Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

jappa skater

Animação simples

Recommended Posts

Olá bom dia!

Estou começando a mexer no flash a pouco tempo, venho aprendendo através de tutos pela internet.

Estou tentando finalizar uma animação bem simples, onde a maioria dos objetos vão aparecendo

do tamanho zero até completar 100% e para finalizar a animação, eu quero que entre um sun burst no fundo

que vai crescendo do zero até chegar ao tamanho 100% e no próximo frame eu quero que ele gire no sentido horario e fique

girando de forma estavel sem tempo determinado para acabar.

Todos os objetos eu coloco um stop, porém na parte do sun burst eu não consigo fazer da forma q

eu quero, tds dão errado ou fica em loop, cresce girando ao mesmo tempo.

Alguém pode me ajudar ?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por exemplo, a animação 'crescendo' do frame 1 ao 20, e do frame 21 até o 30 a 'rotação.

No frame 30 adicione um blank keyframe, abra o painel actions e digite >> gotoAndPlay(21);

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Qualquer coisa informe a versão do Flash que você usa, alguns recursos em animações são controlados por programação, além do que mencionei.

Sem ver como montou a estrutura sugeri algo básico (válido para todas as versões do ActionScript).

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Elektra, primeiramente quero agradecer a sua dedicação referente a minha dúvida.

MUITO OBRIGADO!

Bem eu estou utilizando o flash cs5, "portatil"

estou fazendo desta forma, criei td no Corel e exportei como swf.

no flash eu exporto o swf para biblioteca e copio e colo para cada layer.

cada desenho eu converto em simbolo movie clip.

"Uma dúvida q tenho, não sei ao certo mas quando eu animei pela primeira

vez, foi feito na cena onde contém as 3 layer, mas após animar o desenho 2

só aparecia o desenho 1 animado, passei a fazer a animação clicando duas vezes

em cada desenho e animando separadamente como simbolo e quando eu vou testar aparece do jeito certo,

mas quando eu volto na cena, não aparece mais os desenhos q ja foram animados

este procedimento está correto?

...bem voltando a explicação, ao entrar no simbolo eu tranformo em motion tween,

e fica assim

desenho 1 vai do frame 1 até o 48, crio uma action de stop

desenho 2 vai do frame 48 até o 96, crio tbm uma action de stop.

Agora entra a dúvida inicial, a entrada do sunburst, eu queria q ficasse assim:

do frame 96 até o 144, ele cresce o tamanho do 0 até chegar a 100%

e do frame 145 ele começasse agirar no sentido horário e lento.

fiz assim, criei uma motion tween do frame 96 até 144 q é a animação da escala.

inclui um action de stop.

inseri um blank frame no frame 500, pois eu quero q ele gire lento,

mas não consegui fazer pois o sunburst só aparece até o frame 144.

tentei de outras formas inserindo a action q você me sugeriu

mas mesmo assim não saiu do jeito q eu quero.

tentei de varias formas, mas o mais próximo q consegui

é fazer ele crescer girando, mas fica em looping crescendo e girando.

o jeito q eu quero é q ele cresça e logo após a rotação começaria e

ficasse estavél.

Desde de já, agradeço novamente!

abç

Compartilhar este post

Link para o post

Se puder, faça upload do fla (ou exemplo semelhante) para o RapidShare ou outro host free e me envie o link por mensagem privada. Uso o Flash CS6, é possível salvar para o CS5.

Dou uma olhada, fica mais simples.

Por favor, adicione comentários de como a animação deve funcionar. Vou descobrir afinal o que é o 'sunburst' :lol:

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que é isso.

Bastou remover o 'stop();' do sunburst :grin: (eu tava desconfiada que era algo no gênero) no frame 144, e atenção ao digitar a sintaxe >> 'gotoAndPlay(145);' (observe que o texto fica azul).

Seu fla é em AS2, eu uso AS3, felizmente o que precisa funfa em qualquer versão do ActionScript.

Vou postar o link por mp.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

...Elektra, muitíssimo obrigado!!!

É desse jeito mesmo que eu imaginava.

A partir desse exemplo posso criar outros q já tenho em mente,

terei alguma dificuldade no futuro, caso eu continue usando o action script 2

ou você acha melhor eu já partir pro 3?

...novamente obrigado pelas dicas e por finalizar minha animação...

abraço!!!

Compartilhar este post

Link para o post

... nada, gosto muito de animações.

Se está começando e deseja conhecer a linguagem sugiro AS3, mais recursos.

Técnicas de animação são válidas para qualquer versão, como uso de máscaras, transições com alpha, etc.

Usar tween na timeline interna do mcs fica elegante, mas exige um bom domínio e em muitos casos dificulta a sincronização dos objetos.

Uma opção interessante é o Ease > In/Out (Painel Properties - Tweening) para criar aceleração/desaceleração (pode definir valores entre - 100/in a 100/out). Vale pra Classic Tween e Motion Tween.

Abraços :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

... nada, gosto muito de animações.

Se está começando e deseja conhecer a linguagem sugiro AS3, mais recursos.

Técnicas de animação são válidas para qualquer versão, como uso de máscaras, transições com alpha, etc.

Usar tween na timeline interna do mcs fica elegante, mas exige um bom domínio e em muitos casos dificulta a sincronização dos objetos.

Uma opção interessante é o Ease > In/Out (Painel Properties - Tweening) para criar aceleração/desaceleração (pode definir valores entre - 100/in a 100/out). Vale pra Classic Tween e Motion Tween.

Abraços :thumbsup:

...bem já q estou começando agora, vo partir logo pra linguagem mais atual, eu cheguei a fazer pelo AS3, eu gostei da parte 3D, mas quando eu testei dava um erro, dizendo java runtime environment?, e pedia pra reinstalar o flash,

mas ele é portatil, :lol: vo baixar uma versão descente!

Eu vi o Flash CS6 parece com o after effects, aliás, a ADOBE veio com td nessa nova versão, gostei de ver q o photoshop vai trabalhar com video tbm, nossa dá até medo de imaginar os recursos q ele dispõe agora, imagina trabalhar com o potencial 100% dele, nooosssaaaa!!! vai sair cada animação monstro :yes: ...ah enfim, deixa eu voltar pra terra!

quando você diz:

-Usar tween na timeline interna do mcs fica elegante, mas exige um bom domínio e em muitos casos dificulta a sincronização dos objetos.

Dificulta por que na timeline principal ou a parte da Scene a imagem some?

Bem vou praticar o Ease, acredito q esse efeito deve dar um movimento mais natural e não deixa tão bruto o movimento.

abraço :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Posso estar falando bobagem (ultimamente ando me pegando só com o action), mas até onde recordo as ferramentas 3D só funfam com fla em AS3.

O Photoshop permite edição simples de vídeo desde a versão CS3 Extended (estudei isso com uma versão portable). Naturalmente o CS6 venha com muito mais poder de fogo. Tenho instalado o CS4 Ex, não foi nada barato a licença e não tenho necessidade imediata de atualizar. Idem Dw e Fw. O Flash sempre em dia, meu foco.

Quanto a animação inicialmente é mais simples trabalhar com os símbolos na timeline principal (visível no palco), e reservar o uso da timeline interna (dentro do movie clip) apenas para o que fique em loop, por exemplo, apenas a rotação do sunburst.

Conforme a situação e com alguma prática saberá escolher o que fica melhor.

Quanto ao ease, há muitas outras opções prontas e customizáveis pelo Motion Editor. Exato, deixa o movimento menos mecânico. Para testar precisa de um movie clip com Motion Tween. Vale buscar algum tuto quanto a maneira de configurar.

Outro recurso legal pra animação são os bones.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Ah sim! eu tentei começar essa animação com AS3, mas quando eu ia testar, nao renderizava, aparecia a mensagem de erro, "java runtime" ai parti pro AS2 mesmo.

Legal, vo fazer uma experiencias pra ver como me adaptar melhor .

você tem alguma animação no youtube?

abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.