Ir para conteúdo
Apenas Eu

Valor de logotipo. A partir de quanto mesmo?

Recommended Posts

Olá!

esta minha questão já deve ter sido considerado diversas vezes por aki. Mas eu pesquisei e não mais encontrei.

Eu sei que o preço da criação de logotipo vai de acordo com o trabalho, para quem faz e de qual região que trabalho.

Eu gostaria de saber atualmente a partir de quanto, em média, é cobrado um logotipo ou a média do valor por hora que o pessoal cobra. Gostaria apenas de uma base.....

Se fosse avaliar, acho que é o logo que terei que fazer é de dificuldade média.

Obrigado :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

50 reais é? Quanto vale sua hora de trabalho? 1 real?

Apenas Eu, você mesmo já citou os motivos pelos quais não temos como te dar uma base de quanto cobrar.

Como você avalia essa dificuldade? Se você consegue avaliar a dificuldade, acho que consegue avaliar também o tempo que levará para finalizar, certo?

Se você tem tempo em mãos, tente estabelecer um valor/hora para seu trabalho, assim facilitará muito na hora de cobrar. ;)

Abraços

• +1 1

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas Eu

Bom dia!

Como você mesmo disse, existem muitas variáveis que devem ser analisadas.

Existem várias formas de calcular o valor de um produto/serviço. No caso de serviços, em geral é usado um valor/hora.

Mas sendo prático, na minha região e um profissional de nível pleno de criação, cobra em média R$ 120,00 (cento e vinte reais) por hora. Um logotipo bem feito leva em média 8~10h de criação.

Faça as contas.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

R$ 50,00 Um logotipo ? Se eu cobrar R$ 50,00 Uso o dinheiro para comprar um batom, uma saia, e uma bolsa, porque prostituta eu já virei, Realmente o valor varia de região para região, de cliente para cliente, se você gastar 8h para criar um logo para um logotipo para um Sr de alta classe, e gastar 2 dias para criar um logotipo de um padeiro de um baixo pequeno, isso não significa que para o logotipo do padeiro deve se cobrar mais, Avalie seu trabalho, Avalie suas qualidades, e cobre pelo seu serviço, também não saia por ai achando que é o Good Of Design cobrando super caro, um bom diálogo e uma boa estratégia poder melhorar a sua relação com o cliente, tente sempre antes saber quanto o cliente quer investir na sua empresa, isso beneficia ambos os lados, pois assim você pode ver o serviço que melhor se enquadra, pelo preço do cliente e o que ele necessita. Lembre-se sempre, Quem compra por preço de banana, ganha serviço de macaco. o/

Em breve eu estarei fazendo um tópico com a minha opinião sobre esse tema "polêmico" <_<

Compartilhar este post

Link para o post

A parte mais "chata" da criação de logotipos é a identificação visual... quando você já tem a ideia de como fazer, o trabalho flui normalmente. Os preços podem variar de acordo com o tempo de exposição do produto ou se ele é famoso na sua região. Se a empresa que o contratou tiver muitos clientes, logo, seu logotipo será mais visualizado e receberá mais críticas e/ou elogios. Quanto mais original for (diferente de todos os que você tentou buscar inspiração), mais caro ele poderá ser.

Att;

Igor Carvalho

Compartilhar este post

Link para o post
R$ 50,00 Um logotipo ? Se eu cobrar R$ 50,00 Uso o dinheiro para comprar um batom, uma saia, e uma bolsa, porque prostituta eu já virei,

:clap:

--

se você gastar 8h para criar um logo para um logotipo para um Sr de alta classe, e gastar 2 dias para criar um logotipo de um padeiro de um baixo pequeno, isso não significa que para o logotipo do padeiro deve se cobrar mais

Veja, existem N formas de criar um valor pelo trabalho criado. Afinal, você cobra pelo valor do trabalho, pelo valor da disponibilidade, pela criação ou pelos 3 juntos? Há profissionais que cobram pelo "trabalho" manual que teve. Outros, cobram pelo tempo despendido na execução deste serviço. E existem ainda os que vendem a criatividade. Claro que, de certa ótica, o ideal é você buscar o equilíbrio entre estes três. Entretanto, nem sempre essa fórmula será a ideal. Veja que não estamos falando de um produto físico. Não estamos, por exemplo, vendendo um pendrive... bem mais simplificado em avaliar um valor (claro, sem questões filosóficas e Marx... senão o tópico fica sem fim...heheh); e sim um serviço. Um serviço. E um serviço, na sua forma básica, se baseia em tempo, dificuldade, resultado final... enfim, quantas variáveis forem possíveis aplicar. O que podemos fazer, num primeiro momento, é basear um valor/hora que resulte um norte. Este valor/hora deve estar incluso: custos fixos, previsão de custos variáveis, lucro, taxa de depreciação de patrimônio, investimentos...

Veja: você quando fecha um trabalho prevê uma certa carga horária que irá 'gastar' para fazer determinado serviço. 10h = R$ 1.200,00. Se o cliente aprovou o orçamento e você gastar 16h, o prejuízo é seu. Simples. Se você gastar 8h... bem, já consegui ser bem claro.

Abraços!

Editado por T.Colucci

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, não sou designer, sou programador backend. Mas gostaria de dar minha opinião.

Existe cliente de R$50,00 e cliente de R$50,000. Cabe a você, baseado em sua experiência, focar no público que você quer atingir

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tbm levo em conta o "peso" da marca no mercado...um exemplo extremo é usar a mesma base de calculo para orçar o redesenho do logo da coca-cola e o do joão da padaria, pra mim isso não faz sentido.

Compartilhar este post

Link para o post
Redesenho do logo da coca-cola e o do joão da padaria, pra mim isso não faz sentido.

Se você faz o redesenho da logo da coca-cola, então mais do que certo que você não faz o do 'joão da padaria'. É um exemplo descabido de realidade, o que, por si só não deve ser levado em consideração.

E mais: Você não pode alterar o valor de um serviço 'porque um cliente pode pagar mais ou pagar menos'. Isso é absolutamente incompatível. O valor é um para o serviço. Se você contrata uma empresa para limpar sua piscina ela irá cobrar o mesmo valor que cobraria de um Eike Batista, desde que a piscina e serviços (limpeza, manutenção e etc) sejam compatíveis. A mudança de valores "de acordo com a cara do cliente" é errada e anti-ética. Não conheço nenhum profissional / agência sérios e de renome que faça(m) tal prática. O que eles podem fazer, para um cliente de maior poder de investimento, é oferecer MAIS serviços, MAIS estratégias, MAIS ferramentas o que assim, faz 'engordar' o valor investido.

Faça cálculos: estime seus custos variáveis, seus impostos, coloque no papel seus custos fixos, a depreciação de patrimônio, estime um lucro. Entenda lucro != faturamento. A partir daí você terá um norte para ver qual valor da sua hora/trabalho e por fim, mensurar um valor para seu trabalho.

É chato. É, muito. Mas É assim que funciona! :)

Abraços!

Editado por T.Colucci
  • +1 3

Compartilhar este post

Link para o post

Se você faz o redesenho da logo da coca-cola, então mais do que certo que você não faz o do 'joão da padaria'. É um exemplo descabido de realidade, o que, por si só não deve ser levado em consideração.

Então no seu ponto de vista um profissional que presta serviços para multinacionais não pode trabalhar com empresas de pequeno e/ou médio porte?

Compartilhar este post

Link para o post
Então no seu ponto de vista um profissional que presta serviços para multinacionais não pode trabalhar com empresas de pequeno e/ou médio porte?

No meu ponto de vista uma empresa/profissional que presta serviços para multinacionais trabalha quase, senão exclusivamente, com estas contas. Quando uma empresa monta uma estrutura de custo de R$ 1 milhão / mês, acredito ser muito difícil buscar clientes de R$ 1.000,00.

Estes, em geral, são atendidos por agências/profissionais que focam neste nicho.

Abraços.

• +1 1

Compartilhar este post

Link para o post

Já eu prefiro não limitar...A empresa pequena de hj pode ser tornar a multinacional de amanhã, e se eu puder fazer parte desse crescimento desde o início, melhor pra mim.

Compartilhar este post

Link para o post
Já eu prefiro não limitar.

Uma séérie de fatores influenciam na escolha de um nicho de mercado escolhido como target. Não é simples.

--

A empresa pequena de hj pode ser tornar a multinacional de amanhã

Sem dúvida alguma, ninguém disse o contrário.

--

O que estamos discutindo, antes de tudo, diga-se, é a mensuraçao de valor / trabalho.

Deve existir um coeficiente que permita uma empresa/profissional sobreviver (e viver) de forma a ter lucro e sem ser injusto com nenhum cliente, seja de maior poder de investimento, seja menor.

Até o momento, o valor/hora tem se destacado.

Gostaria de saber quais métodos vocês usam! Vamos tentar centrar neste tópico e conseguir crescer com estas informações.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Esse post resume bem meu ponto de vista e acho que pode ajudar: Clique aqui

Pelo que li, duas observações básicas:

1. Ele disse mais ou menos o que falei antes. Se a Mercearia da Dona Maria te liga para querer um logotipo, então você já está atuando neste nicho de mercado. De forma direta ou indireta, mas está.

2. Esse papo de

O que você pretende fazer para melhorar o mercado do design no Brasil?
soa mais como utopia-pseudo-ativista em prol, de algo, que, convenhamos, novamente, é fora da realidade. O fazemos para melhorar o mercado do brasil é aumentar o nível dos trabalhos fundamentais. Essa prática social da coisa nada tem a ver com negócios, afinal, você, como profissional autônomo também é uma 'micro-empresa'. It's not personal, is business...

Mas, como foi dito no próprio post, existem formas de se contornar: facilitando o pagamento aumentando o numero de parcelas ou fazendo algum tipo de permuta. É o que eu, pessoalmente, faço: prefiro parcelar em 20x do que diminuir o valor. O trabalho/tempo despendido será o mesmo. E, após pagar o valor correto, a empresa dá muito mais valor a sua marca, ao seu conceito.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
E, após pagar o valor correto, a empresa dá muito mais valor a sua marca, ao seu conceito.

Acho que este é o ponto.

Antes de tudo as pessoas precisam entender que uma marca - e a criação dela - não é só um desenho e o nome da empresa (isto você faz em 5 minutos e cobra 5 reais).

Uma marca é o nome da empresa, como ela será vista no mercado e como será lembrada pelos clientes e concorrentes.

Inclusive isto é algo que você deve fazer seu cliente compreender, pois para ele é só um "desenhinho" qualquer.

Bom, este não é o assunto do tópico, o assunto é preço, mas deixo o link de um vídeo interessante sobre o assunto.

Falando agora sobre valor e como saber quanto cobrar, eu, primeiramente, assumo: eu não sei cobrar. Ainda.

Concordo 100% com o Tiago. A melhor forma de cobrar é baseando-se no tempo. Mas, pelo menos para mim, o problema continua, pois não sei definir exatamente o tempo gasto na criação.

Acho que neste caso não tem muita solução, além de especular um tempo (lembrando sempre de manter uma margem de erros).

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.