Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guilherme_90

Projeto de Software - Opniões

Recommended Posts

Boa noite meus amigos iMasters!

Começei a fazer algumas pesquisas, e estou com projeto de um software, que cheguei numa conclusão de que a plataforma ideal é Desktop, e não Web. E também me surgiu algumas dúvidas como:

Se vai ser Desktop, qual linguagem usar, sendo que eu quero um sistema multiplataforma? Pois bem, de cara eu pensei no Java, pois já brinquei com ele, porém aí tem um problema. Eu preciso instalar o Java na máquina para poder rodá-lo, então essa alternativa está sendo descartada.

Logo, pensei em C/C++, porém depois de algumas pesquisas, li que C seria melhor por questão da idéia multiplataforma. Preciso muito da opnião de programadores velhos de guerra para que eu não possa começar a coisa toda errada!

O que vocês me indicariam? C/C++ ou Java? Se for em C, como que eu começo, de forma prática, a desenvolver um software? Como funciona o esquema de interface para programação em C? Eu preciso disso e mais informações, pois é algo totalmente novo para mim, e estou bastante perdido, por isso preciso de ajuda.

Agradeço desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Guilherme_90,

Bom, quanto a JAVA. Você mesmo respondeu sua pergunta. Para rodar precisa da maquina virtual JAVA, então, quando for distribuir a sua aplicação precisará levar a maquina virtual junto.

Em relação a C e C++, ambas são linguagens poderosas. Onde você consegue trabalhar em alto nível, fuçando no baixo nível (graças aos nossos amigos ponteiros).

Pessoalmente, prefiro C++. Pelo controle e organização que a orientação a objeto proporciona. E como você já trabalhou com JAVA, que também é orientada a objetos, acredito que aprender C++ não seja muito complicado.

Quanto a GUI, há varias biblioteca gráficas de código livre e multiplataforma. Como por exemplo a GTK, QT, wxWidgets, entre outras.

Nestas biblioteca você pode trabalhar tanto em C quanto em C++.

Espero ter ajudado, FLW!

Compartilhar este post

Link para o post

Ajudou bastante, muito obrigado.

E quanto a essas GUI's, quais delas você já trabalhou e me indicaria? Eu conheço a GTK e QT, porém nunca trabalhei com nenhuma delas.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá!

Bem, não existe mais tanta diferença quanto à multiplataforma em C e C++, ambas conseguem suprir praticamente o mesmo número de plataformas. E, ainda, se você pensar nos SO's principais (Windows, MacOS X, Linux e até BSD), a portabilidade em C++ é maior pois há mais bibliotecas que facilitam a portabilidade para C++ do que para C. Além disso, C++ permite orientação a objetos, então acho que vai se sentir "mais em casa" do que com C.

Quanto a GUI's, eu recomendo fortemente que use o Qt, pois é uma biblioteca muito bem documentada e é a que, atualmente, tem o melhor suporte para vários sistemas operacionais diferentes, sendo capaz de criar um visual que parece nativo em cada plataforma que você compilar o seu programa, mas sem duplicações de código por sua parte.

Abraços :D

Compartilhar este post

Link para o post

Eu pensava que C seria melhor, mas acabei de ver que estava errado.

Você já fez algum sistema em QT?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara o JAVA é uma linguagem muito poderosa, e como ja disseram, você mesmo respondeu sua pergunta. Porem há um detalhe, os SO's mais utilizados hoje como o Renato disse são: Windows, Mac, Linux e outros e todos eles já vem com a maquina JAVA rodando no computador, caso contrário não seria possível rodar nem metade das aplicações para tais plataformas, especialmente o Linux que compila o próprio JAVA no sistema, e você pode estender alem ainda, para sistemas de grande porte como Solaris da Oracle (Mesma fabricante do JAVA).

Eu pessoalmente prefiro o JAVA por uma série de motivos: Acredito que o código dele seja mais limpo e menos confuso, mais simples em certos pontos(há partes no qual o C/C++ são infinitamente mais práticas), as bibliotecas do java como, por exemplo, a Swing suportam N*N possibilidades de montagem e programação.

Um dos pontos contra é que se você for utilizar um banco de dados talvez você tenha problemas na hora de montá-lo no JAVA porque ele é MUITO chato pra isso e praticamente tudo manual. Se você ja tem uma ideia clara do que o seu sistema for fazer e se ele vai precisar de POO então eu aconselho o JAVA por ser mais leve e mais simples, apesar de ser mais chato de tratar exceções devido ao fato de que se der problema amigo, ja era rsrs

É isso que tenho pra te falar como um "programador" JAVA.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Então cara, estou analisando bem a questão da linguagem ṕara o desenvolvimento. Com certeza Java para mim será mais fácil,pois já brinquei com Banco de Dados nele, e achei bem tranquilo (opnião pessoal).

Quando ao C++, nunca programei não, teve uma época que começeu a brincar mas acabei deixando de lado, por que por incrivel que pareça, eu não tinha motivo algum pra trabalhar nessa linguagem. Ao contrário do Java, eu estava muito empolgado na época em que estudava, mas acabei começando a trabalhar profissionalmente com PHP, então acabei "desistindo" do Java, pois na verdade, a maioria das pessoas só aprende algo quando precisa, e essa é a regra da vida (kkkkkk).

Enfim, quem sabe um dia eu volte a programar firme em Java e consiga pelo menos um estágio, mas este NÃO é meu plano MESMO! =)

No mais, muito obrigado pela sua ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.