Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rogerio Almeida Pereira

Vale a pena estudar FLASH?

Recommended Posts

:thumbsup: Quero saber a opinião de quem já está no ramo! Quero saber se vale a pena eu começar a estudar flash agora???? Fiquei sabendo que com o HTML 5 não será necessário do flash! :mellow:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, com certeza vale a pena!

Veja bem, Flash/AS não é só "web".

Você pode desenvolver aplicativos para Desktop, SmartPhone, Tablets(inclusive iPad) e TV.

Sem falar em Games avançados com o FP 11 e posterior.

Na minha opnião o Flash só vai dar uma caída se algum dia existir uma IDE para HTML5, tão boa, quanto o Flash é para Action Script.

Porque, meu amigo, desenvolver sem uma boa IDE é um verdadeiro sofrimento. ;)

Bons estudos,

Compartilhar este post

Link para o post

Você pode desenvolver aplicativos para Desktop, SmartPhone, Tablets(inclusive iPad) e TV.

Adobe AIR é uma outra tecnologia, também utiliza Actionscript, mas não é Flash.

Na minha opnião o Flash só vai dar uma caída se algum dia existir uma IDE para HTML5, tão boa, quanto o Flash é para Action Script.

Péssimo argumento Roger, se toda a vantagem da ferramenta Flash estiver no IDE, então é uma ferramenta morta, pense nisso.

Quero saber a opinião de quem já está no ramo! Quero saber se vale a pena eu começar a estudar flash agora???? Fiquei sabendo que com o HTML 5 não será necessário do flash!

Para começar a estudar a ferramenta Flash agora, você deve ter um motivo específico. Porém, estudar Actionscript, Flex e AIR talvez possa valer a pena.

Como o Roger disse, é possível desenvolver aplicações desktop e mobile utilizando Adobe AIR. Você consegue manter a camada de negócios da aplicação e, ainda, ter uma aplicação rodando em qualquer sistema operacional que tenha o runtime do AIR, isso inclui Windows, Mac, Linux (o suporte ao Linux foi cancelado, não existirão novas versões do Runtime, apenas manutenção do existente), Android, iOS, Blackberry. Outro ponto interessante é que você não precisa, necessariamente, conhecer o framework Flex ou Actionscript para desenvolver aplicações com o AIR, você pode desenvolvê-la utilizando HTML e Javascript.

Então, se seu objetivo é desenvolver interações em sites, talvez Flash já não seja mais a melhor opção. Por outro lado, se seu objetivo é desenvolver aplicações, então estude o Flex framework e Adobe AIR.

1. Flash é uma ferramenta simples e de fácil aprendizado.

2. Você consegue desenvolver coisas bonitas e interativas sem ter que se preocupar tanto com códigos complexos.

3. Roda em vários ambientes.

4. Flex é um framework que pode ser utilizado para construção de aplicações, seja web, desktop ou mobile.

5. Com uma estrutura simples de marcação, você consegue utilizar componentes de alto nível do Flex, precisando apenas anexar os comportamentos para se escrever uma aplicação.

5. AIR permite que você, utilizando o Flex ou não, desenvolva aplicações desktop ou mobile.

6. Você consegue reutilizar sua camada de negócios, mudando apenas a interface de usuário para dispositivos diferentes.

7. AIR roda sobre um runtime que está disponível em diversos ambientes, incluindo Windows, Linux (foi descontinuado), Android, iOS e BlackBerry.

Não basta ensinar ao homem uma especialidade. Porque se tornará assim uma máquina utilizável, e não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto. A não ser assim, ele se assemelhará, com seus conhecimentos profissionais, mais a um cão ensinado do que a uma criatura harmoniosamente desenvolvida. Deve aprender a compreender as motivações dos homens, suas quimeras e suas angústias para determinar com exatidão seu lugar exato em relação a seus próximos e à comunidade. Estas reflexões essenciais, comunicadas a jovem geração gracas aos contatos vivos com os professores, de forma alguma se encontram escritas nos manuais. É assim que se expressa e se forma de início toda a cultura. Quando aconselho com ardor "as Humanidades", quero recomendar esta cultura viva, e não um saber fossilizado, sobretudo em história e filosofia. Os excessos do sistema de competição e de especialização prematura, sob o falacioso pretexto de eficácia, assassinam o espírito, impossibilitando qualquer vida cultural e chegam a suprimir os progressos nas ciências do futuro. É preciso, enfim, tendo em vista a realização de uma educação perfeita, desenvolver o espírito crítico, na inteligência do jovem. Ora, a sobrecarga de espírito pelo sistema de notas entrava e necessariamente transforma a pesquisa em superficialidade e falta de cultura. O ensino deveria ser assim: quem o receba o recolha como um Dom inestimável, mas nunca como obrigação penosa"

Antes que os "apaixonados" por uma tecnologia ou outra comecem a duelar aqui, dizendo sobre sua tecnologia ser melhor do que a outra, lembrem-se que somos os profissionais, não a ferramenta. Como profissionais, devemos ser críticos quanto a ferramenta e saber identificar a mais adequada para determinado problema. Porém, mais importante, não devemos ser dependentes da ferramenta, devemos ser capazes de variar e resolver um mesmo problema de formas diferentes. Somente assim a escolha da ferramenta será feita de forma inteligente. Então, antes de postar aqui para brigar pela ferramenta, motivado por quaisquer sentimentos, pense bem, para não agir como um cão treinado.

Quando duas tecnologias, A e B, resolvem em igualdade determinado problema de acordo com seus requisitos, então a escolha da tecnologia deve ser feita baseado no prazer ao utilizá-la. Amem sua profissão nunca sua ferramenta, pois se algum dia a ferramenta deixar de servir, vocês se tornarão profissionais frustrados ou deixarão de servir também.

;)

Compartilhar este post

Link para o post

Ótima resposta João!

Particularmente gostei muito dessa frase:

Amem sua profissão nunca sua ferramenta, pois se algum dia a ferramenta deixar de servir, vocês se tornarão profissionais frustrados ou deixarão de servir também.

E vale para todas as profissões.

P.S.: Desculpem o off tópico :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

João Batista ótima resposta :clap: , vou conversar com professores pra ter certeza do que fazer! :thumbsup: Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

@Rogerio

Eu diria que vale a pena, mas só se você for se especializar mesmo em ActionScript, pois ainda hoje, a mão de obra para quem programa bem em AS é cara, devido a falta de bons programadores, e esse cenário tende a permanecer por alguns anos, até que o HTML5 realmente possa "substituir" o flash, ou pelo menos ser uma alternativa tão boa quanto, e até lá, muitos projetos precisaram ser feitos, se você pretende desenvolver trabalhos que precisem de muita interatividade, como por exemplo esse museum of me (

) ou esse que mistura musica e o movimento do mouse ou não apenas sites, mas ferramentas online como esse gerador de apresentação, para esses casos o flash é a melhor opção, e é ai onde você pode se dar bem se der conta de fazer algo nesse nível

para games online, o flash é a melhor porta de entrada, principalmente pelo tanto de material disponível pela net, como tutoriais, exemplos, frameworks, além da facilidade de desenvolver esse tipo de coisa com a IDE do Flash

agora se você pensa em desenvolver sites com menos interações do que esses que mostrei, sites no estilo de blog ou um institucional ou um site de noticias, com no máximo de interação é uma galeria de imagens ou algo parecido, então não vejo vantagens de usar o flash para isso, tente aprender JQuery, CSS3 que eles lhe serviram bem

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post

Adobe AIR é uma outra tecnologia, também utiliza Actionscript, mas não é Flash.

Concordo com você! Mas não podemos esquecer que com o próprio Flash, podemos sim, criar esses aplicativos. Logo, quem domina bem o Flash/AS, já domina aí 99% do AIR.

Péssimo argumento Roger, se toda a vantagem da ferramenta Flash estiver no IDE, então é uma ferramenta morta, pense nisso.

Bom, eu não disse que toda a vantagem estaria na IDE em si. Mas que ela foi, e é, um GRANDE diferencial, isso é INDISCUTÍVEL.

O Flash/AS tem suas vantagens... o HTML5 também.

Se com o Flash nós podemos desenvolver para desktop, Com HTML5 também.

Se nós podemos desenvolver para dispositivos móveis com Flash, podemos também com HTML5.

E qual seria o diferencial, entre optar por desenvolver uma aplicação no Flash ou HTML5 para esses ambientes?

Não sei o seu caso, mas no meu caso, seria a IDE pois com ela a escala de produção aumenta muito. Sem falar no conforto! Eu, por exemplo, nem me arriscaria escolher o HTML5, em vez do Flash, para desenvolver um game ou um aplicativo relativamente complexo para esses ambientes que falei. E isso por quê? A resposta só irá saber quem desenvolve em Flash e já trabalhou/trabalha com HTML.

Com o Flash nós podemos muito(muito mesmo), mas na web está cheio de exemplos do que é o HTML5(HTML5+CSS3+JS). Então não podemos menosprezá-lo.

O que falta para o HTML5, com excessão da questão da compatibilidade, é uma boa IDE(não estou falando de notpad++, dreaweaver dentre outros).

Não sei se você sabe, mas a Adobe já deixou claro que quer guiar o Flash para outro rumo...

Eu acho isso uma boa, como já falei em outro tópico, pois o Flash não irá "morrer" como alguns pensam...

Deixo a referência:

"Se um recurso Flash é bem sucedido, ele será integrado ao navegador, e se os desenvolvedores e usuários vão acessá-lo cada vez mais pelo navegador, e não pelo Flash".

"Muitas das coisas que você já fez usando o Flash, fará com o HTML5 e o CSS3 diretamente no navegador"

Mike Chambers, chefe dos desenvolvedores da Adobe.

@Eder

Também concordo contigo! E é exatamente isso que você disse: ESPECIALIZAÇÂO pois o Flash/AS ainda tem muuuuuitos anos de vida pela frente(pelo menos em termos de games e aplicativos. Websites eu ainda aposto até 2017, sem medo).

Abs,

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.