Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Patrick Corrêa Muniz

[Resolvido] Resolução de problema com algoritmo visualG

Recommended Posts

Boa noite caros amigos.

Esse é meu primeiro tópico, então peso desculpas se eu fizer algo errado por aqui.

 

Bem, estou desenvolvendo um algoritmo no VisuAlg de um cadastro do usuário.

A idéia e simples, pega as informações do usuário e no final uma pergunta (Deseja finalizar o cadastro? (Sim ou Não)

Se sim apresentar uma mensagem dizendo (Cadastro finalizado com Sucesso) senão ele não faz nada por enquanto.

A dificuldade está no seguinte problema, em algum campos terá o * (asterisco) que simboliza que aquele campo e obrigatório seu preenchimento.

 

Após os preenchimentos e o usuário digitar Sim na pergunta final o algoritmo deverá fazer uma verificação para ver se esses campos foram digitados (Independentemente do que foi digitado, por enquanto), Se Sim ele procede aparecendo a mensagem (Cadastro finalizado com Sucesso), senão ele fala que existem campos que não foram preenchidos.

 

Comecei desenvolvendo o seguinte algoritmo:

 

var
nome, endereco, fim : Caractere
inicio
Escreval ("Olá, coloque as informações abaixo, itens com asteristico são obrigatórios")
Escreval ("--------------------------Informações Básicas ----------------------------")
Escreva("Nome completo*: ")
leia (nome)
Escreval ("-----------------------Endereço Residencial---------------------------------")
Escreva ("Endereço* (ex: Rua Tocantins, Av padre adolpho rohl...): ")
leia (endereco)
Escreval ("Deseja Finalizar cadastro? (Sim ou Não)")
Leia (fim)

Se (fim = "Sim") e (endereco = "rua" ) entao
escreval ("casdastro finalizado com sucesso!")
Senao
escreval ("Cadastro não pode ser efetuado por falta de campos preenchidos")
fimse

fimalgoritmo

 

Bem, o problema por agora é na questão do

(endereco = "rua" )

eu queria saber se é possível que o visualg verifique se foi digitado alguma coisa no campo endereco, independentemente do que for, mas eu não sei fazer isso. Se eu definir manualmente no caso "rua" e na hora de executar o algoritmo digitar "rua" ele funciona. Agora se eu digitar qualquer outra coisa ele não funciona, ou seja não fica verdadeira a condição "e".

 

Se alguém poder ajudar eu agradeço muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apesar de ninguem resolver o meu problema eu consegui com muita pesquisa.

 

Na verdade eu estava enxergando a resolução do problema de uma maneira errada.

 

O que fiz foi utilizar a estrutura

enquanto

do VisualG para resolver o problema

 

Fiz assim:

 

Enquanto endereco <= "" faca
Escreval ("Campo nescessita de pelo menos 1 caractere, digite o campo endereço novamente")
leia (endereco)
endereco <- endereco + ""  // É nescessario que ele atribula "" para não entrar loop infinito
fimenquanto

 

Enquanto a condição não for satisfeita, ou seja endereço maior que 1 ele não para de apresentar a mensagem de erro.

 

Fica a dica para que tiver esse problema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.