Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Revista INFO

[Resolvido] [Notebooks] Avell G1730 D1HJ é perfeito para gamers

Recommended Posts

À primeira vista, o G1730 parece um equipamento velho: muito grande, espesso e pesado, além de não ter nenhum apelo visual (pra não dizer que é feio, mesmo!). Mas a configuração dessa máquina faz com que ele seja um dos melhores notebooks que já passaram pelo INFOLab.

imagem

Tela de 15,6”Intel Core i7 3610QM 2,2 GHz (Máx. 3,3 GHz - 4 núcleos e 8 threads)16 GB de RAM (DDR3 1333 MHz)HD de 750 GB 5400 rpm SATA II + 120 GB SSD OCZ Vertex3NVIDIA Geforce GT675M + Intel HD Graphics 40004 kgWindows 7 Home Premium (64 bits)1h31min de bateria

 

À primeira vista, o G1730 parece um equipamento velho: muito grande, espesso e pesado, além de não ter nenhum apelo visual (pra não dizer que é feio, mesmo!). Mas a configuração dessa máquina faz com que ele seja um dos melhores notebooks que já passaram pelo INFOLab.

 

Ele tem processador Intel Core i7 3610QM com quatro núcleos de 2,2 GHz e oito threads. A memória RAM é de 16 GB DDR3 1333 MHz. O espaço de armazenamento no disco rígido também é bruto: são 750 GB (5.400 rpm) num SATA II e 120 GB num SSD OCZ Vertex3. A controladora gráfica, uma NVIDIA Geforce GT675M, conta com 2 GB de memória dedicada, além da Intel HD Graphics 4000, que assume o controle nas tarefas comuns. O notebook detonou outros modelos da mesma categoria em quase todos os testes de benchmark (que forçam a máquina a operar no máximo), especialmente nos de vídeo.

 

Benchmark PC Mark 7 (em pontos)

Barras maiores indicam melhor desempenho

 

Avell G1730 D1HJ

4.936

Asus G53SW 3D

3.040

HP Envy 17 3D

2.503

Samsung Série 7 Chronos

1.739

 

 

Benchmark 3DMark 11 (em pontos)

Barras maiores indicam melhor desempenho

 

Avell G1730 D1HJ

17.176

Asus G53SW 3D

2.029

HP Envy 17 3D

1.600

Samsung Série 7 Chronos

1.295

 

 

Esta é claramente uma maquina feita para gamers. Além das configurações poderosas, outras características deixam isso claro: é o caso das setas direcionais indicadas nas teclas WASD e dos LEDs coloridos que iluminam o teclado. As luzes podem ser programadas para piscar e apagar em sequências pré-estabelecidas. Não é algo que influencia no desempenho ou faz diferença na prática, mas o efeito é bonito e comum em computadores desse tipo.

 

Para ver o desempenho na prática, testamos dois jogos pesados: Call Of Duty: Modern Warfare 3 e Crysis. Com todas as configurações no máximo, o Modern Warfare 3 rodou perfeitamente e com uma média de 45 frames por segundo (sendo que uma taxa de 30 frames já é perfeita). Com Crysis, que é um dos jogos que mais exigem da máquina, os resultados também foram excelentes. Na verdade, só o fato de rodar esse jogo já é digno de admiração, mas, além disso, ele o fez na configuração máxima do game sem “engasgar”, só um pouco lento. Mas só percebemos isso ao diminuir as configurações (qualidades gráficas em “High” e anti-aliasing 2x): dessa forma, os movimentos ficam mais perfeitos para quem gosta da jogabilidade, sem perder muito nos gráficos.

 

 

 

 

 

Infelizmente, a tela não é fosca e, apesar de deixar a imagem mais bonita, isso faz com que o monitor vire um espelho em cenas de pouca iluminação, tanto em games como nos filmes. No entanto, essa não é uma característica apenas desta máquina, mas de todas que têm a tela brilhante – o que, aliás, é bastante comum.

 

 

 

A bateria foi outro ponto que nos surpreendeu e está entre as maiores qualidades desta máquina. Por ter duração muito alta para este tipo de computador e, principalmente, para a potência dele, o tempo de 1h31min registrado pelo INFOlab é um novo recorde para a categoria.

 

Duração da bateria em uso intenso

Barras maiores indicam melhor desempenho

 

Samsung Série 7 Chronos

1h43min

HP Envy 17 3D

1h39min

Avell G1730 D1HJ

1h31min

Asus G53SW 3D

1h07min

 

 

Os alto-falantes são da marca Onkyo. Dois estão dispostos logo acima do teclado, inclinados na direção do usuário, e o outro, um subwoofer, foi instalado na parte inferior do notebook. Apesar da equalização pelo software THX TruStudio PRO, a qualidade do som fica bem abaixo do que se esperaria para um computador como esse. Sem a equalização, parece que o notebook está em um tubo. Porém, como normalmente os gamers usam headphones para jogar, isso não deve ser um problema.

 

Quanto às conexões, é difícil achar alguma incompatibilidade. Ele é bastante completo, com quatro USB, sendo três delas 3.0 (uma híbrida com e-SATA) e outra 2.0, um mini FireWire, HDMI, Display Port, DVI e leitores de cartões MMC, RSMMC, SD e Mini-SD, entre outros tipos. Ele também tem portas P2 para fone de ouvido, microfone, saída e entrada ótica e gravador de Blu-ray.

 

 

 

Um ponto negativo é o teclado, que é pouco ergonômico. Há uma pequena elevação em relação às teclas, feita para acomodar os pulsos de maneira confortável. Mas isso não ocorre por causa da espessura da máquina (5,3 cm), que força o usuário a ficar com as mãos inclinadas. Além disso, o acabamento não é arredondado e forma uma saliência que incomoda bastante. As teclas são grudadas e pequenas (especialmente Shift e Enter, que podem ser confundidas), dificultando a digitação. Também há um teclado numérico sem separação do alfanumérico; dá impressão de tudo estar amontoado. Levando em consideração a largura da superfície (41 cm), uma separação pequena entre os dois é possível e muito desejável. Outro ponto que estranhamos é a tecla de atalho Windows do lado direito. O teclado segue o padrão internacional, ou seja, não tem cedilha.

 

 

 

O touchpad é alinhado ao teclado alfanumérico, ou seja, deslocado para a esquerda em relação ao computador. A sensibilidade é boa, mas, nos cantos, o modo scroll trava a ação do cursor e isso ocorreu sem intenção muitas vezes, até nos acostumarmos finalmente com a área. Ele é um touchpad grande e tem dois botões, além de um leitor de biometria. Uma coisa bacana desse leitor é a designação de atalhos: o notebook vem com o software Authentec TruwSuite. Ele permite que, ao passar cada dedo, um aplicativo seja aberto.

 

Outro aspecto que nos surpreendeu no Avell G1730 D1HJ foi o peso. São 4 kg e mais 1 kg da fonte – que, aliás, é muito grande: 8,8 cm x 19,5 cm x 4,6 cm. O próprio notebook é maior que o normal e mede 41 cm x 27,5 cm x 5,3 cm. Essas características, além das configurações, o colocam na categoria de substitutos de desktop – não é impossível carregar um computador desses para uma reunião de negócios, por exemplo, mas, com certeza, não é nada cômodo. Melhor deixá-lo em casa.

 

Veja mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.