Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Cabral Desenvolvedor

Como usar o GIT para controle de versão

Recommended Posts

Boa noite galera,

 

Pretendo começar a usar o GIT para um projeto open source que estamos discutindo no fórum de PHP e como sou usuário do SVN ainda não me adaptei e entendi o espírito da coisa, no caso, o GIT.

 

Preciso de alguns exemplos práticos, de preferência um tutorial em video aula ou algo bem descritivo. Alguém possui materiais sobre o mesmo?

 

Abração galera :thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia Cabral, recentemente, também me deparei com a necessidade de começar a utilizar o git, sou usuário do SVN, e também tive dificuldades.

 

O que mais me interessou foi a facilidade de utilizar o shell do Git. Fiquei muito feliz vendo praticamente um console do Linux no meu Windows 7 :D

 

No início é estranho mesmo, mais tem algumas dicas que podem lhe ajudar:

 

Referências

gitref.org

help.github.com

 

Cara, não tem referência mais direta e completa do que a oficial e do Git Reference.

 

Um dica legal, quando uso o SVN prefiro utilizar o Tortoise SVN, para deixar as coisas mais rápidas, pesquisando um pouco, encontrei o Tortoise GIT. Assim você tem uma interface Rica de opções para gerenciar, criar e alimentar seus repositórios.

 

Tortoise GIT

 

Agora, vídeo-aula, também estou procurando, mais até agora não tive sérios problemas com a ferramenta.

 

Abração

 

Boa noite galera,

 

Pretendo começar a usar o GIT para um projeto open source que estamos discutindo no fórum de PHP e como sou usuário do SVN ainda não me adaptei e entendi o espírito da coisa, no caso, o GIT.

 

Preciso de alguns exemplos práticos, de preferência um tutorial em video aula ou algo bem descritivo. Alguém possui materiais sobre o mesmo?

 

Abração galera :thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia Cabral, recentemente, também me deparei com a necessidade de começar a utilizar o git, sou usuário do SVN, e também tive dificuldades.

 

O que mais me interessou foi a facilidade de utilizar o shell do Git. Fiquei muito feliz vendo praticamente um console do Linux no meu Windows 7 :D

 

No início é estranho mesmo, mais tem algumas dicas que podem lhe ajudar:

 

Referências

gitref.org

help.github.com

 

Cara, não tem referência mais direta e completa do que a oficial e do Git Reference.

 

Um dica legal, quando uso o SVN prefiro utilizar o Tortoise SVN, para deixar as coisas mais rápidas, pesquisando um pouco, encontrei o Tortoise GIT. Assim você tem uma interface Rica de opções para gerenciar, criar e alimentar seus repositórios.

 

Tortoise GIT

 

Agora, vídeo-aula, também estou procurando, mais até agora não tive sérios problemas com a ferramenta.

 

Abração

 

Já estou conseguindo me virar aqui com os testes que fiz no GIT, inclusive até achei engraçado eu não conseguir entender nada da interface gráfica do tortoise git, mas conseguir entender tudo que li sobre os comandos do git. Inclusive achei até mais fácil trabalhar no modo console.

 

Mas é isso aí... Valeu pela ajuda!

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim sim, o modo Console é muito melhor, sem contar que podemos utilizar comandos do linux para manipular os dados do repositório. Claro que a maioria dos comandos do git talvez eu não conheça, ou até mesmo possui um nome diferente do utilizado no SVN, mais é só questão de prática.

 

Qualquer dúvida posta ae pra compartilhar.

 

Já estou conseguindo me virar aqui com os testes que fiz no GIT, inclusive até achei engraçado eu não conseguir entender nada da interface gráfica do tortoise git, mas conseguir entender tudo que li sobre os comandos do git. Inclusive achei até mais fácil trabalhar no modo console.

 

Mas é isso aí... Valeu pela ajuda!

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal... já surgiu algumas dúvidas por aqui:

 

Quando coloco o comando git commit sem o -m "Descrição do commit" aparece uma tela com alguns dados e não consigo sair dessa tela, apenas fechando o terminal de vez e tal. Alguém sabe como proceder? Pois não acho muito correto ter que ficar fechando o terminal. (Não vale dizer que tem que digitar a descrição do commit, é apenas uma dúvida se há possibilidade de sair dessas telas)

 

Uma outra ocasião em que acontece isso é quando digito git diff. Após isso não consigo mais digitar comando nenhum, cada vez que pressiono uma tecla no terminal, o beep do computador apita e aparece no final de todo o texto (END).

 

Outra dúvida que ainda não aprendi é como voltar para determinada versão dos meus arquivos, por exemplo, supõe-se que eu esteja no meu décimo commit e queira voltar para o terceiro. Qual seria o comando para realizar isso?

 

Abraços pessoal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.