Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Diegus Miestro

Hospedando site da empresa na empresa

Recommended Posts

Olá, possivelmente o website da empresa virá para um servidor da empresa. Como eu sou responsável pela criação, manutenção e atualização do website, provavelmente ficarei também pela configuração da hospedagem do mesmo porém somente sei criar sites >.<

Alguém poderia me fornecer algum norte sobre instalação e configuração de servidor de hospedagem em ambiente Linux com Apache2, PHP5 e Mysql.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não recomendaria isso.

Uma Intranet tudo bem, afinal apenas a empresa acessarão. Ocasionalmente, se houver IP Fixo, os funcionários também.

Mas um site deve possuir uma infraestrutura preparada para receber vários acessos diários. Mesmo que seja apenas um site simples, com projetos realizados, página de contato e etc., eu duvido que um PC comum, mesmo que mais potente, seja o mais adequado.

Mas principalmente pelo fato de você ter dito não ter conhecimento na área. Não querendo te desmerecer, afinal com tempo e prática você pode até se tornar um Administrador de Redes e Servidores, mas num primeiro momento, você tem de pensar na segurança dos dados da empresa.

São diversos fatores, muitos deles até técnicos, os quais nem todo mundo pode implementar com a mesma destreza que um Administrador de Redes.

Há algum empecilho com um host online?

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, é que o responsável daqui queria colocar tudo aqui mesmo na empresa.

Usamos servidores Dell e temos servidor de acesso a internet com Firewall e blacklist, temos servidor de arquivos, assim os documentos não são gravados na máquina que o funcionário está usando e sim no próprio servidor de arquivos e um servidor de backup que faz backups de 2 em 2 horas automaticamente e tudo funcionando com Debian Squeeze, uma distribuição linux.

Apenas o website está hospedado fora, porém a empresa em que hospedamos sai do ar de vez em quando. Eu diria que trazer a o website para cá é mais um desafio pessoal do que praticidade, mas se o chefe quer tem que fazer.

Fora que o programador daqui, que também é um dos que configurou a rede quer isso. Sei que é um trabalho grandioso e muita responsabilidade, mas poderemos conseguir.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Tarde,

Bem Diegus, sem rodeios, instalar um ambiente web com as aplicações que quer

é uma tarefa relativamente fácil:

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Ambiente-LAMP-no-Debian

Com as dicas diretas relatadas no post acima, conseguirá montar seu servidor.

Configurar os serviços harmoniozamente entre sí é outra história. Não há como

descrever os passos de configuração de um servidor Web sem estar de frente com ele.

Alguns conceitos básicos sobre os serviços (Apache, php, MySQL e etc) podem ser

encontrados no Google. Com um pouco de persistência conseguirá resolver seu

problema, sem dúvida.

Apenas como bem ressaltado pelo nosso amigo Bruno, em um ambiente "para-profissional"

as coisas nem sempre funcionam como esperado. A Alta Disponibilidade é o que se

espera de um servidor Web, e isso só pode ser conseguido em um DataCenter.

Qualquer dúvida estamos aí

Att

Lucas

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.