Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Thiago Moraes

[Resolvido] Usar classes e includes

Recommended Posts

Estou tentando entender como funciona classes e OO e me surgiu uma dúvida: E se ao invés de criar classes eu trabalhar com includes? sem instanciar, criar funções, só criar o código e incluir em páginas específicas, quais seriam as desvantagens?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

no caso dependendo da função, você teria q ter muitos paramentros de entrada alem da repetição deles. pense em uma funçaõ para inserir, autualizar, deletar e listarTudo. você sempre teria q passar a conexão para essas funçãoes.

Compartilhar este post

Link para o post
Só com funções não é possível tirar proveito dessas características

Na verdade, usando funções não terá como aproveitar NADA de Orientação a Objetos, pois uma função NÃO é, e impossível existir uma instância / objeto, além do mais, com funções você não fará nada além de código totalmente procedural, o que é indiferente de separá-los por arquivos (supondo que seja suas ações do sistema). Mas não quer dizer que, você tem uma classe, e métodos, significa que está programando em OO. E possível fazer algoritmos procedurais dentro dos métodos (é obvio), mas aí não faz muito sentido, então prefira função. OO é arte, e difícil! Hahaha

Compartilhar este post

Link para o post

no caso dependendo da função, você teria q ter muitos paramentros de entrada alem da repetição deles. pense em uma funçaõ para inserir, autualizar, deletar e listarTudo. você sempre teria q passar a conexão para essas funçãoes.

Nesse caso eu crio um include específico pra cada ação, seja inserir , atualizar etc, e chamo na página que eu achar necessário.

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse caso eu crio um include específico pra cada ação, seja inserir , atualizar etc, e chamo na página que eu achar necessário.

Nem quero imaginar como seria a manutenção de um sistema desse. Creideuspai! :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
usando funções não terá como aproveitar NADA de Orientação a Objetos

Discordo quando você diz 'NADA'. Um dos conceitos de OO é a reutilização de código. Uma função é o menor fragmento de reutilização de código. Logo, ambos se complementam. Entretanto, você não utilizará todos os benefícios de uma programação OO.

A definição (segundo a wikipedia) de uma função (sub-rotina):

- a redução de código duplicado num programa;

- a possibilidade de reutilizar o mesmo código sem grandes alterações em outros programas;

- a decomposição de problemas grandes em pequenas partes;

- melhorar a interpretação visual de um programa;

- esconder ou regular uma parte de um programa, mantendo o restante código alheio às questões internas resolvidas dentro dessa função;

Ao assunto pertinente: definitivamente (e já foi discutido MUITO aqui no fórum) não há 'algo' melhor entre OO e programação procedural. Ambos possuem suas vantagens e desvantagens.

Não há nada que te impeça de programar utilizando includes, se bem estruturado, a aplicação manterá um certo nível de 'abstração' e não perderá seu valor comparado com uma programação OO.

Muitos dizem que um código OO é melhor estruturado.... Definitivamente não pode-se comparar. São conceitos diferentes, técnicas diferentes e soluções diferentes para um mesmo problema.

Já ouvi falar que código procedural é desorganizado. Isso é mentira. Utilizo uma frase que li aqui mesmo no fórum, só não lembro aonde: "Quem cria um código desorganizado e mal feito em programação procedural, vai criar igualmente feio em OO".

A sua única desvantagem é que, você não estará pensando em OO. Apenas estará pensando em programação procedural. E o interessante é conhecer bem ambos os mundos. E depois utilizar o que você gostar mais ou que te atender melhor nos seus problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

se for usar funções crie arquivos com função q tenha algo em comum. por exemplo...

sql.php

function ConectarDB($db, $user, $pass, $host){

$link = mysql_connect($host, $user, $pass);
  $db = mysql_select_db($link,$db);
  return $db;
}

function InsertPessoa($db, $pessoa){
 $sql = "insert .....";

if(muysql_query($sql){ 
   return true;
 }else{
   return false;
 }

}

utils.php

function ConverteDataBR($data){
  $data = explode("-",$data);
  return $data[2] ."/". $data[1] ."/". $data[0];
}

function DiaUtil($data){
...
return ...
}

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho conhecimento básico de php e definitivamente não to gostando muito de OO, muito trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

garanto pra você q da mais serviço trabalhar com funções rs

Compartilhar este post

Link para o post

Não há nada que te impeça de programar utilizando includes, se bem estruturado, a aplicação manterá um certo nível de 'abstração' e não perderá seu valor comparado com uma programação OO.

Gostei desse ponto de vista. Caso ninguém tenha um contra-argumento este tópico está resolvido.

Compartilhar este post

Link para o post

Só não pense que será mais fácil fazer de forma procedural. Será, digamos que, tão difícil quanto. Você vai errar, vai refazer, vai dizer que é impossível. Basicamente vai suar a camisa.... E vai aprender. Esse é o ponto mais importante.

Também não quero dizer que não deve programar OO. Pelo contrário, incentivo você e a todos os programadores. Tente tanto proceduralmente quando OO. Te abrirá os horizontes a novas perspectivas. O melhor programador é aquele quer está sempre aprendendo. No nosso mundo, também devemos conhecer o lado 'negro' da força.

Compartilhar este post

Link para o post

Já estou batendo cabeça com procedural há algum tempo, quando achei que estava entendo algo fui dar uma pesquisada em OO e desanimei. Estou aprendendo a programar mais por necessidade do que por gosto, por isso vou dar um tempo em OO por enquanto.

Compartilhar este post

Link para o post

Não existe motivação maior, para se aprender, do que gostar de programar. Nem sempre um excelente retorno financeiro, pode compensar o prazer em digitar algumas linhas de código...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.