Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Hijack

[Resolvido] Login acesando dados de varias tabelas

Recommended Posts

Boa tarde pessoal, tenho seguido de perto alguns tutoriais do forum para esclarecer duvidas pelo que me tem ajudado e muito.

 

Sou autodidata em programação php e comecei agora a estudar mysql mas agora cheguei a um ponto de estagnação e não estou a ver como resolver o problema. Possivelmente até será algo tão simples e eu nem estou a ver.

 

Criei um site e uma base de dados para uma escola e agora quero criar a pagina de login para os pais dos alunos, que após efectuarem o login e entrarem na sua conta, a página apresente os dados do seu filho a turma e o nome do professor assim como o desempenho que o aluno tem vindo a ter ao longo de todo o percurso escolar.

 

Tendo em conta que criei as tabelas: (nao sei se de forma correta)

 

tabela pais

 

id_aluno PK

nome_aluno

data_nasimento

nome_mae

nome_pai

usuario UNIQUE

email

senha

 

Tabela turma

 

id_turma PK

num_turma

professor

aluno FK

observacoes

 

Nota: Eu ainda nada percebo de relacionamento entre tabelas

 

A questão aqui é: Se o administrador adicionar comentario na linha (observacoes) da tabela turma, esta por sua vez está relacionada com a tabela (pais). A minha confusão está no facto de quando o admin adicionar dados nas observações, estas estarão visiveis para todos os usuarios? A minha intenção é que cada usuario tenha acesso apenas aos dados dos seus filhos e não aos filhos dos outros obviamente.

 

Possivelmente as tabelas estarão mal relacionadas, ainda á pouco comecei a estudar mysql portato não se assustem, pois ainda sou um completo noob :S

 

Obrigado por qualquer informação que me seja facultada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal uma vez mais,

 

ainda ninguém viu o topico :ermm: se alguém poder ajudar ou indicar-me um modelo parecido, e qual o codigo php correcto para apresentar os devidos dados agradecia.

 

desde já agradeço qualquer ajuda.

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A estrutura não me parece adequada. E se determinados pais tiverem mais de um filho na escola, vai ter de duplicar o registro?

 

Você tem que observar mais o mundo real para representar isso no seus sistema

 

Um casal pode ter mais de um filho e tê-los matriculado na mesma escola (aliás, isso é bem comum, tanto que muitas escolas tem até um sistema de descontos para pais que matriculam mais de um filho). Então você deve ter a tabela pais e a tabela alunos, e um relacionamento entre elas, do tipo "pais -hasMany- alunos. Então está na hora de aprender como fazer relacionamento entre tabelas. Há muitos tutoriais sobre isso na internet, basta googlar.

 

A sua dúvida quanto ao campo 'observações' não faz muito sentido. Se você não quer que ela seja exibida para determinado grupo de usuários, basta não incluir esse campo na consulta.

 

Keep Coding.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, para resolver esse problema EU faria o seguinte.

 

Criaria uma tabela para pais.

 

Criaria uma tabela alunos que recebe o id dos pais (com isso um pai poderá ter vários alunos) e da turma que ele pertence.

 

Criaria uma tabela observacoes que recebe id do aluno(com isso você pode ter várias observações por aluno).

 

Criaria uma tabela turma que recebe id do professor(nesse caso que fiz, a turma só pode ter 1 professor, para fazer a turma receber mais que um, teria que criar outra tabela).

 

Criaria uma tabela professor(nesse caso o professor pode fazer parte de várias turmas).

 

Com essas informações descritas criei a seguinte definição, veja na imagem:

 

bancoc.png

 

Pelo que entendi o que você queria é mais ou menos isso...

 

Tem um ponto que fiquei com dúvida, no seu exemplo você colocou comentário na tabela turma... talvez isso seja para mandar um comentário para TODOS que pertencem a essa turma? Porque do jeito que eu fiz, os comentários vão para um determinado aluno.

 

Bom, espero ter ajudado, qualquer dúvida só mandar mensagem.

Se tiver algo errado, gostaria que o pessoal comentassem, eu fiz esse esboço rápido, talvez não pensei em alguns possíveis problemas.

 

Bom final de semana.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Miguel Oliveira muito obrigado pela ajuda que me deu amigo :)

 

Já estáva eu aqui a desesperar e a pensar em deitar tudo por terra kkk

Eu sei que ainda tenho muito para estudar em relação a mysql e programação, foi como eu disse, sou autodidata e não tenho acompanhamento nenhum neste assunto mas lá vou encontrando suloções com base em livros que compro e tutoriais, vou seguindo os exercicios e é praticando que vou percebendo como funciona, mas por vezes há coisas que me fazem certa confusão e procuro exemplos ou ajuda, um dos locais é precisamente aqui no forum, penso que esta foi a minha primeira duvida que expus a todos.

 

Aqui no pc do trabalho não consigo ver a imagem, pois o pc é do tempo em que o humano ainda não tinha descoberto a roda. Mas em casa vou ver o seu exemplo e direi algo. Desde já muito obrigado por tudo amigo.

 

Bom final de semana

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa que isso, imagino, não é nada fácil a fase de aprendizado, falo isso porque sofro muito com isso.

 

Qualquer dúvida que tiver pode manda aí, tentarei ajudar ;)

 

ps: eu mudei o link da imagem, acho que era por isso que você não estava conseguindo ver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Miguel Oliveira obrigado, já consegui ver e já percebi a lógica do relacionamento entre tabélas, uma vez mais obrigado pela sua ajuda. :) Com base na lógica do seu esquema vou conseguir melhorar a base de dados do meu projecto.

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.