kaleu50 0 Denunciar post Postado Março 27, 2012 Eu tenho que fazer um algoritmo que leia 3 variáveis numéricas e as coloque em ordem crescente com apenas 3 "se"ou "if" nem um "ou" e um "senao". (dica que o prof. deu: nem sempre o "leia" precisa ta na ordem com o "se" pode vir antes ou depois) O problema e que não consigo nem a pau, ainda to no começo do curso de técnico em Informatica o professor passou isso já perguntei até pra pessoas que tem faculdade de ciências da computação e não sabem. Mas meu professor disse que dá e a gente tem que fazer. detalhe precisa ser um visuALG eu até achei aqui mesmo um program OrdemCrescenteProcedure; procedure Trocar(var x,y:real); ..var aux:real ..begin aux:=x; x:=y; y:=aux; end; var ..a,b,c, aux :real; {variaveis do programa} begin ..{ler os valores} ..writeln('Digite o valor de "a", "b" e "c"); ..readln(a,b,c) ..{ordenar valores (crescente de valor)} ..if a>b then Trocar(a,B); ..if b>c then Trocar(b,c); ..if a>b then Trocar(a,B); ..{exibir valores} ..writeln; ..writeln(' Valore em ordem: ',a,', ',b,', ',c); ..readln; {para dar um "pause" antes de encerrar} end. mas nao sei tranferir pro visual g Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ulfreitas 6 Denunciar post Postado Março 27, 2012 Bom dia Kaleu Amigo eu respondi um tópico igual o seu a uns cinco dias atrás, do Dimas Albuquerque, se você olhar no forum na parte em que ficam todas as postagens você vai ver ele uns 3 ou 4 tópicos a baixo do seu. Seria interessante você tentar resolver e depois postar teu código com os erros pra você aprender. Segue o link, dá uma olhada qualquer duvida pode perguntar: http://forum.imasters.com.br/topic/460301-ler-tres-valores-e-apresenta-los-em-ordem-crescente/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
kaleu50 0 Denunciar post Postado Março 27, 2012 Dei uma olhada no seu tópico e vi que você utilizou variável auxiliar não entendi muito bem mas se puder explicar. Esse eh meu código eu ainda to no começo do curso e noa consegui pensa muito bem // Função : // Autor : // Data : 27/03/2012 // Seção de Declarações var a,b,c:real inicio escreva ("Digite um numero: ") leia (a) escreva ("Digite outro numero: ") leia (B) escreva ("Digite mais um numero: ") se (a<b)entao leia (c) se (b<c) entao escreva(a,b,c) fimse fimse fimalgoritmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ulfreitas 6 Denunciar post Postado Março 27, 2012 Vou usar o mesmo código que usei no outro post e ir explicando você vai ver que é bem simples: var aux, a, b, c : INTEIRO inicio leia (a) leia (B) leia (c) Aqui declarei as três variáveis que receberão os valores e a variável auxiliar que já te explico pra que serve. Logo depois leio os tres valores, vamos supor que foi digitado a: 3 b: 2 c: 1 se (a > B) entao aux <- a a <- b b <- aux fimse A primeira condição verifica se a > b se for (no nosso caso é), ele vai trocar os valores de a com b Se eu apenas substituir: a <- b (a valia 3 agora vale 2) b <- a (b valia 2 recebeu o valor de a que tambem é 2, b continua valendo 2 e ainda perdemos o valor de a que era 3) Portanto usamos a variável aux para receber um valor, para que possamos trocar os outros dois sem sobrescrever e sem perder nenhum dos dois valores: aux <- a (aux agora vale 3) a <- b (a valia 3 agora vale 2) b <- aux (b valia 2 agora vale 3) portanto a=2 e b=3, porem c=1 é menor que a e menor que b; se (a > c) entao aux <- a a <- c c <- aux fimse usamos o mesmo processo para trocar os valores entre a e c com ajuda da variável aux. aux <- a (aux agora vale 2) a <- c (a valia 2 agora vale 1) c <- aux (c valia 1 agora vale 2) Temos então a=1 e c=2; b ainda é maior que c portanto usaremos o 3º 'se' para trocar os valores de b com c se (b > c) entao aux <- b b <- c c <- aux fimse escreva (a, b, c) b=3 c=2 aux <- b (aux agora vale 3) b <- c (b valia 3 agora vale 2) c <- aux (c valia 2 agora vale 3) Por fim temos a=1 b=2 c=3 em ordem crescente. Para facilitar a compreensão você pode pegar um papel e jogar valores para as 3 variáveis e ir executando o código no papel mesmo, você vai entender melhor como o programa funciona. Qualquer dúvida só postar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
kaleu50 0 Denunciar post Postado Março 29, 2012 Ai mano eu entendi e é uma coisa que el tinha passado na primeira aula ja sabia que usava uma outra variavel so nao sabia como mas vlww cara entendi de boa e já ate fiz o meu algoritmo Ai mano eu entendi e é uma coisa que el tinha passado na primeira aula ja sabia que usava uma outra variavel so nao sabia como mas vlww cara entendi de boa e já ate fiz o meu algoritmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites