andrenx 0 Denunciar post Postado Maio 1, 2012 Olá, pessoal preciso de uma help! tenho esta função exibe minha da que esta no banco de dados da seguinte maneira: Dia/Mês/Ano gostaria de adicionar Dia da Semana a partir do meu banco de dados alguém poderia me ajuda. <? if($limite != "1"){ $data=explode("-",$dados[data]); echo "$data[2] de "; } if($data[1] == "01"){ echo "Jan";} if($data[1] == "02"){ echo "Fev";} if($data[1] == "03"){ echo "Março";} if($data[1] == "04"){ echo "Abril";} if($data[1] == "05"){ echo "Maio";} if($data[1] == "06"){ echo "Junho";} if($data[1] == "07"){ echo "Julho";} if($data[1] == "08"){ echo "Agost";} if($data[1] == "09"){ echo "Setem";} if($data[1] == "10"){ echo "Outub";} if($data[1] == "11"){ echo "Novem";} if($data[1] == "12"){ echo "Dezem";} echo" de $data[0]"; ?> Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Daniel o rei 14 Denunciar post Postado Maio 1, 2012 Você quer pegar o dia da semana a partir da data? Você pode pegar o timestamp com mktime. $ts = mktime(0,0,0,$mes,$dia,$ano); Você precisa dividir esse número pela quantidade de segundos que tem um dia.(60*60*24). $tddiv = $ts / (60*60*24); Agora você tem a quantidade de dias de 1 de janeiro de 1970 até essa sua data. 1 de janeiro de 1970 foi uma quinta. Então use o operador módulo para pegar o resto da divisão da quantidade de dias por 7. $diadasemananum= $tddiv % 7 ; para saber qual é o dia da semana: switch($diadasemananum){ case 0: echo "quinta feira"; break; case 1: echo "sexta feira"; break; case 2: echo "sabado"; break; case 3: echo "domingo"; break; case 4: echo "segunda feira"; break; case 5: echo "terça feira"; break; case 6: echo "quarta feira"; break; } Não se tem uma função para fazer isso, mas você pode fazer uma. Não sei se intendi corretamente Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
andrenx 0 Denunciar post Postado Maio 1, 2012 Daniel o rei, Seria basicamente isto 01/05/2012 - Foi a data que o post foi cadastrado no BD, ai quero exibir ele 01 de Maio de 2012 Terça-feira no BD a data esta salva da seguinte maneira: 2013-04-21. Nome da Tabela: data - Tipo date - Padrão: 0000-00-00. Meu PHP e muito fraco.. ainda estou fazendo curso, mais queria muito saber como fazer isto, você teria como explicar mais simples :thumbsup: Eu Até tentei fazer como você falou mais quando não deu erro aparece assim: 02 de Maio de 2012 quinta feira Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Daniel o rei 14 Denunciar post Postado Maio 1, 2012 Daniel o rei, Seria basicamente isto 01/05/2012 - Foi a data que o post foi cadastrado no BD, ai quero exibir ele 01 de Maio de 2012 Terça-feira no BD a data esta salva da seguinte maneira: 2013-04-21. Nome da Tabela: data - Tipo date - Padrão: 0000-00-00. Meu PHP e muito fraco.. ainda estou fazendo curso, mais queria muito saber como fazer isto, você teria como explicar mais simples :thumbsup: Eu Até tentei fazer como você falou mais quando não deu erro aparece assim: 02 de Maio de 2012 quinta feira Eu testei: <?php $dia= 2; $mes = 5 ; $ano = 2012; $ts = mktime(0,0,0,$mes,$dia,$ano);// pega a timestamp dessa data $tddiv = $ts / (60*60*24); // transforma o timestamp em dias, dividindo pela quantidade de segundos de um dia. $diadasemananum= $tddiv % 7 ; // aqui pega o módulo, se for 0 é quinta, 1 sexta... switch($diadasemananum){ // aqui é um switch para descobrir o dia case 0: echo "quinta feira"; break; case 1: echo "sexta feira"; break; case 2: echo "sabado"; break; case 3: echo "domingo"; break; case 4: echo "segunda feira"; break; case 5: echo "terça feira"; break; case 6: echo "quarta feira"; break; } ?> E funcionou. edit: Com um switch você pode obter o nome do mês. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
andrenx 0 Denunciar post Postado Maio 1, 2012 Daniel, Resolvido agora sim.... apenas alterei.. de $dia= 2; para $dia= $data[2]; Muito Obrigado mesmo.. :clap: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites