Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

paulojuchem

[Resolvido] Até que ponto usar javascript?

Recommended Posts

ATENCAO: para que o seguinte faca sentido, assuma que compatibilidade entre o codigo e os navegadores é 100%, mesmo que nao seja, apenas assuma que funcione como o esperado e sem qualquer ajuste para que tenha que funcionar.

Trabalho com php+ zend a algum tempo, resultado muito bom, gosto de como minha linguagem trabalha server-side. Tenho la meus modelos, controladores e utilizo smarty para gerenciar templates, até ai nada de mais. Ultimamente, tenho reduzido as templates a quase nulo, mal utilizo o smarty para escrever algo, o javascript toma conta de tudo gracas ao JSON. Formularios, grids, validadores, menus, botoes, tudo, absolutamente tudo sai do meu amigo javascript. Jquery me auxilia um pouco na tarefa. Estou com planos de abandonar por completo a engine de templates e utilizar somente o javascript para gerar qualquer coisa que o meu cliente ve, seguindo um conceito de JAVA. faco a classe de botao. por exemplo, a de formulario, etc, e adiciono elementos a estes objetos pelo javascript, como utilizo os objetos para controlar a aplicacao no lado do cliente, o html fica super limpo, sem trezentos IDS espalhados por tudo que é canto.

O que eu ganho com isso? bom, obviamente a navegacao fica muito mais rapida, ja que quaisquer requisicoes para o servidor sao feitas por JSON, dados do banco vem por json tambem, nao ha necessidade de recarregar telas, etc. a aplicacao fica super dinamica, do meu ponto de vista.

Bom, depois de tudo isso, noto que meus arquivos JS tem uns 10 kb cada, haha...fora as coisas que sao puxadas das libraries.

Pergunta: Isso é bom? até onde isso é bom? no futuro, sera que eu preciso de um computador com 5 processadores core i30 ou o javascript é leve? eu acompanhei todo o consumo de memoria da aplicacao, nao vi diferenca alguma...

alguem me diz se isso faz sentido?

aceito publicacoes, qualquer coisa para que eu possa ter uma base e saber se compensa investir nisto.

Thanks comrades.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é bom?

Depende do que você está desenvolvendo. Se for uma aplicação como GMail, então pode ser bom sim. Se for um site, então Não é bom!

até onde isso é bom?

Se estiver fazendo um site dessa forma, então simplesmente não é bom!

no futuro, sera que eu preciso de um computador com 5 processadores core i30 ou o javascript é leve?

Para esse uso, Javascript é leve o suficiente para não lhe causar problemas.

Se estiver desenvolvendo um site, não faz sentido.

aceito publicacoes, qualquer coisa para que eu possa ter uma base e saber se compensa investir nisto.

Certamente, o primeiro documento que você deverá pegar para ler é a própria especificação :seta: http://www.ecma-inte...ds/Ecma-262.htm

Vou citar alguns fragmentos:

4. Visão geral

Essa seção contém uma visão geral, não normativa, da linguagem ECMAScript

ECMAScript é uma linguagem de programação orientada a objetos para realização de cálculos e manipulação computacional de objetos em um ambiente computacional. ECMAScript como definido aqui não se destina a ser computacionalmente auto suficiente, na verdade, não existem disposições nessa especificação para entrada de dados externos ou de saída de dados calculados. Em vez disso, espera-se que o ambiente computacional de um programa ECMAScript proporcione não apenas os objetos e outras facilidades descritas nessa especificação, mas também certos objetos específicos do ambiente computacional, cuja descrição e comportamentos estão fora do âmbito da presente especificação, exceto para indicar que eles podem fornecer certas propriedades que podem ser acessadas e certas funções que podem ser chamadas através de um programa ECMAScript.

Uma linguagem de script é uma linguagem de programação que é usada para manipular, customizar e automatizar as facilidades de um sistema existente. Nesses sistemas, funcionalidades úteis já estão disponíveis em uma interface de usuário, e a linguagem de script é um mecanismo para expor tal funcionalidade ao controle do programa. Dessa forma, o sistema é dito como provedor de um ambiente para objetos e suas facilidades, que completa as capacidades da linguagem de script. Uma linguagem de script é destinada ao uso de ambos, programadores profissionais e não profissionais.

ECMAScript foi projetada originalmente para ser uma linguagem de script web, fornecendo um mecanismo dar vida à páginas web em navegadores e para realizar cálculos de servidor como parte de uma arquitetura cliente-servidor baseada na web. ECMAScript pode fornecer recursos de script em seu core para uma variedade de ambientes, e, portanto, o core da linguagem de script é especificado no presente documento independentemente de qualquer ambiente em particular.

;)

Compartilhar este post

Link para o post

Faço minhas palavras a de João

Só não fica puxando tanto script para sua página, e pior, de vários frameworks diferentes!

Compartilhar este post

Link para o post

obrigado joao batista e ted, vou analizar o ecma.

so para constar, a aplicacao deste conceito de criar tudo no JS é para sistemas web ou paineis de administracao de sites.

t+, vlw a ajuda pessoal

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.