Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

FK.

Características da logo e público

Recommended Posts

Iaew galera, tenho uma dúvida simples em relação a logos.

 

É o seguinte, muitos designers investem bastante sobre uma logo, representando toda a imagem de uma entidade graficamente, aplicando diversos conceitos sobre ela. No entanto, boa parte das pessoas que olham para a logo, parece que não dão a mínima.

 

Gostaria de saber, porque os designers trabalham tanto na logo, sendo que boa parte das pessoas não a reconheçam tanto. Afinal, ela é criada para atingir melhor o público alvo ? Qual a finalidade de uma logo para uma entidade ? O que os conceitos de design, cores, etc. influenciam na criação da mesma ?

 

Valeu.. :D

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito interessante a sua observação. Não sou especialista no assunto, mas acredito que tudo o que fazemos, independente de ser reconhecidos, devemos fazer com o melhor que temos a oferecer, que tambem esse melhor que temos queira dizer que é o melhor esperado.

 

Talvez alguem me jogue pedras, mas... Mas logo só lembra o estabelicimento para qual foi criada, depois de muita publicidade, então com tamanha divulgação, pode ser até uma logo "michuruca", ela vai ser lembrada. Agora tem dois poréns:

1- quem quer ter ou ser referenciado por uma logo "lixo".

2- outra; uma logo que eu ache interessante, voce pode nao achar.

É um universo de teorias.

 

Muito interessante a sua observação. Não sou especialista no assunto, mas acredito que tudo o que fazemos, independente de ser reconhecidos, devemos fazer com o melhor que temos a oferecer, que tambem esse melhor que temos queira dizer que é o melhor esperado.

 

Talvez alguem me jogue pedras, mas... Mas logo só lembra o estabelicimento para qual foi criada, depois de muita publicidade, então com tamanha divulgação, pode ser até uma logo "michuruca", ela vai ser lembrada. Agora tem dois poréns:

1- quem quer ter ou ser referenciado por uma logo "lixo".

2- outra; uma logo que eu ache interessante, voce pode nao achar.

É um universo de teorias.

 

Muito interessante a sua observação. Não sou especialista no assunto, mas acredito que tudo o que fazemos, independente de ser reconhecidos, devemos fazer com o melhor que temos a oferecer, que tambem esse melhor que temos naoqueira dizer que é o melhor esperado.

 

Talvez alguem me jogue pedras, mas... Mas logo só lembra o estabelicimento para qual foi criada, depois de muita publicidade, então com tamanha divulgação, pode ser até uma logo "michuruca", ela vai ser lembrada. Agora tem dois poréns:

1- quem quer ter ou ser referenciado por uma logo "lixo".

2- outra; uma logo que eu ache interessante, voce pode nao achar.

É um universo de teorias.

 

Fui editar meu post e triplicou.

 

Se algum moderador poder editar, por gentileza, manter o ultimo texto, pois é o que está editado. Em seguida podem excluir este post.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quase isso Jackson.

 

 

O logo é um símbolo visual que tem como função representar os valores e ideias da empresa em uma única imagem.

O que faz a pessoa se lembrar da empresa não é o logo em si, mas sim a identidade que a empresa cria. Esta identidade é a junção de tudo o que interfere na relação empresa/cliente.

 

Embalagens, comerciais, site, panfletos, etc., etc., sendo que, em muitos casos, até o atendimento faz parte desta identidade.

 

Agora, respondendo sua pergunta sobre o porque que os designers trabalham tanto em cima do logo, é porque por mais que uma pessoa passe, olhe e continue andando, se o logo realmente chamar a atenção, despertar a curiosidade, a pessoa com certeza se lembrará do lugar.

 

 

Um exemplo são as redes de fast-food. A maioria utiliza as cores vermelho e amarelo no logo. Isso porque estas cores despertam o apetite.

 

Por que que os logos de lojas de brinquedos, ou até marcas de brinquedos, são todos desenhados, cheios de firulas? Porque isso atrai a atenção das crianças, faz com que o produto se destaque no meio dos outros.

 

 

 

Existem várias questões por trás de um logo. Não é algo realmente simples.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito interessante, valeu por responderem.

Realmente, cada aplicação específica de uma logo bem feita para uma empresa, é o que irá "representar" ela.

Como você mesmo disse, as cores vermelho e amarelo despertam o apetite e isso é extremamente útil em lanchonetes, padarias, etc. No entanto, toda vez que vejo vermelho, não sinto isso, ou quando vejo azul, não da aquela sensação de frio, já que, em vários lugares dizem que a cor azul desperta um pouco de frio.

 

Essa logo do iMasters por exemplo, eu sempre olho por ela, por um pequeno instante, mas "passa". Até hoje não consegui interpretar ela. Não consigo ver a relação dela com tecnologia. Mas deve ter um porque por tras de tudo isso.

 

Mas também concordo com o Jackson Dias. Quando publicamos bastante uma marca, ela ficará mais reconhecida, e as pessoas começam a "aceitar" ela em seu cotidiano.

Quantos de nós quando vemos uma marca nova de refrigerante, e talvez por sua composição da embalagem, sua logo, entre outras características dela, a desprezamos e compramos uma outra marca mais conhecida ? A maioria das pessoas são assim. Meu pai tem um pequeno mercado, e as pessoas só compram marcas mais conhecidas, e talvez mais publicadas, como Coca-Cola, Antarctica, Fanta, etc. Mas quando surgem aquelas marcas novas, não duram muito tempo pra parar de vender. Talvez por falta de publicação, ou mal investimento no design da marca.

Share this post


Link to post
Share on other sites

×

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.