Lukito 0 Denunciar post Postado Maio 17, 2012 Bom dia colegas. Sou contador, mas gosto da área de programação e TI. Já brinquei com HTML e algumas coisinhas em PHP, mas nada de mais. Venho através deste solicitar ao conhecimento de vocês, qual seria a melhor linguagem para criação de um sistema, que iria me auxiliar aqui, para marcar informativos transmitidos, vigências e etc... mas eu preciso que seja Desktop, para poder deixar ao lado do icone do relógio, para colocar também lembretes aos funcionários (sistema multi-usuário). E gostaria que fosse em um DB que pudesse ser acessado via WEB... Agradeço as respostas !! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vinicius Ianni 189 Denunciar post Postado Maio 17, 2012 Bom, primeiro você precisará definir quais as suas necessidades e o que deseja que o sistema faça/ofereça. Se pensar num sistema web-based, você pode usar o trio php-mysql-apache para ter um sistema relativamente simples de usar e que suporta multiusuarios sem muita complicação. Se prefere um sistema desktop baseado no windows, ai uma saida interessante seria usar delphi ou visual basic e a base de dados ser o mysql já que deseja que o banco de dados precisa ofercer suporte a web. Mas note que a maioria dos bancos de dados existentes podem ser integrados pela linguagem server-sided que escolheu (php, asp, phython, etc..) claro que cada uma tem as suas limitações. Pessoalmente, eu faria o sistema usando php e mysql para ser acessado pelos navegadores, independente se é via intranet ou internet. Isso poupará tempo e muito retrabalho ao criar 2 versões do mesmo sistema (desktop e web). A vantagem de usar php e mysql é que são amplamente aceitos nos serviços de hospedagens, e com isso fica mais fácil encontrar um serviço que se encaixe no seu orçamento. Falei acima sobre o apache, que é para o caso de querer ter um servidor para acesso local apenas, mas tudo dependerá dos requisitos do sistema, talvez usar um servoço de hospedagem para permitir o acesso pela web pode ser melhor do que apenas pela intranet. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Lukito 0 Denunciar post Postado Maio 17, 2012 Bom dia Vinicius. Muito obrigado pela resposta. A princípio, como havia mencionado, eu preciso que ele fique minimizado no tray, então acredito que deva pender para esse lado do Delphi. A questão do acesso via Web, não seria para as mesmas funções, e sim, apenas para consultas dos dados armazenados, ai então eu acredito que vá bem de PHP. O que acontece é que disponho de pouco tempo para aprender, e o mesmo é difícil para quem não vá usar a programação como trabalho, não é fácil ter dois focos. O Delphi é uma linguagem que dispoe do famoso WYSIWYG ? É possível por exemplo, eu fecha-lo e ele permanecer no Tray ao lado do relógio ? Obrigado !! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vinicius Ianni 189 Denunciar post Postado Maio 17, 2012 Quando programava com deplhi, era possivel determinar posição de botões, formulários e diversos paineis em seu editor WYSIWYG, mas o que cada um faria (ação de botão, por exemplo) era definido programaticamente. É possivel determinar o comportamento da aplicação, se será exibido numa janela, tray ou serviço. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Beraldo 864 Denunciar post Postado Maio 17, 2012 a melhor linguagem é aquela com que você está mais familiarizado. Há frameworks que agilizam ainda mais o desenvolvimento, como o CakePHP (para PHP), o Rails (para Ruby) e o Django (pra Python). Sobre a versão desktop, você realmente precisa dela? Com que objetivos? Se for só pra mandar notificações, poderia manter só o sistema web e mandar essas notificações via email, por exemplo. O Python, por exemplo, tem fácil integração com Web e Desktop. Pode ser uma boa escolha :) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Lukito 0 Denunciar post Postado Maio 18, 2012 a melhor linguagem é aquela com que você está mais familiarizado. Há frameworks que agilizam ainda mais o desenvolvimento, como o CakePHP (para PHP), o Rails (para Ruby) e o Django (pra Python). Sobre a versão desktop, você realmente precisa dela? Com que objetivos? Se for só pra mandar notificações, poderia manter só o sistema web e mandar essas notificações via email, por exemplo. O Python, por exemplo, tem fácil integração com Web e Desktop. Pode ser uma boa escolha :) Bom dia. Então, o que acontece é que a informação é de vital importancia, e tem que ser repassada instantaneamente, sem depender do funcionário ter de lembrar-se de verificar a mesma. Quando cadastrar o lembrete, queria que o mesmo virasse um pop-up na tela. Quanto a questão Desktop, só tenho opção pela mesma para manter o sistema sempre aberto no Tray, pois via web teria que deixar o navegador aberto, e muitas vezes os funcionários nem se ligam, e acabam fechando. A parte web que me interessa é a de acessar relatórios apenas, não de utilizar o programa. Pelo menos, a princípio não tenho essa intenção. A linguagem eu não conheço nenhuma, até por que não sei programar em nada. Só sei lidar com HTML e pouca coisa em PHP, e isso não vai me ajudar no meu objetivo, apenas vai clarear um pouco as ideias. Prefiro uma linguagem de fácil aprendizado, que possa desenvolver essa aplicação, e que me deixer ter o DB na núvem, se assim eu preferir no momento. Obrigado pelas respostas :) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites