Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Gabriel Philipe

[Resolvido] Aparecer nome do usuario logado

Recommended Posts

Olá,

Eu terminei um curso do dreamweaver, e nele aprendi um pouco sobre php. Em uma etapa do curso eu criei um sistema de autenticação de usuario. Até aki tudo bem, mas eu gostaria de como eu faço para que quando o usuario logar, e for levado para a pag. protegida apareça assim: Bem vindo (nome do usuario).

No banco de dados tenho tabelas de id, nome, usuario e senha, eu gostaria de pegar o nome do usuuario na tabela "nome" assim que o usuario loga. Já pesquisa no google e encontrei varios resultados aki no IMaster, mas pesquisei no meu smartphone, quando pesquise no pc ñ encontrei nenhuma das pags. que encontrei antes.E so mas uma pergunta, vcs acham que é dificil criar junto com o sistema de login uma pag. de perfil do usuario?

Obrigado desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

vamos por parte...

por exemplo qndo você faz a autenticação do usuariovc verifica no banco o login e a senha ne...

se confere tu segue a diante se não bate tu retorna erro ne?!

caso seja isso, basta tu add na tua consulta q faz a validação a coluna de nome

e passar ela pra uma session por exemplo

ai la na tua tela de boas vindas tu só vai colocar o echo dessa session.

e sobre a tela de perfil nada mais é doq os dados do usuario correto?

ai tb é só cunsultar no banco a onde você tem essas informações e exibir na tela.

qualquer duvida posta ai...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Eu entendi a lógica mas na verdade eu não sei como fazer isso. Está tudo certo, eu até tentei fazer mas aparece so o prmeiro nome cadastrado, ou seja o do Administrado.

O codigo para colocar o echo da session é este?

<?php echo $_SESSION['MM_Username'] ?>

E qual é o para colocar a session? Se ñ for poste o codigo se possivel para mim.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu entendi a lógica mas na verdade eu não sei como fazer isso. Está tudo certo, eu até tentei fazer mas aparece so o prmeiro nome cadastrado, ou seja o do Administrado.

O codigo para colocar o echo da session é este?

E qual é o para colocar a session? Se ñ for poste o codigo se possivel para mim.

Obrigado.

Quando você fizer a sua verificação no banco de dados e autenticar, logo antes de redirecionar a página você pode fazer isso:

session_start();
$_SESSION['username'] = $usuario; //sendo $usuario o que você tinha
header("Location: index.php"); //Redirecionou

Agora na página index.php você faz:

session_start();
$usuario = $_SESSION['username']; //pronto, sua variavel será a que ele utilizou para logar
echo $usuario;

Era isso que queria?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara você precisa entender a lógica e depois os comandos...

você quer selecionar os dados do cadastro de quem está logado no sistema certo ?

então como fazer isso ?

primeiro você precisa selecionar estes dados, mas como fazer se já existe varioas?

a forma mais certa é o ID ou algum campo que não se repetira como em alguns caso é o e-mail. mas para não complicar vamos manter a linha de raciocinio em cima do ID.

então entra a parte do conhecimento basico do PHP e interação com MYSQL.

primeiro vamos criar uma variavel que ira receber o comando dado pelo banco de dados. ela se chamara query, e depois passa as instruções do banco ficando assim.

$query = mysql_query("SELECT * FROM usuarios");

beleza selecionamos todos os registros que existe dentro da tabela usuarios mas você quer somente 1 então adicionamos uma condição no caso a do ID.

$query = mysql_query("SELECT * FROM usuarios WHERE usu_id = 5");

bem aqui nos selecionamos o registro de ID 5, a pegunta é como selecionar um registro da pessoa que acabo de logar?

para isso vamos precisar da ID dessa pessoa, no caso esse valor vai ser passado de alguma forma de uma pagina para outra, a forma mais utilizada é pela URL onde pegamos via GET...

exemplo

www.site.com.br/perfil.php?id=4

maravilha agora temos dentro do GET ID o valor 4 agora vem outra duvida como pega esse valor?

no teu script logo no inicio você vai criar uma variavel que ira pegar esse valor ficara assim.

$id = $_GET['id'];

pronto pegamos o valor 4 do id no metodo get e jogamos para dentro da variavel id

agora nossa consulta no banco de dados ficara assim.

$query = mysql_query("SELECT * FROM usuarios WHERE usu_id = $id");

agora já estamos selecionando um registro pela id da url, então agora é só imprimir na tela com isso requer um outro parametro do PHP e MYSQL no caso vamos armazena todos os campos da tabela em uma unica variavel array.

$array = mysql_fetch_array($query);

so analisando o código acima. variavel array recebe os valores dos campos da tabela que foi selecionanda na query $query.

para mostra é muito simples é os trabalhar com o nome dos campos.

echo $array['usu_nome'];

echo -> imprmir na tela / mostrar

o código assima diz, mostre o valor da variavel array no campo onde tem a coluna do nome no seu banco de dados, no exemplo eu criei uma coluna de usu_nome no banco de dados usuarios assim ele vai mostrar o nome do usuario.

Entendeu ??

Compartilhar este post

Link para o post

Cara você precisa entender a lógica e depois os comandos...

você quer selecionar os dados do cadastro de quem está logado no sistema certo ?

então como fazer isso ?

primeiro você precisa selecionar estes dados, mas como fazer se já existe varioas?

a forma mais certa é o ID ou algum campo que não se repetira como em alguns caso é o e-mail. mas para não complicar vamos manter a linha de raciocinio em cima do ID.

então entra a parte do conhecimento basico do PHP e interação com MYSQL.

primeiro vamos criar uma variavel que ira receber o comando dado pelo banco de dados. ela se chamara query, e depois passa as instruções do banco ficando assim.

$query = mysql_query("SELECT * FROM usuarios");

beleza selecionamos todos os registros que existe dentro da tabela usuarios mas você quer somente 1 então adicionamos uma condição no caso a do ID.

$query = mysql_query("SELECT * FROM usuarios WHERE usu_id = 5");

bem aqui nos selecionamos o registro de ID 5, a pegunta é como selecionar um registro da pessoa que acabo de logar?

para isso vamos precisar da ID dessa pessoa, no caso esse valor vai ser passado de alguma forma de uma pagina para outra, a forma mais utilizada é pela URL onde pegamos via GET...

exemplo

www.site.com.br/perfil.php?id=4

maravilha agora temos dentro do GET ID o valor 4 agora vem outra duvida como pega esse valor?

no teu script logo no inicio você vai criar uma variavel que ira pegar esse valor ficara assim.

$id = $_GET['id'];

pronto pegamos o valor 4 do id no metodo get e jogamos para dentro da variavel id

agora nossa consulta no banco de dados ficara assim.

agora já estamos selecionando um registro pela id da url, então agora é só imprimir na tela com isso requer um outro parametro do PHP e MYSQL no caso vamos armazena todos os campos da tabela em uma unica variavel array.

$array = mysql_fetch_array($query);

so analisando o código acima. variavel array recebe os valores dos campos da tabela que foi selecionanda na query $query.

para mostra é muito simples é os trabalhar com o nome dos campos.

echo $array['usu_nome'];

echo -> imprmir na tela / mostrar

o código assima diz, mostre o valor da variavel array no campo onde tem a coluna do nome no seu banco de dados, no exemplo eu criei uma coluna de usu_nome no banco de dados usuarios assim ele vai mostrar o nome do usuario.

Entendeu ??

Olá,

Só uma pergunta, neste codigo o "usu_id" é o nome da tabela no BD?

E aqui o "usu_nome" oque, o nome não deveria ser chamado por uma variavel?

echo $array['usu_nome'];

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Só uma pergunta, neste codigo o "usu_id" é o nome da tabela no BD?

E aqui o "usu_nome" oque, o nome não deveria ser chamado por uma variavel?

Obrigado.

Sim é o BD.

Não... Teste esses comando que eu te passei que vai dar certo pois eu utilizo isso e da certinho

E se você quizer que apareca outro nome é so subusituir o usu_nome por outra coisa, sobrenome, endereço, cep, qual quer coisa

Faz esses topicos que te flei e me fala se deu ou nao.

Só mais uma coisa

o usu_id é um campo do meu BD , coloke a coluna que você fes no seu .

Compartilhar este post

Link para o post

Lastdark,

Funcionou certinho, deu tudo certo. Faleu cara.

beleza, agora se você quizer pode usar a mesma funçao para aparecar outros dados

Só acrescenta o dado que esta na sua BD

echo $array[' só colokar o nome da sua coluna aki que ele mostrara']; 

Caso você crie outra pagina é so fazer o mesmo processo que te ensinei :)

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.