Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Luiz Cláudio Pinheiro

Como projetar um novo sistema?

Recommended Posts

Olá pessoal, tudo bem?

 

Recentemente sai da empresa de onde trabalhava por ingressar na universidade. Visto que já desenvolvo à 4 anos, estou acostumado com o trabalho de desenvolvimento e mesmo ainda estando no processo de graduação, minha carreira agrega bastante experiência na área de desenvolvimento web, gerenciamento de servidores e administração de bando de dados.

 

De todo o tempo que desenvolvo, nunca me deparei com a necessidade de documentar por completo a ideia e/ou o próprio projeto para colocá-lo em prática, uma vez que na empresa onde trabalhava, desenvolvia web em projetos relativamente pequenos ou de baixa complexidade para os clientes locais.

 

Mas essa prática de desenvolvimento muda de figura quando pretendemos desenvolver um projeto grande (por ex: um ERP). A minha dúvida é a seguinte: quais os passos a se seguir para organizar as idéias, checar a eficiência das mesmas no projeto e, posteriormente, documentar o projeto?

 

A pergunta parece auto-explicativa, porém esses passos necessitam ser explanados de forma detalhada, definido as técnicas utilizadas por quem já utiliza dessa forma de organização de projetos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Há muitos pontos a serem discutidos.

Procure sobre "business model generation".

Essa frase está em voga.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu costumo me organizar da seguinte maneira:

 

Primeiro eu escrevo as ideias em algum lugar, qualquer lugar, e nestes escritos devem estar contidos:

 

  • O que o programa DEVE ter
  • O que o programa PODE ter (Ideias)
  • O que ele deve ser (Simples, Pequeno, Grande, Complexo)
  • Ideia principal
  • Ideias que não sei como fazer (a serem pesquisadas)
  • Funções extras e anotações
  • Todos os formulários uteis no projeto e o que cada um faz
  • Esboço do banco de dados (caso haja um)

 

Eu utilizo o MS Project 2010 para criar uma lista de coisas que tenho que fazer, mais por organização do que por seguir o cronograma.

 

Depois disso eu me organizo em montar os Wireframes (esboços dos formulários, partes visuais) para poder ver melhor a disposição dos elementos e etc, faço todos os wireframes que meu papel me dá como forms.

 

Depois construo o diagrama de classes do banco de dados (isso já pensando nas rotinas que eu vou ter que usar para faze-las funcionar)

 

Feito isso eu começo a programação da parte visual, adicionando os menus e seus contextos, funcionalidades e funções básicas, algumas imagens e icones e etc.

 

Depois eu passo para o BD, fazendo toda a parte necessária, começando sempre pelo form de usuários (se seu sistema usa login e senha) e vou indo para as outras funções depois.

 

E por fim faço as programações avançadas e termino a parte grafica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.