Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

João Batista Neto

Hangout sobre Padrões de Arquitetura

Recommended Posts



Padrões de arquitetura, com Alexsandro Pereira, Rodrigo Nery, Miller Medeiros, Rodrigo Moyle, Rafael Sobreira Braga, Leonardo Alberto Souza e João Batista Neto.

Links:

Princípios de separação http://lostechies.com/derickbailey/2012/06/04/anders-hejlsberg-is-right-you-c... http://butunclebob.com/ArticleS.UncleBob.PrinciplesOfOod http://en.wikipedia.orgi/wiki/Separation_of_concerns Single Responsibility Principle: http://www.objectmentor.com/resources/articles/srp.pdf

Separação de comportamento http://stevenclark.com.au/2007/09/22/content-presentation-behaviour/ http://www.alistapart.com/articles/behavioralseparation

HMVC, MVC, MVP, etc.. http://net.tutsplus.com/tutorials/php/hvmc-an-introduction-and-application/ MVVM, MVP, MVC: http://geekswithblogs.net/dlussier/archive/2009/11/21/136454.aspx http://weblog.jamisbuck.org/2006/10/18/skinny-controller-fat-model http://codeigniter.com/user_guide/images/appflowchart.gif http://imasters.com.br/artigo/18900/desenvolvimento/entendendo_o_pattern_mode...

Tiers, Layers http://pranshujain.wordpress.com/2006/09/15/layers-and-tiers/ http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms998478.aspx

http://lostechies.com/derickbailey/2012/06/04/anders-hejlsberg-is-right-you-c...
http://butunclebob.com/ArticleS.UncleBob.PrinciplesOfOod
http://www.objectmentor.com/resources/articles/srp.pdf

Miller Medeiros 00:24
http://lostechies.com/derickbailey/2012/06/04/anders-hejlsberg-is-right-you-c...

Alexsandro Pereira 00:25
SRP

João Batista Neto 00:26
http://butunclebob.com/ArticleS.UncleBob.PrinciplesOfOod

Alexsandro Pereira 00:26
http://www.objectmentor.com/resources/articles/srp.pdf

João Batista Neto 00:29
REP - The Release Reuse Equivalency Principle - The granule of reuse is the granule of release.

CCP - The Common Closure Principle - Classes that change together are packaged together.

CRP - The Common Reuse Principle - Classes that are used together are packaged together.

Alexsandro Pereira 00:29
http://en.wikipedia.org/wiki/Separation_of_concerns

João Batista Neto 00:35
PDF dos princípios: http://www.objectmentor.com/resources/articles/granularity.pdf

Leonardo Alberto Souza 00:46
http://stevenclark.com.au/2007/09/22/content-presentation-behaviour/
http://www.alistapart.com/articles/behavioralseparation

Alexsandro Pereira 00:56
SPA http://en.wikipedia.org/wiki/Single-page_application

Miller Medeiros 01:01
https://github.com/requirejs (organization members)

Rodrigo Nery 01:07
http://net.tutsplus.com/tutorials/php/hvmc-an-introduction-and-application/

Rodrigo Nery 01:12
http://geekswithblogs.net/dlussier/archive/2009/11/21/136454.aspx

João Batista Neto 01:19
Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro colocaram uma escada e sobre ela um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria (gelada mesmo) nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancadas, batiam sem cessar.
Passado mais algum tempo, nenhum macaco tentava subir mais a escada, apesar de ser tentadora a visão da sua fruta predileta que vislumbra com abundância tão próxima de seus olhos. Então, os mesmos cientistas substituíram um dos cinco macacos. A primeira coisa que o pobre macaco fez foi subir a escada para colher as belíssimas bananas, sendo retirado de lá imediatamente pelos outros sob forte chuva de pancadas, surrando-o sem dó nem piedade.
Depois de algumas surras, o novo integrante assimilou a idéia do grupo e não tentou mais subir a escada, apesar de continuar lambendo o beiço cá debaixo.
Um segundo macaco foi substituído, e o mesmo aconteceu, tendo o primeiro macaco substituído participado com alegria e entusiasmo do corretivo que o grupo impôs ao segundo integrante substituído, o pobre novato.
Um terceiro macaco foi trocado, e repetiu-se o fato. E assim fizeram com o quarto, e , finalmente com o quinto e último dos veteranos sendo substituído todo o grupo.
Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse chegar às bananas.
Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: "Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui."

Miller Medeiros 01:33
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teste_de_integra%C3%A7%C3%A3o

Share this post


Link to post
Share on other sites

Alobah! Bacana o video. Sou beginner em programacao para web mas estudei e entendi o mvc semana passada e hoje ficou claro que eu realmente entendi a ideia.

 

Tenho uma duvida e gostaria que me direcionassem.

Um amigo me chamou para ajuda-lo a fazer um site tipo vitrine e para depois tornar-se e-commerce. So um problema. A modelagem de dados. Apos a normalizacao das tabelas ele mudou para ficar mais flexivel na hora de montar os menus e disse que na minha tabela de produtos nao deveria existir tantas chaves estrangeiras, etc...

Procurei na internet melhor praticas para modelagem das tabelas quando utilizar poo e o paradigma mvc . Encontrei NoSQL, NewSQL, modelagem multidimensional OLAP, etc, e percebi que nao sairei do lugar. A duvida e a seguinte, gostaria de saber como procurar a seguinte informacao: Dependendo da arquitetura e o paradigma de programacao, quando deveriamos ou nao utilizar modelagem relacional e se nao qual outro tipo de modelagem? Ainda, se e melhor ser "flexivel", em quais partes de um projeto podemos ser "flexiveis"? Para poo e mvc programar bottom-up ou top-down? Voces utilizam UML para modelar as classes e as tabelas, MER?

 

(isso por que essa e apenas a vitirine/catalogo da pagina inicial..)

 

 

Bom, nao sei se ficou claro obrigado pela atencao!

Share this post


Link to post
Share on other sites

×

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.