Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Micilini Roll

criar rede social?!l

Recommended Posts

voce programa JAVA e ta me perguntando prq tem que se OOP =X

MANUTENÇÃO, REUTILIZAÇÃO..

ele fez procedural tudo em mysql - fico grande a rede dele

ele precisa muda o banco de dados pra algo mais eficiente e ai?

precisa adciona novos modulos no sistema dele e ai?

precisa faze manutenção no codigo, aquele espaguete de html misturado com php e ai?

resposta pra essas é ZEBRA, DOR DE CABEÇA, GAMBIARRA, PERDA DE TEMPO ( e tempo é dinheiro ) =D

OOP e pra esses tipos de coisa e muito mais, seja la em qual linguagem..

e pra facilita sua vida quando for preciso uma mudança..

O que define a qualidade de um projeto não é o paradigma usado, você pode fazer tudo procedural e o projeto ser de fácil manutenção, assim como pode fazer algo que muito programador faz em java, joga tudo dentro da main e azar de quem for dar manutenção no sistema (duvida, vai lá no GUJ e olha as pérolas que aparecem todos os dias)...

Dizer que OO é salvação pra tudo é se iludir, na prática a teoria é outra. Estou dando manutenção em um sistema PHP que foi feito OO, vai ser passado de MySQL para Oracle, o paradigma ajudou em alguma coisa? Não, pois não foi usado nenhum ORM, então vou ter que ir a todas as querys que estão espalhadas por todos os lados e alterar tudo na unha... ou seja, um belo exemplo do que não se fazer, e que infelizmente não é exceção.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Dizer que OO é salvação pra tudo

Eu não disse que e a salvação..

disse que facilita tanto reutilização qnto a manutenção..

se o paradigma e executado de forma correta ou não, bom, ai do conhecimento de cada um né.. kkkkk

Mais baseando no seu exemplo.. se fosse executado de forma correta ?

seu trabalho seria o mesmo?

1 novo adaptador e pronto! seu trabalho tava feito..

Sera que seria possivel isso no procedural?

Um procedural bem feitinho, ou um OOP bem feitinho qual seria melhor pra se trabalha!

Bem, eu ainda tenho muito que aprende .. Mais eu escolheria o OOP.. =D

Compartilhar este post

Link para o post

Mais baseando no seu exemplo.. se fosse executado de forma correta ?

seu trabalho seria o mesmo?

O que faltou foi apenas um ORM e isto independe do paradigma usado.

Um procedural bem feitinho, ou um OOP bem feitinho qual seria melhor pra se trabalha!

Antes de mais nada, o que seria o "bem feitinho" (só para ressaltar que é uma pergunta que eu nem quero a resposta)? Isso é um conceito que você desenvolveu para você e que pode não ser o mesmo que eu tenho, o grande ponto do OO ao meu ver é a questão dos design patterns. Mas a bem da verdade, no meu entender, nenhum paradigma é superior ao outro, eles dão jeitos diferentes de você escrever dentro da linguagem, feliz do PHP que permite isto, se o cara já vem de uma escola que de OO (na faculdade aprendi OO com Smalltalk, depois cai no Java) ele provavelmente terá muito mais facilidade para pensar OO, porque a maioria das pessoas que programam em OO não entendem o conceito e ai acabam fazendo as cacas.

Em resumo é isto ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.