Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

luissouza

modelagem

Recommended Posts

Tudo bem pessoal. Estou aprendendo modelagem de dados. Estou com certa dificuldade. Uma escola recebe diversas verbas diferentes em contas diferentes e algumas verbas (da mesma conta) tem utilização própria. Ex. 1000,00 depositados: 200,00 para comprar material permanente (que serão patrimoniados) e 800,00 para material de consumo. Estou querendo fazer um banco que armazene esses dados e quando for emitido um cheque o saldo seja retirado desse valor. O mesmo quando forem feitos pagamentos de tarifas e novos depósitos. Criei 4 tabelas: uma para armazenar as contas (conta, banco, agência e tipo de verba), outra para saldos (data do saldo, valor do saldo), outra para armazenar as notas fiscais (num_do_cheque) e outra com a descrição dos itens comprados. Quando for finalizar a prestação de contas (uma vez por mês) os dados tem que ser armazenados e o saldo vai ser utilizado no próximo mês. Fiz outra tabela apenas para armazenar os dados da prestação. O que vocês acham? Estou no caminho certo?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quebrei a cabeça e mudei minhas tabelas. Continuo com a tabela contas (conta, banco, agência e tipo de verba) onde vou colocar todas as contas e diferenciar quando for para uma aplicação ou para outra. Exclui a tabela saldo, pois o saldo eu posso obter através das outras tabelas. Criei a tabela Histórico/Tipos (cheque, tarifa, transferência para aplicação, etc.) para registrar as movimentações. Criei as tabelas: fornecedores, nota fiscal, itens da nota e aplicação (onde os itens vão ser aplicados como: manutenção, consumo, bem permanente, etc.) e criei a tabela Paga/Movimenta (data, valor, documentos (que pode ser número do cheque, etc.)). Acho que estou no caminho certo. O engraçado é que depois de pensar tanto o resultado foi o mais simples possível. Terminei o rascunho. Agora vou usar o PowerDesing e depois coloco a modelagem aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto mais pensamos, mais simples é o resultado, se complicou demais, é porque estamos olhando pelo lado errado.

Se for usar mysql, pode ser que goste de usar o Mysql Workbench.

É uma ferramenta muito poderosa e util

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto mais pensamos, mais simples é o resultado, se complicou demais, é porque estamos olhando pelo lado errado.

Se for usar mysql, pode ser que goste de usar o Mysql Workbench.

É uma ferramenta muito poderosa e util

O Mysql Workbench é melhor que o PowerDesign? Quando estava procurando por ferramentas, acabei baixando ele. Vou tentar fazer nele

Tá ai! Acho que estou no caminho certo. Executor é a escola que recebe os recursos através de um TC (termo de cooperação) em contas correntes. A escola compra de fornecedores através de notas fiscais ou recibos que são pagos com cheques, cujos os números vão ficar no paga_movimenta. Cada nota tem um ou vários itens que tem uma aplicação específica (material de limpeza, manutenção, etc.) Iniciei o modelo. Faltam os atributos.prestacontas.png

Compartilhar este post

Link para o post

Está bom assim.

Já lhe dá um panorama geral do que cada um faz e como se relacionam.

Algumas coisas surgirão conforme estiver desenvolvendo / testando e ficará mais facil implementar ou modificar aquilo que foi inicialmente proposto / imaginado

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.