NetBoy16 72 Denunciar post Postado Março 9, 2012 Fala pessoal beleza, to querendo brinca um pouquinho com linux, conhecer e ver como que é, só vi em fotos, nunca usei, to afim de fazer um dual boot no meu notebook, atualmente to usando win7 ultimate 64 bits, se lhes interessam a config é essa: - processador intel core i7 3.1 ghz - memo 8gb dd3 - placa de video geforce 560m 2gb - hd 750 gb Queria saber qual distro vcs me recomendam segundo essas configs, e se possivel parecido com win7 ou melhor. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Jean_costa_campos 1 Denunciar post Postado Março 9, 2012 Ola tudo bem! Bom minha dica é começar pelo ubuntu ou fedora porque são distros com interdace gráfica bem agradável e simples. Porém somente usando uma distro para ver qual você se identifica mais, minha escolha é ubuntu. Boa sorte e um grande abraço. Jean :thumbsup: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vinicius Ianni 189 Denunciar post Postado Março 9, 2012 Uso ubuntu como S.O. padrão e não tenho do que me queixar dele. Está dual com win 7 64 que tenho usado cada vez menos. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
NetBoy16 72 Denunciar post Postado Março 9, 2012 Mas como é a compatibilidade com aplicativos e games ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Março 9, 2012 Windows <> Linux Se você quer usar Linux para rodar Word, Photoshop e Battlefield, melhor ficar com Windows. Vai ter menos dores de cabeça. Não existe essa "compatibilidade", as possibilidades são: "emular" um ambiente para rodar aplicações Windows no Linux (da um pouco de trabalho, a usabilidade nem sempre é idêntica), o fabricante possuir versão do produto para Windows e Linux ou usar uma soluções alternativa e nativas. http://www.osalt.com http://www.alternativeto.net Melhor opção é rodar numa máquina virtual, baixe o VMWare Player ou o VirtualBox e faça seus testes virtualizando um sistema operacional Linux. Quando se sentir seguro, faça uma instalação em dual boot. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
NetBoy16 72 Denunciar post Postado Março 9, 2012 Eu to em duvida entre Mint, Ubuntu e Fedora, nesse site o mint tá em primeiro lugar, oque faz dele TAO especial ? :ermm: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Março 9, 2012 O que é uma distribuição Linux? Mint, Ubuntu e Fedora são distribuições do Linux. Cada um dos projetos julga o que é necessário e melhor para seus usuários (conforto, funcionalidade e usabilidade dos softwares) selecionando desta forma os pacotes que serão integrados a distribuição. Existem tipos especifícos de distribuição Linux, exemplos: foco em segurança, multimídia, educacional. Em cada uma dessas distribuições virá um pacote básico de softwares. As distribuições citadas são de uso em geral (contemplam pacotes de ferramentas para multimidia, navegação web, ferramenta de escritório, gravação de cd e dvd, entre outras). Mas eu não posso instalar outros softwares? Sim, você pode instalar qualquer software Linux em qualquer uma das distribuições. Seja por um gerenciador de pacotes automatizado ou de forma manual. Mas, tecnicamente, existe alguma diferença entre as distribuições? As diferenças técnicas existem, mas são poucas. Pode haver uma diferença no reconhecimento de hardware de uma distribuição para outra ou pode haver uma distribuição que roda mais leve que outra, por características visuais da interface gráfica, por exemplo. O que é essa história de GNOME e KDE? São gerenciadores de janelas. Cada um possui sua próprio kit de desenvolvimento e algumas características visuais, o que causa algumas poucas diferenças na usabilidade de alguns softwares. Melhores ou piores? Não consigo avaliar desta forma, varia de usuário para usuário, alguns preferem KDE, outros GNOME. KDE e GNOME são os mais populares, mas não são os únicos. Ferramentas do KDE rodam no GNOME e vice-versa? Sim. Desde que você instale as dependências. (essas dependências são instaladas quando você usa o gerenciador de pacotes) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
NetBoy16 72 Denunciar post Postado Março 9, 2012 legal, vlw pelas dicas, mas quanto a esses 3 que eu citei, qual você acha melhor ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Março 9, 2012 legal, vlw pelas dicas, mas quanto a esses 3 que eu citei, qual você acha melhor ? As 3 são excelentes. Eu prefiro Ubuntu. Qual a diferença do Ubuntu para Kubuntu? O Ubuntu instala o GNOME e o Kubuntu instala o KDE, alguns pacotes básicos de software são diferentes, mas com as mesmas funcionalidades. Como eu já disse anteriormente, é apenas uma questão de gosto. Mas pq muitas pessoas preferem o Ubuntu? _ A distribuição básica cabe em 1 CD; _ Live CD, permite rodar o sistema direto do CD, sem a necessidade de instalação (esta característica é muito interessante para dar manutenção em computadores); _ Maior facilidade em encontrar ajuda na Internet, caso seja necessário; _ O ciclo de versionamento é bem regular(6 em 6 meses), assim como suas atualizações; _ Esta distribuição meio que revolucionou o suporte a idiomas, antes dela existiam as traduções, mas eram bem mais problemáticas. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
NetBoy16 72 Denunciar post Postado Março 9, 2012 beleza, vou porocurar um tuto de como fazer dual boot pra instalar o ubuntu no meu nb, vlw :thumbsup: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Março 9, 2012 beleza, vou porocurar um tuto de como fazer dual boot pra instalar o ubuntu no meu nb, vlw :thumbsup: Não prefere, neste primeiro momento, uma virtualização como eu sugeri? http://downloads.vmware.com/d/info/desktop_end_user_computing/vmware_player/4_0 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
NetBoy16 72 Denunciar post Postado Março 9, 2012 To ligado, mas ubuntu da pra rodar direto do cd neh? eu tenho um hd portatil, consigo fazer isso tb ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Março 9, 2012 Essa lance de rodar direto do CD é bem degustação, tipo, vai ficar bem limitado, sem poder instalar novas aplicações, por exemplo. Você pode instalar sem problemas no HD portatil e também em Pendrive. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
NetBoy16 72 Denunciar post Postado Março 9, 2012 beleza, vlw Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
JCMais 75 Denunciar post Postado Março 10, 2012 Eu tenho o Ubuntu e o Fedora em um HD e o Windows 7 e o 8 em outro. Das duas distribuições a que achei melhor para desenvolvimento foi a Fedora. Mas dificilmente eu utilizo, o Windows não é mais tão arcaico quanto era antigamente para desenvolvimento, a única coisa que não me agradava no Windows era a shell de comando (cmd é um lixo), mas eu já resolvi isto, e sem contar que eu não posso ficar sem Directx =) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
NetBoy16 72 Denunciar post Postado Março 10, 2012 tenho outra duvida, quero instalar o ubuntu 11 pra funcionar em dual boot com o win7, criando uma segunda particao, mas n tenho dvd pra gravar a iso, mas tenho hd externo, tem como usar ele pra dar boot ? procurei no google mas soh achei como instalar o ubuntu no hd externo, mas nao quero isso, quero usar o hd externo pra dar boot, tem como ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
NetBoy16 72 Denunciar post Postado Março 10, 2012 independente do SO q tiveres no HD externo você pode dar boot sim, bastando configurar a placa mãe, outra consideração a eu gostaria de fazer, eh o seguinte, o ubuntu tem uma terceira opção de instalação, basta você air a iso com o Winrar, extrair o conteúdo,ou emular a iso com um daemon tools da vida, e dentro dele terá um exe, esse exe você pode abrir e mandar instalar no HD, se nao ame engano EUA. segunda opção de instalação dele, q permite instalar o, ubuntu como um programa do Windows, assim ele criara uma partição virtual dentro da partição do Windows, e a reiniciar você terá um dual boot, se você nao gostar do ubuntu, basta remover ele como se remove um programa noj Windows... Só, eu uso daemon tools aqui, cheguei a ver isso, mas dai instalei o universal ubsb installer, ou algo assim, dai configurei o pendrive pra dar boot, dai agora vo instalar ele, vlw Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites