Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Reanto

Preço por uma migração de dados

Recommended Posts

Boa noite pessoal.

 

Sou desenvolvedor PHP/JAVA e uma empresa me procurar para fazer um sistema de migração de dados entre bancos diferentes.

 

O que ele me passou foi a seguinte situação: Meus clientes vão acessar seu sistema e escolher para qual sistema ele vai, cada escolha é um banco de dados diferente. O seu sistema irá consultar na base antiga e transferir todos os dados para a base nova. Palavras dele.

 

Temos o seguinte cenário:

 

O sistema pode sair de MYSQL e ir pra ORACLE

ORACLE -> SQL SERVER

SQL SERVER -> ORACLE

 

 

vários cenários. Nem imagino quanto cobrar e nem tenho idéia. Tenho reunião marcada com ele semana que vem para definir melhor o que será. Mas já queria ir pensar em uma faixa de valores, que eu não tenho a minima ideia.

 

Alguém sabe mais ou menos?

 

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho reunião marcada com ele semana que vem para definir melhor o que será.

 

Não se preocupe em dar preços ao cliente, por mais que ele insista que dê um valor.

 

Você deve estar pronto para argumentar. Mas primeiramente saiba ouvir o cliente.

Faça o seu marketing, por exemplo, explicando a delicadeza de um serviço desse gênero.

 

Deve verificar como está o charset encoding dos dados, como será configurado a nova base, etc..

 

Já fiz trabalhos do tipo, migrando para bancos diversos

 

postgre <-> mysql

sql server <-> mysql

oracle <-> mysql

interbase <-> mysql

 

você encontrará situações diversas, por exemplo, stored procedures, views, triggers e uso de funções específicas de cada sgdb.

 

No mysql por exemplo tem a instrução LIMIT que é usada para limitar consultas, criar paginação de dados, etc.

Isso você não encontrará da mesma forma em SQL server e muito menos no Oracle, que usam funções e técnicas diferentes.

 

Tipos de dados como o tinyint do MySQL, por exemplo, não encontrará em outros bancos.

 

 

Basicamente certifique-se sobre o que o cliente espera que seja feito no serviço.

Se é apenas transferir os dados de um banco para outro ou se o serviço deve incluir toda a adaptação dos softwares que utilizam.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.