Didimo Monteiro 0 Denunciar post Postado Março 30, 2012 Boa noite. Bom, eu estou aprendendo algoritmo agora e estou com uma duvida, eu fiz o codigo e está dando erro e infelizmente nao estou encontrando o motivo, alguem poderia me ajudar? algoritmo "semnome" // Função : // Autor : // Data : 30/03/2012 // Seção de Declarações inicio caractere: codigo; real: preco; escreva: ("Informe o codigo"); leia: codigo; escreva: ("Inforde o preco:"); leia reco; enquanto (preco>0) preco=preco+((preco*10)/100); escreva: O preco do produto com 10%:, preco; escreva: Informe o codigo: ; leia: codigo; escreva: Inforde o preco; leia: preco; fimalgoritmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ulfreitas 6 Denunciar post Postado Março 30, 2012 Bom dia amigo O seu programa deve acrescer 10% em cima do valor digitado, e repetir até que a pessoa entre com o valor 0, a lógica em si está correta, o que eu reparei é que existem vários erros na sintaxe, você está usando o visualG? 1) não use ';' em portugol 2) escreva: (""); ou leia: (); o correto é escreva ("") e leia () sem ':' e sem ';' 3) na primeira leitura do valor faltou o p em preco você escreveu reco 4) no laço faltou o 'faca' depois da condição 5) no visualG o simbolo de atribuição é <- e não = 6) no escreva você esqueceu de por parentes e aspas, toda string deve estar entre (" "), assim como você fez no começo do código 7) no fim do laço faltou o 'fimenquanto' que termina o laço Com as correções seu código deverá ficar assim: var codigo : caracter preco : real inicio escreval ("Informe o codigo") leia(codigo) escreval ("Inforde o preco:") leia(preco) enquanto (preco>0) faca preco <- preco+((preco*10)/100) escreval ("O preco do produto com 10%:", preco) escreval ("Informe o codigo") leia(codigo) escreval ("Inforde o preco") leia(preco) fimenquanto fimalgoritmo Como disse a lógica está certa, você só precisa estudar um pouco mais a sintaxe do portugol Abraços Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Didimo Monteiro 0 Denunciar post Postado Março 30, 2012 ulfreitas muito obrigado pela ajuda. Mas ainda tenho uma duvida Porque quando coloco o "var" em qualquer IDE (Softblue, Visualg, Portugol) da erro? Mas muito obrigado pelas suas dicas, vou continuar estudando, e tentando fazer outros algoritmos. Muito obrigado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ulfreitas 6 Denunciar post Postado Março 30, 2012 Didimo até hoje só usei o Visualg para programar algoritmos, eu esto programando em C portanto uso outras IDEs então utilizo o Visualg mais pra testar os códigos do pessoal do forum. Como e onde você está declarando o var? a sintaxe do visualg é: algoritmo "semnome" // Função : // Autor : // Data : 30/03/2012 // Seção de Declarações var // aqui vão as suas variáveis entre o var e o inicio inicio // Seção de Comandos // aqui voce coloca os comandos as variáveis são declaradas depois do var antes do inicio fimalgoritmo O var deve ser declarado antes do inicio, as variáveis entre o var e o inicio, eu reparei que você declarou as variáveis dentro do inicio, nesse caso vai dar erro mesmo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Didimo Monteiro 0 Denunciar post Postado Março 30, 2012 ulfreitas se tiver como me ajudar mais uma vez. rs Bom, a questão é "Elabore um algoritmo que leia e imprima a placa, cor, ano, quilometragem, valor e chassi de um veículo." Eu fiz da seguinte forma, e gostaria de saber se fiz da forma correta. algoritmo "semnome" // Função : // Autor : // Data : 30/03/2012 // Seção de Declarações var Placa : Caracter Cor: Caracter Chassi: Caracter Ano: Inteiro Quilometragem: Inteiro Valor: Real inicio Escreva ("Informe a Placa do Veiculo") Leia (Placa) Escreva ("Informe a Cor do Veiculo") Leia (Cor) Escreva ("Informe o Chassi do Veiculo") Leia (Chassi) Escreva ("Informe o Ano do Veiculo") Leia (Ano) Escreva ("Informe a Quilometragem do Veiculo") Leia (Quilometragem) Escreva ("Informe o Valor do Veiculo") Leia (Valor) fimalgoritmo está correto? Opa, acabei de lembrar, faltava o seguinte no final Escreva ("Placa:", Placa\n) Escreva ("Cor:\n", Cor) Escreva ("Chassi:\n", Chassi) Escreva ("Ano:\n", Ano) Escreva ("Quilometragem:", Quilometragem) Escreva ("Valor:", Valor) mas mesmo assim obrigada. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ulfreitas 6 Denunciar post Postado Março 31, 2012 Opa blza Didimo, pra mim parece estar certo, só duas observações: variáveis do mesmo tipo pode ser declaradas em uma única linha e para quebra de linha acho que o visualg não aceita \n, utilize a função escreval() algoritmo "semnome" // Função : // Autor : // Data : 30/03/2012 // Seção de Declarações var Placa, Cor, Chassi : Caracter Ano, Quilometragem: Inteiro Valor: Real inicio Escreval ("Informe a Placa do Veiculo") Leia (Placa) Escreval ("Informe a Cor do Veiculo") Leia (Cor) Escreval ("Informe o Chassi do Veiculo") Leia (Chassi) Escreval ("Informe o Ano do Veiculo") Leia (Ano) Escreval ("Informe a Quilometragem do Veiculo") Leia (Quilometragem) Escreval ("Informe o Valor do Veiculo") Leia (Valor) Escreval ("Placa: ", Placa) Escreval ("Cor: ", Cor) Escreval ("Chassi: ", Chassi) Escreval ("Ano: ", Ano) Escreval ("Quilometragem: ", Quilometragem) Escreval ("Valor: ", Valor) fimalgoritmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites