Motta 645 Denunciar post Postado Agosto 24, 2012 Reportagem do ‘NYT’ revela complexa rede de espionagem doméstica nos EUA Programa ‘Stellar Wind’ monitora todas as comunicações e operações digitais do país traçando perfis dos cidadãos William Binney, matemático e codebreaker ex-funcionário da NSA, ao ser entrevistado pelo “NYT” em sua casa em Savern, no estado americano de Maryland Reprodução da internet NOVA YORK – O “New York Times” divulgou hoje em suas páginas de opinião uma reportagem em vídeo com William Binney, que trabalhou durante 32 anos para a NSA (National Security Agency), agência governamental de segurança dos EUA. No vídeo, Binney revela que depois de 11 de setembro de 2001, os sistemas de espionagem e acompanhamento da ex-União Soviética e de outras nações desafetas foram alterados para esquadrinhar os cidadãos americanos, construindo um grande banco de dados digital contendo perfis completos de qualquer indivíduo que tenha deixado traços em qualquer sistema de computação ou de telecomunicações. O vídeo chama a atenção também para um grande datacenter sendo construído na cidade de Bluffdale, no estado americano de Utah. Binney, considerado um dos melhores matemáticos e quebradores de códigos da história da NSA, descreve em detalhes na película um programa ultrassecreto denominado “Stellar Wind” (vento estelar, na tradução), ou simplesmente “The Program”, para os mais íntimos. Trata-se de um programa de espionagem doméstica da NSA iniciado após os atentados de 2001 que foi tão polêmico que em 2004 quase causou a demissão de altos funcionários do Departamento de Justiça dos EUA, em protesto contra os planos do governo do país. “A decisão deve ter sido tomada em setembro de 2001. Foi quando os equipamentos começaram a chegar”, disse Binney referindo-se a grandes remessas de novos equipamentos de computação e armazenamento de dados adquiridos pela NSA. O ex-funcionário da NSA, que mais tarde foi perseguido e intimidado pelo seu próprio governo, explicou no vídeo como o programa que criou para coleta de inteligência estrangeira foi redirecionado para dentro no país. Segundo ele, esta foi a causa de sua renúncia em 2001, mas só dez anos depois, em 2011, começou a falar em público sobre o assunto. “Ele está entre um grupo de denunciantes da NSA, que inclui Thomas A. Drake, pessoas que arriscaram tudo — sua liberdade, meios de subsistência e relações pessoais — para alertar os americanos sobre os perigos da espionagem doméstica da NSA”, disse Laura Poitras, a autora da reportagem. Aliás, a própria reporter se viu inserida numa “lista de observação” em 2006 pelo governo dos EUA, depois que terminou um filme sobre a guerra do Iraque. “Fui detida na fronteira mais de 40 vezes. Uma vez, em 2011, quando eu estava parada no aeroporto JFK (John F. Kennedy), em Nova York, eu reafirmei meu direito de não responder a perguntas sobre o meu trabalho, com base na Primeira Emenda. O agente respondeu me ameaçando de vasculhar meus eletrônicos para encontrar as respostas que queria”, disse Poitras. No vídeo, Binney explica que o sistema de espionagem interna coleta dados dos cidadãos em todos os “domínios” em que ele tiver atuado, incluindo celular, computador, operações bancárias etc. “Em alguns casos, até um celular desligado pode ser usado para monitorar um individuo”, afirma. “É um sistema que os estados totalitários adorariam possuir para controlar os movimentos de seus cidadãos. Os Estados Unidos hoje se consideram uma democracia. Mas não sabemos quanto tempo continuará sendo uma”, complementa. O vídeo tem pouco menos de 9 minutos de duração, está em inglês, e pode ser visto pelo link <http://nyti.ms/NGpkrE>. Fonte : O Globo ____________________________________________________ Serei monitorado por repostar esta reportagem ?! :sick: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mário Monteiro 179 Denunciar post Postado Agosto 24, 2012 ____________________________________________________ Serei monitorado por repostar esta reportagem ?! :sick: Com certeza Cuidado :cry: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites