Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Motta

Trabalhadores da Foxconn ameaçam cometer suicídio

Recommended Posts

Trabalhadores da Foxconn ameaçam pular de edifício em protesto por salários, na China

Eles argumentam que foram transferidos de fábrica e, agora, ganham menos

 

FOXCONN-EARNINGS-GCFHIGHL.1.jpg.png

Funcionários da Foxconn posam em letreiro na fábrica de Shenzhen, no sul da China Reuters

 

TAIPEI - Vários funcionários de uma fábrica chinesa da Foxconn, a principal fornecedora de mão de obra para a Apple, ameaçaram pular do terraço de um edifício durante um protesto por melhores salários, apenas um mês depois que as duas empresas anunciaram um grande acordo para melhorar as condições de trabalho nas linhas de montagem chinesas.

 

A manifestação ocorreu em uma das fábricas da Foxconn na cidade de Wuhan. A empresa emprega mais de 1,2 milhões de funcionários na China, que montam iPhones e iPads, entre outros produtos eletrônicos.

 

Cerca de 200 trabalhadores participaram do protesto, segundo um grupo ativista de Hong Kong. Mas a companhia se recusou a dizer quantos empregados participaram do episódio e disse que ninguém havia saltado.

 

Um porta-voz da Hon Hai Precision, razão social do grupo Foxcoon que tem ações na Bolsa, disse que o protesto foi realizado por novos empregados da fábrica e estava relacionado a mudanças do local de trabalho. Mas não se trata de uma greve ou paralisação, acrescentou.

 

- A questão foi resolvida depois de algumas negociações envolvendo os departamentos jurídicos e de recursos humanos, e do governo local - disse Simon Tsing, em Taipei.

 

A Apple e a Foxconn, maiores empregadoras do setor privado na China, concordaram em corrigir as infrações sobre condições de trabalho e melhorar o ambiente oferecido nas fábricas, recentemente.

 

O acordo ocorre quase dois anos depois que uma série de suicídios de empregados em fábricas da Foxconn chamaram a atenção sobre as más condições de trabalho na China e geraram críticas sobre a produção de produtos Apple - voltados para o mercado de alto custo - às custas de maltrato aos trabalhadores chineses e de baixos salários.

 

A Apple disse na terça-feira que seu lucro líquido no segundo trimestre fiscal quase dobrou, com um salto nas vendas do iPhone, superando de longe todas as expectativas do mercado para seus resultados.

 

Enquanto isso, o Centro de Informação para os Direitos Humanos disse que uma das reivindicações dos trabalhadores era de que ganhavam menos em Wuhan do que em seus trabalhos anteriores para o mesmo grupo. Os funcionários só voltaram a trabalhar depois que a polícia interveio.

 

Protestos globais contra a Apple ocorreram após a notícia de que, em 2010, houve uma série de suicídios nas fábricas da Foxconn, no sul da China. A Apple concordou com uma investigação da Fair Labor Association, um órgão independente, para tentar reduzir as críticas de que seus produtos são fabricados em más condições de trabalho.

Apple e Foxconn também concordaram em aumentar os salários dos trabalhadores. Cerca de 159 milhões de funcionários migrantes em toda a China tiveram um aumento salarial médio de 21,2% em 2011, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas do país.

 

No início de janeiro, a Foxconn viveu uma situação semelhante também na província de Wuhan em que funcionários ameaçavam um suicídio em massa. Os cerca de 300 trabalhadores que fizeram o protesto teriam se revoltado por causa da possibilidade de a linha de montagem local ser encerrada e eles precisarem ser transferidos para outra unidade da Foxconn. A crise terminou sem violência por causa de um acordo, mas 45 funcionários foram demitidos. Os revoltosos trabalhavam na linha de montagem do console de videogame Xbox, da Microsoft.

 

No Brasil, onde a Foxconn também tem fábricas e inicia a produção nacional de iPads e iPhones, o Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, no interior paulista, avaliam providências tomadas pela companhia após uma ameaça de greve por reclamações como a falta de espaço na linha de montagem e das condições de transporte e alimentação oferecidas pela empresa. Nos últimos dias, faltou água na unidade, o que comprometeu as refeições.

 

Fonte : O Globo

 

_____________________________________________

E tem gente achando que ter estas fábricas é

"Ciência e Tecnologia" ...

_____________________________________________

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lá tem muita produção por conta da mão de obra barata mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rafael, o buraco lá é mais embaixo.

Não existe liberdade política, sindical etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendo, mas pular de 1 prédio não ira resolver o problema.

 

 

Acredito que se todos os interessados lá resolvessem fazer alguma manifestação, o governo por mais rigido que seja, não iria fuzilar a todos.

Os outros países cairiam matando em cima da China.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A coisa lá na China não é fácil, acredite.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.