Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Nukes

Atributos de Produtos Loja Virtual

Recommended Posts

Galera, estou quebrando a cabeça aqui.

Peguei um projeto de uma loja virtual para fazer, mas estou me batendo nos atributos dos produtos.

Por exemplo, uma calça jeans tem os atributos Tamanho e Cor.

Então eu preciso de uma tabela (produtos) com os detalhes gerais do produto (como descrição, informações técnicas, etc...) que são os valores fixos independente dos atributos.

E preciso de outra tabela (produtos_complemento) com os detalhes especificos de cada atributo, por exemplo, o preço pode variar dependendo da cor ou tamanho, o peso também, etc...

Eu estou associando essas duas tabelas pelo IDProduto, e estou associando os items (SubProdutos) pelo CodProduto.

Mas agora não estou sabendo fazer a ligação das coisas... Por exemplo, eu posso ter N atributos para um produto, como posso dispor essas informações? Com outra tabela? Como ficaria? Alguem me da uma luz! :S

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

COMPLEMENTO    PRODUTO      SUBPRODUTO
IdProduto   >- IdProduto -< IdProduto
IdComp                      IdSubProduto
Propriedade
Valor
Unidade

Algo assim? Como esta seu modelo?

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, dei uma olhada, mas me corrijam se eu estiver errado... Aquele exemplo serve somente se você tiver uma quantidade de atributos fixa, certo?

No meu caso, o usuário que vai cadastrar os atributos, então pode haver N atributos.

Minhas tabelas estão da seguinte forma:

Tabela Produtos
idProduto | nomeProduto | descricaoProduto | infoTecnProduto | marca | vitrine

Tabela produtos_complemento
idLinha | idProduto | codProduto | valorVarejo | valorPromVarejo | valorAtacado | valorPromAtacado | Estoque | etc..

Tabela Atributos
idAtributo | idTipoAtributo | nomeAtributo

Tabela tipos_atributos
idTipoAtributo | nomeTipoAtributo

Tabela Produtos_atributos
idLinha | idProduto | codProduto | idTipoAtributo | idAtributo

Dessa forma eu consigo até listar um MENU SELECT para cada tipoAtributo do produto e cada atributo de cada tipo (sim isso ficou confuso).

O problema está na hora que o cliente escolhe as opções.

Por exemplo: Se ele escolhe uma calça jeans de cor azul e tamanho G. Dessa forma que está, eu posso achar o codigo do produto "Calca Jeans Azul" ou o código do produto "Calca Jeans Tamanho G" mas não os dois atributos ao mesmo tempo.

Como posso fazer para que com um select eu consiga buscar o produto independente do tanto de atributos dele?

Obrigado por quem teve paciencia de ler até aqui rsrs.

Murilo

Uma idéia que tive aqui, foi colocar campos na tabela produtos_atributos da seguinte forma:

idLinha | idProduto | codProduto | idTipoAtributo1 | idAtributo1 | idTipoAtributo2 | idAtributo2 | idTipoAtributoN | idAtributoN

Mas dessa forma eu teria uma quantidade de atributos fixa... =~~

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se entendi mas

Atributos pedidos

select idAtributo 
from Atributos
where nomeAtributo like 'Calca Jeans Azul%' or
     nomeAtributo like 'Calca Jeans Tamanho G%'

Produtos com os atributos pedidos

Select idProduto  
from   Produtos_atributos
where  idTipoAtributo  in (select idAtributo 
                          from Atributos
                          where nomeAtributo like 'Calca Jeans Azul%' or
                                nomeAtributo like 'Calca Jeans Tamanho G%')

é isto ?

Compartilhar este post

Link para o post

Então, é que assim:

Dessa forma, eu consigo achar um produto com um ÚNICO atributo por exemplo:

Quero achar a CALÇA JEANS (idProduto) de COR (idTipoAtributo) AZUL (idAtributo), eu procuro dessa forma:

SELECT codProduto 
FROM produtos_atributos 
WHERE idProduto = x 
AND idTipoAtributo = y 
AND idAtributo = z;

O problema está se eu quiser procurar por exemplo, a CALÇA JEANS (idProduto) de COR (idTipoAtributo) AZUL (idAtributo) e com TAMANHO (idTipoAtributo) G (idAtributo) e TIPO_ATRIBUTO_N (idTipoAtributo) e ATRIBUTO_N (idAtributo)

Pois eu só tenho uma coluna "idTipoAtributo" e uma coluna "idAtributo". Como eu falei no post anterior, eu até poderia cadastrar mais colunas (idTipoAtributo1, idAtributo1, idTipoAtributoN, idAtributoN) mas dessa forma eu teria um valor fixo de atributos, o que não é o caso, pois o cliente poderá cadastrar N atributos para um produto.

Se eu fizer um SELECT da forma que está, eu localizo ou a CALÇA JEANS DE COR AZUL (COD 11), ou a CALÇA JEANS DE TAMANHO G (COD 12) e nunca a CALÇA JEANS DE COR AZUL TAMANHO G (COD X)

Entende o problema? =|

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, pelo que li de tudo que foi apresentado até agora, você já tem a resposta.

Sua dificuldade ainda é com o modelo ou com o select?

Compartilhar este post

Link para o post

Então, é que assim:

...

Se eu fizer um SELECT da forma que está, eu localizo ou a CALÇA JEANS DE COR AZUL (COD 11), ou a CALÇA JEANS DE TAMANHO G (COD 12) e nunca a CALÇA JEANS DE COR AZUL TAMANHO G (COD X) ...

Troque o OR pelo AND.

Compartilhar este post

Link para o post

Troque o OR pelo AND.

Então, mas é que assim, se eu fizer isso, mesmo assim não fará diferença nenhuma, por que aí vou ter dois códigos:

Da

calça jeans azul

e da

calça jeans tamanho 42

.

Eu preciso que seja somente o código da Calça Jeans Azul Tamanho 42 - Cod 10 (exemplo)...

Entende agora a questão? ... Da forma que está não vai funcionar :S

Compartilhar este post

Link para o post
Eu preciso que seja somente o código da Calça Jeans Azul Tamanho 42 - Cod 10 (exemplo)...

A dúvida é de SQL ou de montagem de Sistema ?

Desculpe-me mas creio não ter entendido.

Se é para buscar um código espécifico, exibe um grid de opções (por exemplo) e ao usuário escolher a opção passe o código para a query buscar apenas o Item solicitado.

Ou se quer buscar várias opções tipo

[JEANS AZUL 42]

?

Compartilhar este post

Link para o post

Então Motta, obrigado pela paciencia antes de tudo rsrs..

Mas é que seguinte, veja bem...

Existe o produto principal, por exemplo, a CAMISETA POLO.

Dentro do produto principal tenho os ITENS referentes à esse produto, por exemplo, CAMISETA POLO COR LARANJA.

O problema de como estou montando as tabelas é o seguinte:

Minha tabela de ITENS_ATRIBUTOS está assim:

idProduto | codItem | idTipoAtributo | idAtributo
  10         1302          1              1
  10         1303          1              2
  10         1304          2              1
  10         1305          2              2

Repare que nesse caso, tenho:

- O idProduto (que é o pai, a CAMISETA POLO por exemplo)

- O codItem (que é o nome do filho (por exemplo, CAMISETA POLO cor laranja)

- O idTipoAtributo (que é o tipo do atributo, como COR ou TAMANHO)

- O idAtributo (que é o atributo em si, por exemplo, LARANJA ou TAMANHO P)

Se da forma como está, eu quiser procurar o produto CAMISETA POLO (idProduto 10) COR (idTipoAtributo 1) LARANJA (idAtributo 1) e TAMANHO (idTipoAtributo 2) P (idAtributo 1) eu vou ter o seguinte SELECT:

SELECT * FROM itens_atributos 
WHERE codProduto = 10 
AND (idTipoAtributo = 1 AND idAtributo = 1) 
OR (idTipoAtributo = 2 AND idAtributo = 1);

Certo, dessa forma, vai me listar dois itens, ou seja, dois CodItem diferentes >_<

Por isso eu falei, se eu quiser buscar somente o produto "CAMISETA POLO COR LARANJA" eu consigo.

Se eu quiser buscar o produto "CAMISETA POLO TAMANHO P" eu também consigo.

Mas se tiver mais de um atributo (CAMISETA POLO COR LARANJA E TAMANHO P) teria que ser um outro código, pois é um produto diferente.

Espero que eu não esteja comendo bola, mas sabe quando a cabeça não funciona mais? rsrs

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Nestes casos a query é montada dinamicamente.

As condições de AND e OR são tratadas

Não me pergunte como se faz isto em php e mysql que não sei.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, boa noite.

Já passei por situações semelhantes com e-commerce e resolvi assim.

Preferi utilizar uma única tabela para isso por conta das variações também serem produtos e necessitarem de códigos distintos.

Na tabela de produtos tenho o campo pai que indica que um produto vai ter variações, tenho o campo código para identificação do produto na loja, o campo variação que leva a descrição do que varia neste produto, ex: cor, tamanho, voltagem e o campo variação_de que leva o código do produto pai para fazer a ligação na hora de exibir o produto na loja.

Na exibição da loja só mostro os produtos onde o campo pai é igual a 1 e os que variação_de são iguais a vazio e dentro da descrição do produto verifico se ele é um produto pai e dentro de um select seleciono os outros produtos onde variação_de são iguais ao código deste principal.

Não sei se me entendeu bem, qualquer coisa poste ai

Até mais

Galera, estou quebrando a cabeça aqui.

Peguei um projeto de uma loja virtual para fazer, mas estou me batendo nos atributos dos produtos.

Por exemplo, uma calça jeans tem os atributos Tamanho e Cor.

Então eu preciso de uma tabela (produtos) com os detalhes gerais do produto (como descrição, informações técnicas, etc...) que são os valores fixos independente dos atributos.

E preciso de outra tabela (produtos_complemento) com os detalhes especificos de cada atributo, por exemplo, o preço pode variar dependendo da cor ou tamanho, o peso também, etc...

Eu estou associando essas duas tabelas pelo IDProduto, e estou associando os items (SubProdutos) pelo CodProduto.

Mas agora não estou sabendo fazer a ligação das coisas... Por exemplo, eu posso ter N atributos para um produto, como posso dispor essas informações? Com outra tabela? Como ficaria? Alguem me da uma luz! :S

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, eu ja fiz isso algumas vezes , e costumo fazer da seguinte forma:

/* Produtos */

id

Nome

Preco

Estoque

/* Atributos */

id_produto

atributo

valor

na hora do select rola um group_concat junto com um concat

( Group_concat(concat(atributo,valor)) group by id_produto ) em conjuncao com um like

Mas sinceramente... o maneira ,na minha opniao, correta, de se fazer isso eh com nosql - couchdb ou mongodb, da uma olhada, vale a pena. As estruturas ja sao proprias para que cada linha seja assimetrica as demais.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.