerir alem dos dados das imobiliarias, os cadastros dos meus clientes (que sao os donos das imobiliarias) consigo ter um controle sobre numero total de imoveis por cliente, acessos, criei um table para logs de seguranca e sessions. (especificamente para sql injection e sessions mesmo.).

Um abracao ai e muito obrigado pelas dicas.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.