Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Betoscui

Dicas de Linguagens/ Plataformas

Recommended Posts

Olá,

estou escrevendo um projeto de um advergame para smartphone em formato MMO que utiliza GPS e eventualmente Realidade Aumentada.

 

Gostaria de saber se alguém pode me dar alguma dica sobre qual linguagem seria necessária para poder fazer algo do tipo, pois gostaria de prospectar parceiros ou patrocínios.

 

A grosso modo, seria um mashup de GMaps e Layar com interação entre os jogadores.

 

OBS: A título de informação, o game não utilizará qualquer tipo de animação de personagens.

 

Muito complicado?

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

você primeiro tem que definir qual smartphone você vai desenvolver e depois vê essas tecnologias

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, desculpe.

A princípio, a idéia é fazer para o Samsung Galaxy e para o iPhone. Até porque a estrutura é mais pesada e exigiria aparelhos "top".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mano você disse que vai fazer um MMO mais o que você acha de fazer um sidescroller com box2d ? Vai ser app nativo?

Obs: a ideia do sidescroller é só uma dica se não gosta ignore.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então...

 

Na verdade, pro tipo de game que estou desenhando não é possível fazer um sidescroller.

O "tabuleiro" vai ser a própria cidade... manja Interpol, aquele jogo de tabuleiro que tem um mapa de Londres? Então, tipo isso.

 

A ideia geral é tipo essa mesmo. Interação de usuários sobre um mapa real.

Já me disseram que a ideia é meio ousada, até porque não vi ainda algo parecido. Me parece que a Hasbro está desenvolvendo alguns títulos, mas o mais próximo que vi é a versão nacional do Banco Imobiliário, que usa Foursquare para localizar os imóveis.

 

Como falei, a parte visual é bem simples, o problema é a base para o jogo rodar, por isso estou querendo juntar o máximo de informação pra poder ir atrás de alguem que manje das tecnologias, entende?

É o problema de saber criar mas não saber programar hehehe

 

Teria uma noção sobre como poderia ser feito?

Pensei na utilização de APIs (Gmaps, Foursquare) por exemplo...

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mano como é app nativo eu não tenho nem ideia. Mas se você quisesse um web app daria para fazer com html5. :thumbsup: . Boa Sorte com o seu projeto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é bem dificil , não sai de um dia para outro rsrs

ja pensou em eclipse para android ??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for app nativo, recomendo Adobe AIR(Action Script 3.0) devido ao custo do seu projeto...

 

Imagine contratar alguém para desenvolver para os dois Sistema Operacionais... um programador para Android e outro para iPhone? Haja grana...

 

Mas enfim, fica a minha dica.

 

Abs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É... esse é o problema.

O custo é muito alto.

Por isso estou tentando fechar um projeto piloto apenas pra mostrar a ideia.

 

Minha ideia é usar alguma base que já existe. Por isso mencionei as APIs.

 

Pra ficar mais claro: basicamente o funcionamento seria visualizar pontos em um mapa (tipo Gmaps) onde cada ponto no mapa seria um jogador e aí seria possível desafiar esse jogador para um combate. Esse combate seria em esquema RPG, tipo jogando dados e quem tiver mais pontos ganha. Obviamente existem variáveis, mas basicamente é esse o funcionamento.

 

É muita viagem ou acham que é possível?

Precisaria apenas de um direcionamento, aí eu pesquiso, orço, etc.

 

Agradeço a ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É muita viagem ou acham que é possível? ...

 

Sim, claro que é possível. E a princípio não vejo nada tão complexo assim não...

 

Abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, claro que é possível. E a princípio não vejo nada tão complexo assim não...

 

Abs.

 

 

Então, mas conseguiria me dar um direcionamento sobre qual caminho seguir?

Vou começar a estudar mais a fundo a parte técnica do negócio pra tentar pegar algum parceiro.

 

Abs

 

é bem dificil , não sai de um dia para outro rsrs

ja pensou em eclipse para android ??

 

É, cara... na verdade já faz 3 meses q to montando o roteiro.

De um dia pro outro não sai mas uma hora sai hehehe.

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Então, mas conseguiria me dar um direcionamento sobre qual caminho seguir?

 

O caminho é Adobe AIR + Action Script 3.0...

 

Você tem duas opções:

 

1ª - Estudar a liguagem e você mesmo desenvolver.

 

2ª - Ou contratar algum profissional capacitado para tocar o projeto por você...

 

Seja a opção 1 ou a 2, você deveria incluir também no seu projeto um bom designer/ilustrador pois um dos pontos fortes de qualquer aplicativo ou game é sem dúvidas o design...

 

Abs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Seja a opção 1 ou a 2, você deveria incluir também no seu projeto um bom designer/ilustrador pois um dos pontos fortes de qualquer aplicativo ou game é sem dúvidas o design...

 

 

Sem dúvida.

Mas já tenho Dir. de Arte, o que falta mesmo é a parte de programação.

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao acredito! Eu ja pensei em desenvolver tal jogo! Mas no meu caso seria com certos gadgets! Eu p/ exemplo usaria R.A. e desenvolveria em C.C. para rodar no Google Glass, a ideia de Foursquare e bem esperta, mas algo que mudaria seria desenvolver algo que unisse as APIs do GMaps e do 4Square, a linguagem poderia ser nova rapida de facil manutencao e barata! Sugiro HTML5/CSS3/PHP/C++/AJAX, C++ seria a parte que cuida do servidor para interpretacao, HTML5/CSS3 seria o aplicatico em si, o PHP/AJAX seria o responsavel por inserir, os codigos que seriam descifrados pelo Server/C++!

 

Att, John Blueh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao acredito! Eu ja pensei em desenvolver tal jogo! Mas no meu caso seria com certos gadgets! Eu p/ exemplo usaria R.A. e desenvolveria em C.C. para rodar no Google Glass, a ideia de Foursquare e bem esperta, mas algo que mudaria seria desenvolver algo que unisse as APIs do GMaps e do 4Square, a linguagem poderia ser nova rapida de facil manutencao e barata! Sugiro HTML5/CSS3/PHP/C++/AJAX, C++ seria a parte que cuida do servidor para interpretacao, HTML5/CSS3 seria o aplicatico em si, o PHP/AJAX seria o responsavel por inserir, os codigos que seriam descifrados pelo Server/C++!

 

Att, John Blueh

 

Cara, é exatamente isso.

A ideia é usar bases que já existem (APIs), pois tb acho INSANO propor a programação do zero. Como se trata de um MMO, a estrutura disso tem q aguentar os acessos simultâneos.

 

A ideia do GGlass é beeem legal, mas no meu caso, acho que não funcionaria devido à interface q estou pensando.

 

Agora a dúvida: no Adobe Air eu conseguiria todas essa dinâmicas? Pq à primeira vista, me parece mais simples, porém não sei se segura a bronca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É, pelo que tenho pesquisado, Adobe Air é um grande trunfo pra desenvolver para diversas plataformas, porém, fiquei com uma dúvida:

 

O John Blueh citou diversas linguagens:

HTML5/CSS3/PHP/C++/AJAX, C++ para a parte que cuida do servidor para interpretação;

HTML5/CSS3 para o aplicatico em si;

PHP/AJAX para inserir os codigos que seriam decifrados pelo Server/C++

 

O Adobe Air aceita trabalhar com todas elas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

adobe air e em as3 a mesma lingua do flash, faz tempo que nao programo em as3 se me lembro bem depois do pronto o adobe air vai junta tudo que você fez em unico app ai so mandar ele para as lojas

 

você ta comecando errado pra correr tem que primeiro aprender a andar, o ideal e primeiro fazer um jogo simples depois passar pra uma coisa mais complicada.

 

jogos em html5 nao tem a mesma velocidade de jogos feitos nas lingua propria do aparelho como exemploro objective-c do ipad/iphone.

para fazer jogos pra ipad/iphone o ideal e usar o xcode o editor de codigo da apple e usar objective-c ou algum api pra jogos, tem uns livros que pode ajuda você o iOS 5 Programming Cookbook,Learning Cocoa with Objective-C e Pro iOS 5 Augmented Realitytodos sao em ingles, 90% dos livros de programacao sao ingles e muito dificil acha um livro atual em portugues entao e bom que você saiba um pouco de ingles pelo menos pra ir lendo livros

 

muitos jogos de ios e android e feito em unity3d e unrealengine.

 

eu nao entendo muito de android mas depois ter um jogo ja feito pra ios e na appstore vai c muito mais facil arruma alguem pra passar ele pro adroid ou ta mesmo você ja que o codigo ja vai ter pronto so vai ter que passar ele pra outra lingua

 

uns link que pode te ajuda sobre ios e android

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Adobe Air aceita trabalhar com todas elas?

 

Veja bem, no seu caso, o Adobe AIR será o cliente. Já O servidor, procure pesquisar e ver o que será melhor pra você...

 

Recentemente fiz um Servidor Socket em PHP(TCP/IP) exatamente com foco em algo multiplayer... Esse servidor fiz integrado com clientes em Action Script 3.0, mas funciona também com WebSocket HTML5(já testei inclusive).

 

PS: C++ é uma ótima pedida, sem dúvidas.

 

Enfim, as alternativas existem, cabe a você decidir o que usar...

 

Abs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá... uma atualização bacana para este post...

 

O que estou querendo desenvolver é algo exatamente nesse estilo: http://www.brainstorm9.com.br/32752/games/google-lanca-ingress-um-game-mobile-para-jogar-no-mundo-real/

 

Já viram?

 

E é para esse tipo de game que estou buscando informações.

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.