Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Tiago Spancer

Compatibilidade com o IE x Custo x Tempo do Projeto

Recommended Posts

Dando uma olhada nestas estatísticas: http://blog.locaweb.com.br/estatisticas-site-locaweb/estatisticas-de-acesso-ao-site-da-locaweb-em-maio/

Pude perceber que o uso do IE das versões 7.0 abaixo estão caindo cada vez mais, chegando a algo em torno de 2% dos internautas. Levando isto em conta, pude concluir que é inviável para um projeto, se preocupar em tornar seu site compatível criando hacks para estas versões antigas do IE, perdendo tempo valioso de projeto, e custo de mão de obra dos desenvolvedores. O que vocês pensam sobre isso?

Tem coisas muito mais importantes para se preocupar, como tornar o site responsivo para os internautas que acessam via mobile, e que está crescendo assustadoramente.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até o IE7 eu ainda encaro, IE6 eu abandonei a muito tempo, uma vez que não é possível rodá-lo no Windows 7 (eu nunca consegui) e emulá-lo no Linux também não é uma experiência muito agradável...

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, eu abandonei o IE6 e o IE7 já. Não me desgasto realizando altos testes para isso.

Como a quantidade de usuários de Windows 7 já ultrapassou o de XP (e ainda tem o Windows 8 chegando), cada vez menos temos que nos preocupar com essas "relíquias" rsrs.

Agora, vale a pena ver que uma diagramação bem feita, que funcione em todos os diferentes navegadores (IE9, Chrome, Firefox, Safari, Opera), tende a funcionar no IE8 e ficar bom (mas não perfeito) no IE7.

Uma coisa que as vezes faço é inserir uma jQuery que verifica a versão do navegador do usuário, e se for relíquia, ele sugere uma atualização.

Se quiserem realizar testes nos diferentes navegadores, podem usar esse site de baixo. Ele emula todos eles, inclusive Mobile (e o IE6).

http://spoon.net/Browsers/

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também já abandonei o IE 6, 7 e quase o 8, o 9 já é um pouco mais compatível.

Todos os clientes que tenho, vou influenciando e instruindo a utilizarem outro navegador que não seja IE.

Pessoalmente, nem me esforço tanto para deixar o projeto redondo no IE, assim já serve de estímulo as pessoas utilizarem outro navegador.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é que muitas vezes não se tem escolha... O público alvo é justamente aquele que talvez ainda use Windows 98 com IE 5.5... E aí, o que vai fazer??? Cobrar mais caro??? Desistir porque vai dar trabalho demais???

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é que muitas vezes não se tem escolha... O público alvo é justamente aquele que talvez ainda use Windows 98 com IE 5.5... E aí, o que vai fazer??? Cobrar mais caro??? Desistir porque vai dar trabalho demais???

Oo.... rapaz, qual é teu público alvo pro pessoal ainda usar windows 98 e IE 5.5???

Bom, antes de responder, fiz meu "dever de casa" rsrs e catei as estatísticas de uso dos navegadores.

Verifiquei o uso dos navegadores, por versão, do início do ano até o final de agosto e apenas do Brazil.

O resultado em gráfico pode ser visto aqui:

http://gs.statcounter.com/#browser_version_partially_combined-BR-daily-20120101-20120831

Inclusive podem mudar as variáveis para saber mais.

Mas em resumo, vemos que o uso de Internet Explorer no Brazil (ao final de agosto) se resumo a aproximadamente 23% da população, sendo que desses 23%, 0.14% ainda usa o IE6 e 0.43% ainda usa o IE7. O IE8 fica com 9.93% e o IE9 com 13.16%.

Isso pra mim só confirma que devemos esquecer de cuidar do IE 5.5, 6 e 7!!

Na dúvida, sugiro colocar aquele jquery que verifica a versão do navegador e que se for muito ruim, ele sugere atualizar.

Se alguém insistir que quer que funcione para o IE 5.5 ou IE 6 (mesmo com todos os avisos), minha sugestão é cobrar mais caro. Diz que se quer assim, vai ter que sair mais caro, porque de fato, é muito mais trabalhoso fazer funcionar para essas versões.

Compartilhar este post

Link para o post
Oo.... rapaz, qual é teu público alvo pro pessoal ainda usar windows 98 e IE 5.5???

Muitas repartições públicas por aí ainda tem aqueles PCs jurássicos, algumas empresas também...

Claro que eu exagerei, mas XP com IE6 ainda existe também...

E se o seu cliente for o cara que usa um desses PCs do tempo que a Dercy era virgem?

Na maioria das vezes, ele não vai querer nem saber, não vai querer entender que não é porque no dele não funciona que nos outros não vai funcionar.

Não importa quantos argumentos você dê, quantos outros navegadores você utilize para demonstrar, ele sempre vai achar que precisa funcionar naquela porcaria que ele usa...

E aí entra o que eu falei: ou desiste, ou sobre o preço...

Compartilhar este post

Link para o post

Depende cara, se tu for autônomo, sempre o cliente vai ser teu "amigo" e se você usar os argumentos certos e ditos de uma forma amigável para o seu cliente ele vai entender a ponto de até você fazer ele comprar um pc novo, pois o custo X benefício dele vai ser melhor do que continuar com aquela carroça de roda quadrada que ele chama de pc...

Agora, se o tu trabalha de empregado em alguma agência, chore... tem que funcionar de qualquer forma... :/

Compartilhar este post

Link para o post

Bom eu não dou suporte para IE6 e nem IE7 como padrão. A maioria dos meus sites o IE tem 7% de uso apenas (sites para público jovem), e os sites que cuido o que tem mais IE é de 60% sendo que metade usa IE 8 e metade usa IE 9, IE7 e IE6 somados não chegam a 1% no melhor caso.

De qualquer modo sei que em algumas situações é necessário, as vezes o cliente não tem como acessar de outro navegador como ocorre nos ATMs de bancos antigos onde a máquina roda win98 com Ie6 e ai o banco não vai jogar a ATM fora. Enfim, se for esse o caso e o seu cliente exigir que funcione em IE6 e ele tiver bons motivos para isso (as vezes ele esta apenas desinformado), cobre por isso, óbvio. Trabalho sempre precisa ser cobrado, mesmo que o código seja apenas pra IE6 como ocorre em algumas ATMs antigas de banco. Mas deixe claro isso pra ele, pois as vezes isso acelera a decisão do cliente em migrar a plataforma dele pra algo mais moderno.

IEs antigos te darão trabalho a mais, não só pela incompatibilidade mas porque hoje você encontrará mais dificuldade em encontrar material pra corrigir bugs. Aqui mesmo no fórum, se você postar uma dúvida de um problema de css com Chrome e outro com IE 6 o Chrome vai provavelmente ser respondido antes, pois raramente terá alguém aqui com IE6 pra te ajudar e todos hoje em dia tem Chrome e IE 8 ou IE 9. As vezes nem a pesquisa no google ajuda, procure como fazer Menu Acordeon em IE 4, 5 e 6 e virá apenas códigos compatíveis com IE 8 e 9, é uma droga. Falo isso por conhecimento próprio pois já tive que fazer códigos compatíveis com IE antigo e sei o que sofri :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.