Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Dimas Queiroz Junior

SEO para Multi Sites e site com URL otimizadas

Recommended Posts

Olá amigos, meu foco principal nos problemas a seguir é ficar bem posicionado no Google sem ser punido por duplicidade de conteúdos e ganhar tempo de trabalho atualizando os projetos e um site principal.

PROBLEMA 1

Tenho dois sites meus feitos em Joomla 1.5.25, com URL Amigavel, Sitemap.xml, Robots.txt, Indexados no Google Webmaster entre outras ações.

Tenho um site principal (http://www.siteprincipal.com.br) com um BD principal e um site secundário que a URL é uma frase muito buscada no Google (http://www.frasemuitobuscada.com.br) que compartilha deste BD principal para executar os mesmos conteúdos.

No site secundário gostaria de executar os mesmos conteúdos do site principal só que o template dele seria diferente e a Home dele seria um artigo do site principal (http://www.siteprincipal.com.br/frasemuitobuscada). (PARA TER ESTAS FUNÇÕES NO SITE NÃO POSSO USAR DOMÍNIO ESTACIONADO, OU SUPLEMENTAR, OU REDIRECT 301)

Minhas perguntas:

1) Ter dois sites carregando os mesmos conteúdos com as mesmas URLs prejudica no SEO para indexação no Google? “acredito que SIM”

2) Eu posso ser punido pelo Google e ele não indexar nenhum dos meus dois sites? “acredito que SIM”

3) A melhor opção seria eu ter o site principal com um artigo “bem estruturado em SEO” (http://www.siteprincipal.com.br/frasemuitobuscada), ou seria melhor eu ter o site (http://www.frasemuitobuscada.com.br) com um BD independente e com uma única página com um artigo “bem estruturado em SEO”, com o restante dos links da página redirecionando para (http://www.siteprincipal.com.br)?

4) O fato de eu fazer este redirecionamento de links do site (http://www.frasemuitobuscada.com.br) para o (http://www.siteprincipal.com.br) conta pontos para um bom posicionamento dos sites?

5) Eu teria melhores resultados de posicionamento na busca do Google com o site secundário que a URL é a frase muito buscada (http://www.frasemuitobuscada.com.br), ou eu seria melhor rankeado no site principal que tem bastante conteúdos que julgo relevantes e um artigo com a URLs (/frasemuitobusca)

6) Para eu ser achado com os termos “frase muito buscada” qual seria a opção correta a fazer.

7) Até que ponto realmente vale apena eu te a URL que seja a mesma “Frase Muito Buscada”?

8) O que eu precisaria trabalhar neste site com esta URL para ficar bem posicionado por conta deste nome?

PROBLEMA 2

Este problema é bem parecido com o problema 1 pois o conceito de compartilhamento e centralização de dados é o mesmo.

Tenho outros quatro portais "Portal de Bairro" , "Guia de Bairro" , “Portal de Imóveis” e “Portal de Carros”, estes são portais de serviço e classificados.

Meu site principal neste caso é o “www.guiadebairro.com.br” .

Todos os Classificados de Imóveis e Carros também estarão no Guia de Bairro que tem uma categoria Classificados  Imóveis e Classificados  Carros.

Por estarmos compartilhando o BD principal do Guia de Bairro o Portal de Imóveis e Carros teriam todos os conteúdos do principal, entretanto não é interessante para mim que as pessoas tenham este acesso de conteúdos nestes dois sites, e muito menos o Google por conta dos conteúdos duplicados.

Pergunta

1) O ideal para o Google não ler estes mesmos conteúdos seria bloqueando as paginas pelo Robots.txt ou não publicando pelo Sitemap.XML?

Quando alguém buscar no Google algum coisa o usando o termo "Portal" gostaria que me achem pelo (Portal de Bairro) e quando buscarem usando o termo "Guia" me achem pelo (Guia de Bairro).

Pergunta

1) O fato de eu ter exatamente os mesmo conteúdos nos dois sites mudando apenas a Home, algumas páginas e o template esse tipo de busca pelo termo pode não acontecer e eu não ser indexado com nenhum dos dois sites?

Terei também nestes sites uma Loja Virtual, o ideal é eu ter a Loja centralizada no “Guia” ou seria melhor eu ter uma base de dados individuas para cada site e o conteúdo que eu quisesse carregar em um dos sites utilizaria Iframe só para visualizar o conteúdo do outro site.

Ex.: Portal de Imóveis sendo um site independente que tem seus classificados e o Guia de Bairro e Portal de Bairro na página de Classificados  Imóveis carrega um Iframe da página de classificados do Portal de Imóveis.

Pergunta

1) É melhor eu ter o pensamento e focar em trabalhar bem o conteúdo de cada site que vai me dar melhor SEO para cada site segmentado e redirecionar os links dos segmentos de cada site.

Ex.: O Guia de Bairro e Portal de Bairro no link Classificados  Imóveis linka para (http://www.portaldeimoveis.com.br/classificados/imoveis)

É isso, não sei se ficou muito confuso, espero ter me expressado corretamente.

Obrigado pela ajuda.

Dimas Jr.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, vou tentar responder mais ou menos o que sei

PROBLEMA 1

1-) Sim.

Fazendo uma analogia, você tem um copo cheio de suco e divide ele em outros dois copos e completa esses copos com água. O que acontece com o suco, perde o gosto e fica mais fraco, correto ?

O mesmo ocorre com a sua situação, você está literalmente se sabotando.

E ainda tem um detalhe, uma vez o google identificando que existem 2 sites com o mesmo conteúdo, ele vai determinar que um dos dois é o autor original do conteúdo e vai exibi-lo primeiro nos resultados do que o outro.

O site que o google considerar como o copiador de conteúdo pode cair uma ou muitas posições, e a queda pode ser grande o suficiente que não justifique mante-lo no ar (nesta situação que você nos expôs).

2-) Não.

Como afirmei acima, ele irá determinar que um dos sites é o autor original do conteúdo e o outro o copiador de conteúdo. O problema é que o site que ele determinar como sendo o original, pode não ser o que você deseja.

3-) Note que nessa situação, você está novamente numa situação que não vejo vantagem.

O site principal bem estruturado e tals, vai naturalmente rankear melhor que o site secundário.

Fora que você está fazendo do site secundário um "content-farm" que é exatamente o que o algorítimo panda visa combater, então você estará tendo 2 trabalhos sendo que um é para um site praticamente morto aos olho do google e não irá lhe dar o retorno esperado ou suficiente para justificar não só a manutenção desse site, como também seus custos.

4-) Depende, mas provavelmente não fará diferença.

Vai redirecionar com o que ? 301 ? Canonical ?

Cada opção tem suas particularidades: 301 é um redirecionamento permanente de link e conteúdo, assim, o link redirecionado deixa de existir para o google.

O canonical informa que é um redirecionamento temporário e que pode voltar a responder naquele link original, fica "vivo" aos olhos do google, mas se esse "temporário" for permanente, o link destino irá adquirindo mais relevância seja pelo numero de cliques nele, seja pelos links que os usuários do site forem fazendo, que o link original também ira (mais lentamente, claro) cair para outros posições nos resultados do google.

5-) A frase é muito buscada exatamente por que ? É essa a pergunta que você tem que fazer.

Saber que um termo tem uma procura muito grande porque fez uma pesquisa no adwords, e por isso registrou um domínio com esse termo pode ajudar num primeiro momento, mas depois é de pouca valia se o site não tiver conteudo, ou tiver uma taxa de rejeição muito alta, ou for um site que pode ser identificado como "content-farm" entre outras coisas.

Existem sites que estão melhor rankeados em certos termos, muitas vezes a frente do fabricante do produto ou de um site registrado com o termo.

Isso se deve pelo trabalho feito nele, conteúdo bem feito e bem indexado, bons sites com links apontando para ele, atualizações frequentes, etc...

6-) Para ser bem rankeado, não importa qual termo seja, recomendo que leia TODO o conteúdo disponível neste site e leia também todos os links e sites que são indicados nesse site.

7-) É a mesma resposta que dei na pergunta 5.

8-) Não necessáriamente.

Você precisa trabalhar bem 1 domínio, não precisa criar vários domínios e ter eles brigando entre si por posicionamento.

Mais vale ter um domínio muito bem trabalhado do que vários mal trabalhados.

PROBLEMA 2

1-) Robots aparentemente é mais eficiente.

Sitemaps você apenas não mostra a url do site, mas se outros sites apontarem para essa url, ela será indexada.

2-) Você será indexado em ambos, mas sua relevância será menor.

Honestamente falando, porque ter todo esse trabalho se pode se utilizar de técnicas de url amigáveis e ter um resultado talvez até melhor e mais eficiente ?

Tanto num problema quanto no outro, porque não faz:

dominioprincipal.com.br e frasemaisbuscada.dominioprincipal.com.br ?

meubairro.com.br e guia.meubairro.com.br imoveis.meubairro.com.br automoveis.meubairro.com.br e assim por diante ?

Pessoalmente, SE fosse um termo muito procurado (mas muito mesmo) eu até registraria ele, mas apontaria pro mesmo endereço que o site principal, só para garantir que quem digitar o termo.com.br caia também no meu site.

De resto, faria um trabalho sólido e consistente (e também continuo) de SEO no site e seguiria tranquilo.

Compartilhar este post

Link para o post

Vinicius, primeiramente obrigado pela resposta.

Em resumo pude entender que é melhor eu ter um site com paginas bem trabalhados em seu SEO, do que ter um site que tenha uma URL com o termo buscado no google, com páginas duplicadas ou mesmo com uma única página principal e links redirecionados um outro site principal.

Para você ter uma ideia este termo buscado tem um total de 3.500.000 buscas globais por mês.

Analizando a sua resposta vou conduzir meu projeto da seguinte forma:

Vou manter somente o site do "Guia de Bairro" e os sites "Portal de Imóveis" e "Portal de Seguros", farei bases e implantações independentes, focando muito bem os conteúdos de cada um deles para seus segmentos.

Já com relação ao Problema 1, como a URL tem 3.500.000 pesquisas mês acho que vale a pena investir em construir um minimo de conteúdo para esta URL visando ser indexado. Mas neste caso o que você acredita que possa fazer a diferença em ter está URL?

Fui buscar um pouco sobre "content-farm" e vi que o Google vai pegar em sima disso, mas não vejo problema e condicionar as pessoas que me acharem por essa URL de (3.500.000) a clicarem em um link que redirecione para o meu site principal que é o principal foco (www.portaldodeusvivo.com.br).

Da mesma forma eu digo para o site do (Portal de Imóvei e Veículos) terem links que condicionem a acessarem o meu Guia que é o meu principal foco.

Não vejo problema também na página do Guia de Bairro referente a "Imobiliárias ou Imóveis" por exemplo, carregar um Iframe do "Portal de Imóveis" das Imobiliárias ou Imóveis cadastrados lá. Ou você acha melhor eu redirecionar a pessoa do Guia para o Portal de Imóveis quando ela clicar?

Mais uma vez obrigado por compartilhar o conhecimento e me dar um norte sobre estas questões.

Um abraço.

Dimas Jr.

Compartilhar este post

Link para o post

Note que a frase que tem tanta procura, voce pode registrar um dominio com essa frase e apontar para o dominio www.portaldodeusvivo.com.br/frase

É uma possibilidade, a pessoa já cairia na parte dedicada a essa frase ou frases e pode navegar pelos outros conteudos do portal, aumantando assim a relevancia e tempo de permanencia no site.

A mesma ideia poderia ser aplicada ao guia, assim quem digitar portal de imoveis ou seguros caem nas respectivas areas do portal, e se quiserem podem navegar pelo restante dos conteudos.

É como digitar link e o primeiro resultado ser o do portal do estadao, posso navegar pelo site do link ou ir para o estadão ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.