Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rafaelcrvs

Obter Clientes

Recommended Posts

Olá,

Eu estou prestes a lançar um portal para cadastro de estabelecimentos, porém meu medo antes de começar é não conseguir cliente, pois estes portais ja existem, mas percebi

que o layout dos mesmos é bem pobre, bem básico, já o meu está bem bonito, e tem as mesmas funcionalidades. Percebi também que o preço que o portal cobra para cadastrar os estabelecimentos é mais alto do que o valor que eu quero propor.

Nestes portais, os estabelecimentos possuem msn e telefone, vocês acham uma boa oferecer o produto pelo msn oferecendo um menor preço do serviço?

Como obter os primeiros clientes?

Abraços,

Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como obter os primeiros clientes?

Pesquisa de mercado.

Já fez ?

O mercado que deseja atingir comporta outro concorrente ?

O que o seu produto pode oferecer de diferencial ?

Esse diferencial é do interesse do anunciante ?

Não adianta dizer que seu site é mais bonitinho que o do concorrente que isso não cola para o lojista, o que ele quer é resultado.

Qual retorno o seu produto irá gerar para o seu cliente ?

Esse retorno justificará o investimento por parte do cliente ?

Já fez uma pesquisa pelos eventuais termos buscados no nicho que deseja atingir ?

Quais os resultados ?

De 10, 20, 30, 100, ..., pesquisas, quantas apontam para o mesmo concorrente ?

Os clientes desse concorrente o que acham do serviço ?

Está satisfeitos com o resultado ?

E por ai vai, enquanto você não tiver dados sólidos nas mãos, será tudo achismo, e iniciar um empreendimento com base no achismo é certeza de fracasso.

Colocando agora a minha opnião pessoal sobre isso, eu acho esses portais de cadastro uma tremenda furada, tanto para o possível cliente, quanto para quem deseja se lançar nisso.

Esses portais funcionaram muito bem até 2005/2006 no máximo, depois começou a perder espaço para outras formas de divulgação e localização da loja da pessoa que anuncia nisso.

Se digitar loja do ze na minha cidade, o google já mostra na pagina de resultados o endereço ou o telefone da loja, muitas vezes ambos, e eu nem precisei clicar no link que aponta para o portal (quando é um portal) para saber isso.

Além disso, tem a questão de como a loja do zé será exibida nesse portal, eu vou ter que clicar em links infinitos ou ter uma sincope visual para saber apenas o endereço e o telefone ?

E se eu digitar a loja do zé no google mapas não será ainda melhor ?

Entenda, existem atualmente várias formas de obter a informação que antes só através desses portais poderia achar normalmente.

Não seria mais interessante (lucrativo) oferecer um serviço diferenciado como criação de paginas para esses lojistas com opções de indexação nos principais mecanismos de busca, redes sociais, etc... ?

E um consequente serviço de manutenção dessas paginas, seja inserindo ofertas e promoções, seja melhorando o conteúdo existente para ganhar mais relevância na busca ?

Compartilhar este post

Link para o post

Vinicius, na verdade o meu site nao e de loja, e de acompanhantes, eu nao disse antes por que sei la, fiquei meio assim...=/

mas para esse publico, o que tu acha interessante?

Obrigado pela atencao.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que continua na mesma. Faça antes uma pesquisa de mercado, veja se o projeto tem futuro antes de começar a investir nele.

Eu tenho a mesma opinião do Vinicius. Estes sites não valem a pena.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eu entendi. Mas o princípio é o mesmo: anúncios, certo?

Então o que o Vinicius falou continua válido.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, anuncios, eu penso isso tambem, mas por exemplo, se nao tem nenhuma cliente, eu vou anunciar o site vazio? =/

entende?

eu tava olhando os precos aqui pra por no jornal, mas sem ninguem acho que fica complicado, nao acha?

obrigado mais uma vez.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, é complicado e é isto o que eu e o Vinicius estamos falando. Primeiro faça uma pesquisa de mercado, avalie todas as possibilidades, veja se realmente vale e pena investir no projeto.

Como disse o Vinicius, enquanto você não tiver dados concretos na mão, ficará só na base do achismo, e seguindo neste rumo você não chegará a lugar algum.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi, perfeito, eu sigo o raciocinio de voces, o que eu mais faco e acessar os sites e pesquisar e analisar bem, realmente o que sera de atrativo no meu sera um recurso a mais que irei colocar e o preco bem menos que da concorrencia, com melhor qualidade. Outra coisa e fazer promocoes no primeiro mes.

Esta parte dos primeiros clientes e bem complicado. Mas tu acha valido eu pegar o contato das clientes dos outros sites e apresentar o produto no msn ou telefone?

Essa e a duvida...COMO chegar ate o cliente.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, vejamos, se eu fosse abrir um sacolão (quitanda, horti-fruti...) me deparo com 2 perguntas iniciais:

Onde vou abrir ? e de onde vou pegar legumes frutas e verduras frescas e de qualidade ?

Não posso abrir o negócio num local que tenha pouco ou nenhum movimento.

E também não posso ir no supermercado comprar as frutas para vender no meu sacolão.

Ou vou comprar do produtor ou vou no ceasa comprar.

O mesmo ocorre contigo, onde seu cliente está ?

Trabalha por conta ou para um estabelecimento ?

E se firmar parcerias com o estabelecimento ?

Tipo, x% de desconto para quem trabalha no estabelecimento x, y, z nos 2 ou 3 primeiros meses de lançamento do site ?

Quem trabalha por conta tem x% de desconto se indicar outras 2 pessoas que não são clientes do site e passarem a ser....

E por ai vai, existem várias formas de captar o cliente no inicio, mas você tem que conhecer muito bem o seu cliente, o que ele procura, o que ele quer, oferecer o mesmo que os outros te agrega o que ?

Porque vou me tornar um cliente seu, se você faz as mesmas coisas que os outros ?

Pelo preço ?

Se fosse só o preço, não existiria publicidade nos mais variados tipos de veículos com os mais variados preços, veja, 30 segundos na televisão equivalem a quantos anúncios no jornal ?

Mas porque continuam a existir anúncios na tv ?

Porque a emissora entrega algo a mais, algo diferente, que a emissora concorrente não entrega, e isso pode ser um prazo mais longo para o pagamento, um relatório mais detalhado, uma atenção a mais, uma forma mais respeitosa de tratar o cliente....

Como pode ver, existem muitas variáveis e ao pesquisar melhor, com mais profundidade, você vai encontrar coisas que a concorrência não da a devida atenção ou não faz, e é nisso que você tem que ser diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Vinicius, voce me fez pensar mais alem :) de verdade.

Voce tem toda razao, o X da questao esta no diferencial, em recursos a mais que meu cliente tem que ver no meu produto.

Mas ai vem uma outra questao: Voce acha valido negociar por telefone, email, msn ao inves de ir pessoalmente?

Com esas conversa ate me animou, nao tinha pensado em descontos, parceirias e coisas do genero :)

Obrigado meu querido.

Compartilhar este post

Link para o post

Vinicius, o que VOCÊ acha interessante em um site deste tipo? Eu coloquei um CHAT, uma recurso que os outros não tem, aonde os clientes e estabelecimentos poderão interagir diretamente com o público. O que mais você acha interessante colocar para agradar um estabelecimento desde tipo e uma cliente deste tipo? :)

Compartilhar este post

Link para o post

as dicas e conselhos são o suficiente

Para a sua questão no post #12, a resposta é "pesquisa de mercado".

Você pode fazer por conta própria ou contratar serviços profissionais.

Opinião pesssoal, coloque a cabeça para fora da caixae enxergará um universo de oportunidades.

você parece estar com a cabeça na parte técnica e visual do website.

Coloque a visão no modelo de negócios.

Chat ? humm...

Pense por exemplo, na questão jurídica, licensiamentos, advogados, etc.

Prestação de serviços, segurança, qualidade, responsabilidades.

Somente nesses aspectos, se conseguir fazer bem feito, se sobressairá a maioria dos concorrentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.