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Agnes SP

Criei a marca e a identidade visual, e agora?

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Oi pessoal. Acabei de criar minha primeira identidade visual (fora do meio acadêmico). Cliente satisfeito, trabalho concluído. Mas e agora? Devo orientar o cliente a registrar a marca? Ou meus e-mails e um upload da marca no Flickr bastam para deixar "registrado" que eu criei, que não copiei de lugar nenhum?

 

Acontece que já vi (duas vezes), casos de "designes" (sic) simplesmente se apropriando da marca alheia.

 

Vejam um exemplo:

http://cityofmusic.com/

http://coralconstruir.com/

 

Uma das partes simplesmente se apropriou da marca do outro e mudou apenas o nome. E olha que a marca é registrada.

Não fosse a péssima escolha da tipografia, alinhamento e cores dos segundo caso, eu poderia pensar que a primeira plagiou a marca. Claro que os gringos nem devem estar sabendo disso, mas enfim.

 

Bem, a questão é que eu fui paga e criei uma marca para meu cliente e não quero que alguém simplesmente pegue minha criação e altere o nome, o que é péssimo, porque poderia dar a impressão de que meu cliente está usando uma marca copiada. E pior, dar a impressão de que EU estou plagiando.

 

E aí, o que vocês pensam a respeito? Já viram muito isso?

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Bem... você até pode guardar os arquivos para provar que criou a marca, e até os argumentos analisados na criação dela. Mas seu cliente é que tem o dever de, querendo, se preocupar com evitar o plágio. Daí ele tem que registrar a marca.

http://www.inpi.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=55&Itemid=70

 

Francamente, eu nunca me preocupei em avisar o cliente para registrar sua marca por mim criada. E plágio é uma coisa que não se pode evitar.

 

Tem esse site que dá uma dicas, mas eu mesmo não sigo: http://www.e-marcas.com.br/usaram-minha-criacao-nao-pagaram-nao-protegeu-perdeu/

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Francamente, eu nunca me preocupei em avisar o cliente para registrar sua marca por mim criada. E plágio é uma coisa que não se pode evitar.

 

Se a "marca" não esta registrada tecnicamente ela ainda não é uma marca.

 

Considero sempre importante aconselhar o cliente a fazer este registro, além de, se necessário, auxiliá-lo no que for preciso.

 

O registro além de comprovar a "existência" da marca e sua autoria, permite que você recorra à justiça em casos de plágio do seu trabalho.

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Obrigada pessoal. Bom ver 2 pontos de vistadiferentes. Vou ler os links indicados.

 

Tendo a concordar com o João. Afinal, muitas vezes o cliente nem sabe da possibilidade / importância de registrar a marca. Por outro lado, pode não dar a mínima importância a isso. Mas vou avisá-lo.

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Acredito que o manual de identidade visual pode ser usado para comprovar a autoria. Não é pq a tipografia ou o simbolo usado no logo são parecidos que pode ser considerado plágio, acho que esta questão é bem mais complexa.

 

Gostaria de ver mais opiniões sobre o tema.

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Acredito que o manual de identidade visual pode ser usado para comprovar a autoria. Não é pq a tipografia ou o simbolo usado no logo são parecidos que pode ser considerado plágio, acho que esta questão é bem mais complexa.

 

Gostaria de ver mais opiniões sobre o tema.

 

Realmente, se a arte não for registrada, ela continua sendo de "domínio público" até que alguém a registre.

 

Nesse caso, a responsabilidade por registrar é inteiramente do cliente, uma vez que ele "comprou" a arte. Se outra pessoa, senão ele, registrar a arte, os direitos autorais passam a ser dela.

 

Certamente que é possível comprovar e ganhar na justiça o "registro indevido" da arte por outra pessoa, mas é um processo demorado e que requer provas bem contundentes. Apenas uma imagem no Flickr não vai dar em nada.

 

Ao designer fica a responsabilidade de aconselhar e orientar o registro da arte, mas apenas se o cliente quiser. Se ele não quiser registrar, ao meu ver, torna-se anti-ético da parte do designer insistir ou mesmo registrar a arte por conta própria.

Fazendo isso, o designer puxa para si os direitos autorais da imagem, algo que em teoria deveria ser do cliente que pagou (a menos que o acordo seja outro).

 

Bom, esse é meu ponto de vista.

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Se a "marca" não esta registrada tecnicamente ela ainda não é uma marca.

 

Considero sempre importante aconselhar o cliente a fazer este registro, além de, se necessário, auxiliá-lo no que for preciso.

 

O registro além de comprovar a "existência" da marca e sua autoria, permite que você recorra à justiça em casos de plágio do seu trabalho.

 

 

João,

 

Você está 100% correto, não é uma "gentileza" do designer orientar para o registro da marca ele (o designer) é co-responsável pela marca, se realizou o processo de naming ele é integralmente responsável por ela, inclusive pelos problemas que possam ser causados se a marca infringir outra marca já registrada.

 

A maioria dos designers pensa que basta fazer um layout legal e pronto, o cliente que se vire, porém, se o trabalho do designer causar problemas ao cliente ele pode solicitar (judicialmente) o ressarcimento.

 

Nos casos em que o estúdio de design (ou agência de publicidade) faz o naming a responsabilidade é integral, se o clente já vem como "nome" definido o designer é responsável apenas pela arte.

 

Por isso é que adotamos uma política de suporte aos designers no E-Marcas, participamos de vários fóruns e grupos de discussão e também publicamos vários artigos, tudo para esclarecer as milhares de dúvidas sobre essas questões.

 

Se alguém do grupo tiver dúvidas pode mandar e-mail pra mim ou publicar aqui no fórum, mas recomendo que leiam pelo menos alguns dos artigos que publicamos:

 

 

http://tudibao.com.br/colaborador/rrm32

 

http://webinsider.uol.com.br/author/rudinei_modezejewski/

 

 

Um bom artigo para iniciantes (no assunto) é este:

 

http://webinsider.uol.com.br/2007/09/13/20-duvidas-frequentes-sobre-o-registro-de-marcas/

 

 

E pra quem quiser tem um podcast recente:

 

 

http://carreirasolo.org/falafreela/falafreela69-os-segredos-do-registro-de-marcas

 

 

Atenciosamente,

 

 

Rudinei Modezejewski

http://www.e-marcas.com.br

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Se você ja fez alguma pesquisa no INPI e a marca de seu cliente ainda nao foi registrada, aconselhe-o. Isso evitaria inumeros problemas, tanto para o namming quando para a arte gráfica.

Caso seja autêntico e a marca seja registrada, te garanto que nenhum problema futuro irá surgir pois você terá provas da data que essa marca foi criada (ou registrada). Mas se ela ainda naõ foi registrada, é quase impossível ter alguma prova concreta da data em que você criou essa marca.

É bem difícil alguma marca copiar a outra a ponto de prejudicá-la, ambas sendo concorrentes uma da outra, mas é bom evitar, tem muito espertinho que pode agir de ma fé e dizer que a marca dele é autentica e alegar que foi você quem o copiou. Então é melhor evitar esse tipo de problema, mas nada que você precise sair desesperada. Por hora converse com seu cliente e exponha todos os pontos positivos e negativos do registro ou não da marca.

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Nesse artigo mostra o ponto de vista de uma advogada especialista em propriedade intelectual e de um designer especializado em diagnósticos, estratégias e projeto de marcas.

 

É muito bom e acho que vai te ajudar bastante.

 

http://logobr.org/branding/registro-de-marcas-leis-design/

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Olá gente, é minha primeira publicação aqui.
e queria saber o seguinte..
quando o cliente Registra uma logomarca, neste registo consta que fui eu quem criei ?
Alguma outra empresa pode se apossar desta mesma logomarca criada por mim, sem me consultar?

 

Desde já agradeço..

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