Agnes SP 2 Denunciar post Postado Setembro 19, 2012 Nesse caso, tenho usado 2 pesos e 2 medidas: se o cliente é bom, paga em dia e se mantém fiel contratando vários trabalhos comigo, prefiro me manter fiel a ele também. Mas se o cliente não é interessante (foi estressante trabalhar com ele) ou demonstra que não vai contratar outros serviços, continuo prospectando outros concorrentes. Eu tenho a impressão de que não é adequado prestar serviços para um concorrente direto e próximo (na mesma rua) de um cliente "bacana" e que vem contratando vários trabalhos e agindo corretamente (pagando em dia, não pedindo para alterar trabalhos já aprovados etc). Será que de alguma forma estou agindo inadequadamente? O que pensam? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Setembro 20, 2012 Está certo. Passei por situaões como essa diversas vezes. O melhor que se faz é manter a fidelidade. No entanto, precisa haver reciprocidade, conforme comentou. Prestação de serviços é diferente de oferecer produtos. Se você vende veículos, você não escolhe o cliente. Vende para quem quiser. Prestação de serviços é muito diferente, ainda mais se envolver informações confidenciais. Principalmente financeiro, estratégias comerciais, planos de negócios, entre outros. Como exemplo, não faz sentido desenvolver o sistema contábil de uma empresa e ao mesmo tempo cuidar também do sistema contábil de concorrentes. Afinal, você vai se esforçar para qual lado evoluir ? Quem garante que não vazará informações para o concorrente? Que empresa não gostaria de ter acesso a dados confidenciais de concorrentes direto da fonte? Isso é até caracterizado como crime grave. Na maioria dos países é tratado como "espionagem industrial". Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
DPLF 3 Denunciar post Postado Outubro 7, 2012 Está certo. Passei por situaões como essa diversas vezes. O melhor que se faz é manter a fidelidade. No entanto, precisa haver reciprocidade, conforme comentou. Prestação de serviços é diferente de oferecer produtos. Se você vende veículos, você não escolhe o cliente. Vende para quem quiser. Prestação de serviços é muito diferente, ainda mais se envolver informações confidenciais. Principalmente financeiro, estratégias comerciais, planos de negócios, entre outros. Como exemplo, não faz sentido desenvolver o sistema contábil de uma empresa e ao mesmo tempo cuidar também do sistema contábil de concorrentes. Afinal, você vai se esforçar para qual lado evoluir ? Quem garante que não vazará informações para o concorrente? Que empresa não gostaria de ter acesso a dados confidenciais de concorrentes direto da fonte? Isso é até caracterizado como crime grave. Na maioria dos países é tratado como "espionagem industrial". Olá Pessoal; Esse é um assunto muito complicado, pois quando se da criação de um Site, Portal e etc. temos do cliente informações pertinentes a empresa diretamente. É como se o cliente abrisse a empresa para você. Daquele momento em diante você é praticamente um funcionário dele com a diferença de que irá trabalhar sem os devidos direitos legais, porque não compõe o quadro da empresa como tal. Mas é assim que se deve sentir. Como disse o nobre colega, "vazamento de informações é tratado como sendo espionagem industrial ou empresarial" isso realmente é considerado Crime e, além desse grave fato, você estará se ""queimar" junto ao mercado, pois quem irá querer um profissional que trata assim seus clientes. Nós sabemos o quanto é difícil arranjar clientes, porém devemos medir nossos passos a cada vez que os damos. Espero ter ajudado em algo, lembre-se também que nessas horas a melhor coisa é a utilização do bom senso para que não caiamos em armadilhas. Fortes abraços; DPLF Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites