Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

NetBoy16

[Resolvido] Qual distro é melhor? Qual engine gráfica é melhor?

Recommended Posts

Fala pessoal, beleza, quero usar uma distro linux na minha máquina para desenvolvimento, mas tenho essas duvidas:

- Qual distro usar no meu caso, qual a melhor e/ou que vcs recomendam ? Mint, Ubuntu, Fedora, outro ?

- Qual engine gráfica usar no meu caso, qual a melhor e/ou que vcs recomendam ? Unity, Gnome, KDE, outro ?

- Aonde eu posso encontrar bons videos-tutoriais sobre linux ?

Vlw :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

NetBoy,

Para os seus questionamentos, infelizmente (ou felizmente), encontrará diversas respostas, graças a diversidade encotrada no Linux. Entenda que minha resposta pode ser encarada como experiência pessoal neste caso.

Leia aqui: http://br-linux.org/linux/qual-a-melhor-distribuicao-de-linux

Distribuição:

Eu uso Ubuntu desde a versão 5.04, vale lembrar que a primeira versão do Ubuntu foi a 4. Toda versão do Ubuntu esta relacionado com o ano e mês de lançamento. A versão atual é a 11.10 (outubro de 2011), a próxima será 12.04 (abril de 2012) e assim por diante. Utilizo Ubuntu por três simples razões: facilidade, documentação e ter origem na distribuição Debian (distribuição que eu utilizava antes de usar Ubuntu). Me acostumei, não vejo razão para usar outras, apesar de acabar experimentando sempre para ver o que há de novidade por aí.

Não há uma resposta precisa para isto, se você usar um índice, como o DistroWatch você vai ver a Mint como mais procurada, e de fato é uma ótima distribuição, tudo aquilo que se aplica de bom ao Ubuntu o Mint tem também, isto pq o Mint herda todas as boas características além de ter suas próprias melhorias. Provavelmente quando o Ubuntu for lançado, no final deste mês, passara a distribuição Mint como distribuição mais procurada.

Gerenciador de janelas:

A engine gráfica padrão atualmente na maioria das distribuições Linux é chamada de servidor X (X.Org), esta engine gráfica até pode ser substituída, mas quando estamos falando de KDE, GNOME e demais, estamos falando do ambiente de trabalho. Na verdade, esses projetos são muito além de interface gráfica, cada um desses projetos possui bibliotecas completas para desenvolvimento de aplicações visuais (exemplos: QT e GTK), incluindo a própria interface onde as aplicações serão executadas.

Na prática é possível executar uma aplicação do KDE no GNOME e vice-versa, mas para isto todas as bibliotecas precisam ser instaladas para a aplicação executar.

Unity é uma nova proposta da Canonical, empresa que mantém a distribuição Ubuntu. O Unity roda com o GNOME. O "jeito" de lidar com cada uma dessas interfaces é um pouco diferente, todas, na prática, fazem as mesmas coisas, mas cada uma com suas particularidades.

Eu uso Ubuntu original, com GNOME/Unity. Mais leve, mais simples.

Mas, o que há de diferença entre o GNOME, Unity, KDE, Fluxbox, LXDE, XFCE, Openbox, etc?

Apenas questões como praticidade, flexibilidade e performance... escolha e use.

Tutoriais:

http://forum.imasters.com.br/topic/287110-manuais-guias-e-documentacoes-para-usuarios-linux/

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw cara, me ajudou bastante, depois disso acredito que eu vá usar "ubuntu puro", mas talvez teste o mint tb, mas sua explicação me fez entender melhor sobre o mundo linux e indiretamente me ajudou a escolher uma distro, ainda não eh certeza pois vou testar os 2, mas já ajudou, vlw :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Há várias opções com interface gráficas:

Ubuntu - GNOME/Unity

Kubuntu - KDE

Lubuntu - LXDE (mais leve)

Xubuntu - Xfce (mais leve)

Além das distribuições "temáticas":

Edubuntu - GNOME, customizada com software educativos.

UbuntuStudio - Xfce, customizada com softwares multimídia.

Existem outras, mas apenas estas são as distribuições mantidas pela Canonical (responsável pelo Ubuntu).

Escolher Kubuntu, Ubuntu ou outra, não importa, você pode ter GNOME e KDE no mesmo sistema. No inicio da sessão (login) você poderá escolher qual será inicializado. Isto acaba gerando um desperdício de recurso, afinal, você terá 2, 3 ou 4 interface gráficas instaladas, ocupando espaço no disco. Logo vai acabar usando apenas uma, as demais você vai instalar para teste e, provavelmente, vai eleger esta uma para ser o seu padrão.

Se você quiser fazer um test-drive antes de "queimar" o CD/DVD, baixe as ISOs e rode/instale em máquina virtual, desta forma você instala o sistema operacional da ISO direto, sem precisar gravar e já tem uma ideia do funcionamento do sistema. Recomendo VMWare Player ou VirtualBox para virtualização em desktop.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu optei pelo ubuntu quando voltei a usar linux ano passado por 2 motivos simples:

Queria ver o que essa distribuição tinha de bom que todo mundo falava além de ser baseado no debian;

Precisava de uma sistema descomplicado, pois o foco era aprender a mexer no hadoop, e depois migrar gradualmente todo meu ambiente de desenvolvimento para o linux.

Gostei do ubuntu pela proposta que ele tem, a facilidade de uso e instalação de programas (a central de programa é algo muito prático para quem não quer ou não sabe usar a linha de comando), a interface unity me agradou por não ser uma interface imitando o windows ou o mac.

Se for pra ficar num sistema operacional que imita outro, fico logo no outro que é mais fácil.

Instalei o hadoop, vi como é e tals mas não tinha nenhum projeto interessante para usa-lo, então ele ficou quietinho até uns 30 dias atras quando pintou um projeto interessante :)

Migrei todo o meu ambiente para o linux, o que no meu caso não foi nenhum trauma, afinal usava e ainda uso o firefox como navegador padrão, leitor de e-mails é o thunderbird, Gimp para editar imagens, inkscape para editoração gráfica (é igual ao corel draw), filezilla como cliente ftp, mysql e suas ferramentas (mysql query browser, mysql admin e mysql workbench) como banco de dados padrão, java para desenvolver para android, eclipse como ide de desenvolvimento padrão, e claro, o php como linguegem server sided, qbittorrent para baixar uns torrents, uso o player padrão do ubuntu (banshee) para musicas, Empathy para poder logar no gtalk/msn.

Estou muito satisfeito com essa distribuição e não pretendo mudar de distribuição tão cedo.

Em casa, o sistema operacional padrão no meu micro é Ubuntu, e nem uso mais o windows.

Até mesmo para programar em ASP, eu escrevo os scripts e testo-os no servidor de hospedagem do site que usa essa linguagem.

Para todos os novos projetos que venho pegando, estou usando o php.

Compartilhar este post

Link para o post

Legal cara, to com muita vontade de começar a usar linux, na verdade tinha tentado a uns 3 meses atrás, mas não investi muito tempo e como tinha pressa pra praticar php e não havia conseguido instalar o netbeans eu acabei desistindo, mas pelo pouquissimo contato que tive com ele posso dizer que gostei, mas dessa vez quero investir mais, talvez até aprender shell script :)

Tava vendo e a customização do ubuntu é quase que infinita, não é que nem o windows 7 que você customiza umas coisinhas e pronto, que nem por exemplo aquela janelinha de opções quando você clica com o botão direito do mouse em algum lugar, queria customizar, tinha até possibilidade, mas tentei diversas vezes e não deu certo, isso no windows 7 eu digo, já no ubuntu pelo que eu vi ele é bem ilimitado quanto a isso, tava vendo naquele site planeta ubuntu(ou algo assim :P ) e tem cada tema tezao(no bom sentido viu :lol: ).

Tava conversando hoje como meu professor do modulo de ajax do curso de php avançado, tipo, o cara é fan e entusiasta de linux, ele tava contando que meche com linux desde 1995, que naquela instituição de tecnologia a Impacta, n sei se vcs conhecem, ele que fundou o curso de linux lá, ele disse que ensinava linux puro mesmo, sem usar nenhuma distro, que os alunos saiam de lá formados e com a suas próprias distros, só que depois a instituição fez parceria com a redhat, dai ele falou que virou uma bagunça e saiu de lá, pq os cara preferiam um curso baseado numa distro do que o linux puro, então tava conversando com ele, dai contando que vou baixar o ubuntu pra conhecer melhor e que por enquanto não quero instalar na minha máquina, dai ele falou isso, pra mim baixar e instalar o virtualbox e rodar o linux nele, usar assim até conhecer e me adaptar bem.

Tenho mais umas duvidas:

- Qual o melhor programa pra usar skype no ubuntu ?

- Ouvi falar que o ubuntu 12 vai permitir trocar entre gnome e unity, é verdade isso ?

- Caso eu instale o ubuntu na minha máquina, na hora que for escolher qual so usar eu queria deixar o ubuntu lá embaixo e o por padrão(o primeiro da lista) o windows ficar selecionado, como eu faço ?

- Me falaram tb que eu podia instalar o ubuntu como se fosse um aplicativo windows, então quando eu não quisesse mais usar era é só desinstalar pel opainel de programas do windows como se faz com qualquer outro programa, mas queria saber como faço e se isso é recomendado.

Vlw por enquanto :clap:

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho mais umas duvidas:

- Ouvi falar que o ubuntu 12 vai permitir trocar entre gnome e unity, é verdade isso ?

- Caso eu instale o ubuntu na minha máquina, na hora que for escolher qual so usar eu queria deixar o ubuntu lá embaixo e o por padrão(o primeiro da lista) o windows ficar selecionado, como eu faço ?

- Me falaram tb que eu podia instalar o ubuntu como se fosse um aplicativo windows, então quando eu não quisesse mais usar era é só desinstalar pel opainel de programas do windows como se faz com qualquer outro programa, mas queria saber como faço e se isso é recomendado.

Acho que tem versão do skype pra linux.

Pelo que sei, o ubuntu permite trocar o gerenciador grafico em qualquer versão.

A versão 12 vem com o unity por padrão, que inclusive tem muitas melhorias.

Durante a instalação, existe a opção de qual partição será a padrão do boot loader.

Eu vi isso sobre o aplicativo, mas não fui atrás, pois essas coisas sempre podem dar pau beeemmm naquela hora que não poderia, e o sistema vai rodar mais lento pelo que entendi.

Prefiro separar uma partição e instalar ela lá e rodar com dual boot.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá...

Como o Vinicius já disse, tem versão do Skype para Linux.

Desde que o Ubuntu adotou o unity que é possível escolhe se vai usar o gnome-shell ou o unity. Ou seja, atualmente isto já é possível. A versão do Ubuntu usa o GNOME e roda o unity como padrão, mas você pode escolher usar o gnome-shell sem problemas.

O Vinicius já respondeu, é possível também fazer esta customização depois que os sistemas já estão instalados. Alterando um arquivo de configuração, não lembro se da pra fazer pela interface gráfica, tem que ler sobre isto.

O nome deste aplicativo é WUBI. Se não estou enganado ele esta presente no CD padrão. Quando você esta no Windows e insere o CD do Ubuntu, o WUBI é executado, como um autorun de qualquer outro programa para Windows, daí você pode instalar.

Compartilhar este post

Link para o post

Hmmm, legal, vcs teriam um link explicando como alterar a ordem de boot ?

enquanto não respondem vou tentar achar no youtube, se encontrar edito colocando link do video, vlw por enquanto :D

EDIT:

eu achei esse aki:

Comandos:

sudo su
(neste momento será requisitada senha do root)
cd /etc/grub.d/
mv 30_os-prober 09_os-prober
mv 20_memtest86+ /root/
update-grub

Minha duvida é:

- No meu caso seria Ubuntu 11 e Windows 7 ulimate 64 bits, os comandos seriam os mesmos ou muda algo ? se sim, oque muda ?

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, antes de tudo, você deve tomar bastante cuidado com esses comandos.

O uso incorreto pode interromper a inicialização de ambos os sistemas, isto pode ser reparado com o uso de um LiveCD ou pendrive com um Linux, pois se você mover o arquivo errado, há grandes chances desse problema ocorrer.

O procedimento é este mesmo, seja bastante criterioso.

Compartilhar este post

Link para o post

hmmm, mas então posso digitar igualzinho como estar ali que não vai dar problema e vai funfar neh :upset:

Compartilhar este post

Link para o post

beleza, muito obrigado :D

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.