Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Henrique Orlandini

Computador não inicia o sistema

Recommended Posts

Bem, primeira vez que estou postando neste fórum, então vamos lá.

Meu desktop já é meio velhinho, 6 anos +/-, mas ele funcionava bem até o começo dessa semana. Ele liga o cooler, o LED do botão que liga o computador, mas só isso. Quando uso o cabo digital, o computador manda a mensagem para checar o sinal do cabo, e quando uso o cabo VGA, não recebo nada de volta, somente o LED do monitor fica piscando. Eu primeiro achei que era HD, então acabei por formatando ele inteiro (até o sistema de arquivos, e o pior é que estava precisando formatar mesmo), mas acabei caindo em outro problema, meu notebook HP Pavilion DV-7 não dá boot por CD de jeito nenhum, mas esse não é o motivo do tópico.

Pesquisando no Google, cai num problema extremamente parecido com o meu, me arriscaria a dizer que é o mesmo, e é desse fórum ainda (Clique aqui), não aparece nada, não da o "Beep"... Nesse tópico mais antigo, os problemas levantados são: Placa-Mãe, processor, fonte e cabo VGA.

Minha placa mãe é ASUS P5KPL-AM, processador é um Intel Core 2 Quad @2.2GHz. A fonte meu pai vai testar ainda para ver se ela está alimentando todas as partes do computador, e o cabo vou deixar para testar por último.

Vale lembrar que na segunda, primeiro dia que deu erro, o computador desligou sozinho, e quando ligou, mandou uma mensagem parecida com isso: "Insert Boot Media", como se estivesse faltando o boot (por isso eu achei que era HD), e depois de reiniciar mais 2 ou 3 vezes, ele parou de mandar a mensagem e não retorna mais nada, só uma tela preta.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dei mais uma olhada, e foi na BIOS que vi que meu HD SATA não está sendo reconhecido, então é óbvio que não vai dar boot. A frase do erro correta era: "Reboot and select proper boot device or insert boot media in". Bem, eu já tentei conectat o HD SATA nos 4 conectores da Placa-Mãe, mas ela só reconhece o driver CD/DVD. Será que o cabo Serial ATA do HD está com problema ? Há alguma coisa que eu possa fazer na BIOS para ver se resolve ?

Meu HD SATA é o Western Digital 500 GB.

Compartilhar este post

Link para o post

Henrique, como seu HD não está sendo reconhecido na BIOS é muito provável que ele "foi pro vinagre" =)... Más antes de constatar tal afimação você deverá testá-lo. Primeira coisa que eu aconselho você a fazer é desconectar todas as unidades possíveis do PC, ou seja, CD/DVD, disquete (se houver), e o prório HD mesmo, após isso, inicie a máquina e veja a reação. OK. Desligue a máquina e conecte apenas o HD, com o JUMPER em MASTER na IDE 1 da placa mãe claro. Acesse a BIOS e veja se ele está sendo reconhecido.

Caso não esteja, teremos 3 problemas em potêncial, na seguinte ordem de relevância.

1. O Cabo do HD está com problemas, troque o SATA e faça o teste.

2. A fonte não está alimentando o HD, ai tem que testar mesmo se a fonte está distribuindo energia devidamente.

3. o HD queimou, veja se ele roda, e se possível teste em outra máquina apenas para ver se o sistema reconhece ele. Se for o caso, substitua o HD. Não é tão incomum quanto parece um HD parar e na minha sinsera opnião acho que foi isso que aconteceu, infelizmente.

PS: Essa mensagem aparece apenas por que o seu sistema não está reconhecendo nenhuma SO válido para bootar, por isso ele pede o CD.

Abraços Maninho!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.