Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Dimas Albuquerque Mendes

Ler três valores e apresentá-los em ordem crescente

Recommended Posts

Pessoal, eu to començando a estudar lógica de programação e só vi até estruturas de controle (se...então...senão, .ou., .e., .não..

Daí tem essa questão:

Ler três valores e apresentá-los dispostos em ordem crescente. Utilizar os conceitos de propriedade distributiva e troca de valores entre as variáveis.

Assim eu fiz em portugol (só vou botar a parte do "se" aqui), não tenho tanta certeza de estar certo e quero que avaliem

se (A < B) então
  se (B < C) então
  escreva A,B,C
  senão
     se (B <= C) então
     escreva A,B,C 
     senão 
     escreva A,C,B
     fim_se
  fim_se
senão
  se (B <= C) então
     se (A < C) então
     escreva A,C,B
     senão
     escreva B,C,A
     fim_se
  senão
     se (A > B)
     escreva C,B,A
     senão
     escreva C,A,B
     fim_se
  fim_se
fim_se

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde

Outra forma de resolver o problema, usando 3 se, e com ajuda da variavel aux para realizar a troca de valores entre as variáveis

algoritmo "semnome"
var
aux, a, b, c : INTEIRO
inicio
leia (a)
leia (B)
leia (c)

se (a > B) entao
  aux <- a
  a <- b
  b <- aux
fimse
se (a > c) entao
  aux <- a
  a <- c
  c <- aux
fimse
se (b > c) entao
  aux <- b
  b <- c
  c <- aux
fimse
escreva (a, b, c)
fimalgoritmo

Existe um algoritmo chamado de método bolha, se você não conhece ele ainda da uma lida é bem interessante, os exemplos que achei na internet são todos com vetores mas o princípio é o mesmo usado ai: comparar duas variáveis armazenar o valor de uma delas em uma variável auxiliar a fim de trocar os valores das duas principais sem perder o valor de nenhuma delas.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde

Outra forma de resolver o problema, usando 3 se, e com ajuda da variavel aux para realizar a troca de valores entre as variáveis

algoritmo "semnome"
var
aux, a, b, c : INTEIRO
inicio
leia (a)
leia (B)
leia (c)

se (a > B) entao
  aux <- a
  a <- b
  b <- aux
fimse
se (a > c) entao
  aux <- a
  a <- c
  c <- aux
fimse
se (b > c) entao
  aux <- b
  b <- c
  c <- aux
fimse
escreva (a, b, c)
fimalgoritmo

Existe um algoritmo chamado de método bolha, se você não conhece ele ainda da uma lida é bem interessante, os exemplos que achei na internet são todos com vetores mas o princípio é o mesmo usado ai: comparar duas variáveis armazenar o valor de uma delas em uma variável auxiliar a fim de trocar os valores das duas principais sem perder o valor de nenhuma delas.

Nossa cara, obrigado mesmo. Um jeito tão simples usando uma variável auxiliar, eu não tinha ideia de como usar por isso não fiz o uso da mesma. Darei uma olhada no método bolha sim!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.