Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

João Prado

Palestras de TI para leigos

Recommended Posts

Bom dia pessoal.

 

 

Estamos com um projeto aqui na empresa de ministrarmos palestras de TI para os colaboradores "comuns", com temas direcionados às possíveis necessidades e problemas que eles podem encontrar nesta área.

 

 

De início eu penso nestes temas, mas gostaria de opiniões sobre estes e sugestões de outros temas que possam ser importantes.

 

 

Temas

 

Redes sociais - conceitos gerais / principais redes sociais e suas utilidades / boa e má utilização;

 

Segurança - conceitos gerais sobre segurança da informação / como se prevenir / o que fazer se tiver algum problema relacionado a segurança;

 

Compras pela internet - como funciona / como avaliar se o fornecedor é confiável / como reclamar e fazer exercer seus direitos;

 

 

 

Eu penso nestes 3 temas como principais, lembrando que os participantes são leigos e o objetivo das palestras é informar e conscientizar o pessoal sobre temas importantes, tanto na empresa, quanto fora.

 

 

 

Sugestões? Opiniões?

 

 

Abraços

João Prado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia João,

 

Algumas sugestões para inspirar outros temas:

 

Assuntos sobre como manter a "saúde" do computador em casa: Antí-vírus, limpeza, organização da área de trabalho, quando levar na assistência técnica, porque formatar a máquina, instalação e desintalação de programas.

Assuntos que podem ajudar no dia-a-dia: Diferença de arquivos word x pdf, como abrir, como converter. Quando usar ou como ler arquivos excel, ppt, bloco de notas.

Se usam email na empresa: Cronograma de tarefas, agendamento de reuniões, compartilhamento de arquivos (não enviar vídeo de 30mb por email por exemplo).

 

Bom projeto!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu descartaria Redes Sociais.

 

Quem usa, aprende a usar meio que por inércia. Pode não saber o que está fazendo, mas acaba conseguindo de uma forma ou de outra.

 

E quem não usa, tem seus motivos e não vai ser uma palestra que vai incentivá-lo a usar.

 

No lugar, porém, seria interessante abordar de forma geral as boas e más práticas na Internet, corporativa ou não.

 

No contexto do assunto sim abordar as redes sociais,mas nada tão específico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi Bruno, realmente focar apenas em redes sociais não acho interessante, é melhor mesmo abrir mais o tema para falar da internet em geral.

 

 

O intuito de falar sobre o tema não é nem incentivar a usar / não usar, mas sim mostrar as melhores formas de participar das redes sociais sem que haja um prejuízo pessoal/profissional para a pessoa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Emails

__Uso de Cópia Oculta

__Maliciosos

__Spam

__Correntes

__Emails falsos

__Etc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu Motta, eu pensava em falar sobre e-mails, pois é muito utilizado aqui, mas não sabia o que falar hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E, claro, não pode faltar a boa e velha ética profissional com a Internet corporativa.

 

Sempre vai haver mais um que vai querer abrir um ---ô-zinho no meio do expediente. Ou aquele que vai querer jogar Angry Birds no Chrome (acho que eu tenho culpa nesse ponto :P)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.