Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

TeixeiraRamos

[Resolvido] Conexão virtual transformar caminho físico

Recommended Posts

Salve, salve! Estou ha dias com um problema que não consigo resolver. Já tentei de todas as formas mas só informa que o cominho não está correto. Por favor, observem que esse código abaixo é diferente por ser caminho físico e funciona perfeitamente.

<%
Sub AbreConexao
   Set conexaoDataBase = Server.CreateObject("ADODB.Connection")
   conexaoDataBase.CursorLocation=3
   const cntCaminho = "I:/inetpub/wwwroot/info16br/dados/info16br.mdb"    
   conexaoDataBase.Open "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=" & cntCaminho  
end sub

sub FechaConexao
   conexaoDataBase.close
   set conexaoDataBase = nothing
end sub
%>  

Já o código abaixo tem o banco de dados no mesmo local do primeiro acima. Mesmo Caminho. Tudo, tudo igual. Ele só trabalha com uma outra tabela mas não muda nada. Entretanto não consigo colocar o caminho. Eu gostaria de transforma o do código virtual em físico mas existem variáveis (exemplo do que me bloqueia: strSQL no código físico fica antes do "Provider=" no código virtual vem conexaoDataBase. Open e depois o "Provider="). Já tentei e só piora a situação. Como poderia fazer com que o do caminho virtual transforme em físico:

Por favor, veja que ele tem variáveis como já informei e fica muito complicado fazer com que fique igual ao código acima. Por favor, ajude-me.

<%
   ' Usando uma função evitamos o conflito com nome de variaveis que
   ' porventura o usuario esteja usando em seu codigo
   Function Retorna_Acessos()
   'variáveis ADO
   Const adOpenKeyset = 1
   Const adLockPessimistic = 2
   Const adCmdText = &H0001

' Variáveis locais
   Dim strArquivo
   Dim strSQL
   Dim rsContador
   Dim iContador

' cria uma consulta SQL usando o nome do script
   strArquivo = Request.ServerVariables("SCRIPT_NAME")
   strSQL = "SELECT pagina, n_acessos FROM tb_acessos WHERE pagina='" & strArquivo & "';"

' abre um recordset
   Set rsContador = Server.CreateObject("ADODB.Recordset")

' acesso a uma base de dados Access
   rsContador.Open strSQL, _
   "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=" &  Server.MapPath("/inetpub/wwwroot/info16br/dados/info16br.mdb") &  ";", adOpenKeyset, adLockPessimistic, adCmdText

'Se não existe registro ainda vamos incluir um registro
   If rsContador.EOF Then
   rsContador.AddNew
   iContador = 0
   rsContador.Fields("pagina").Value = strArquivo
   Else
   'Se já existe registro le o registro a atualiza o contador
   rsContador.MoveFirst
   iContador = rsContador.Fields("n_acessos").Value
   End If

' incrementa o contador e atualiza a base de dados
   rsContador.Fields("n_acessos").Value = iContador + 1
   rsContador.Update

' fecha a conexao
   rsContador.Close
   Set rsContador = Nothing

' retorna o contador
   Retorna_Acessos = iContador + 1
   End Function
   %>

Muito obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes :)

No código que postou e está abaixo, note que a constCaminho indica a localização fisica do banco de dados, e como já percebeu, trabalhar dessa forma só funciona enquanto estamos no servidor local, mas quando subimos isso para a hospedagem, geralmente temos problemas, pois o caminho pode diferir do que usamos, e mesmo que seja um arquivo que funcionava anteriormente no servidor de hospedagem, eles podem mudar o servidor, adicionar novos hd´s, enfim, podem efetuar qualquer alteração e nosso sistema apresentar um erro que antes não tinha.

<%
Sub AbreConexao
   conexaoDataBase.Open "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=" & cntCaminho  
end sub

sub FechaConexao
   conexaoDataBase.close
end sub
%>  

Para não termos esse tipo de problema, recomendo usar tanto no nosso servidor de testes quanto no servidor da hospedagem, o Server.MapPath, que faz o mapeamento do caminho fisico até encontrar o arquivo indicado.

Podemos indicar parte do caminho, assim, se o arquivo .asp fica numa pasta e o arquivo que solicitamos fica noutra pasta, ele saberá qual caminho deverá seguir para encontrar o arquivo.

Ele não busca o arquivo, ele apenas percorre o caminho indicado e se encontrar o arquivo retornará verdadeiro.

Por exemplo:

Server.MapPath("db/meu_bd.mdb")
Server.MapPath("meu_bd.mdb")

No seu caso, na linha do const cntCaminho vamos mudar para:

const cntCaminho = Server.MapPath("dados/info16br.mdb") 

Provalvemente já deverá funcionar como desejado.

No outro código que postou, note que a diferença entre ele funcionar e o anterior não, está nesta linha:

"Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=" &  Server.MapPath("/inetpub/wwwroot/info16br/dados/info16br.mdb") &  ";", adOpenKeyset, adLockPessimistic, adCmdText

Mais precisamente, depois do Data Source, onde temos o Server.MapPath indicando o caminho, mas note que pessoalmente, eu deixaria apenas o dados/info16br.mdb, pois se na hospedagem ele não usar a estrutura padrão do iis, esse código também vai apresentar problemas.

Sobre o que vem antes do Data Source, você está informando que usa uma conexão OLEDB da microsoft versão 4.0 que é a conexão padrão para banco de dados access, se fosse mysql, isso seria diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

usa assim

<% ‘———————-

‘ este arq. serve para estabelecer a conexao com o BD em Access

‘ de nome quaddra.mdb

sub abreconexao

constring=”provider=microsoft.JET.OLEDB.4.0;Data Source=” & Server.MapPath(“db/quaddra.mdb”)

Set conexao=Server.CreateObject(“ADODB.Connection”)

conexao.open constring

end sub

sub fechaconexao

set conexao=nothing

end sub

%>

sendo que na raiz da site temos uma pasta chamada db com o aruivo de bano de dados dentro dela

Compartilhar este post

Link para o post

Vinicious, muito obrigado pela atenção e desculpe alguma coisa.

Eu não devo ter explicado corretamente.

Por favor, esse código indica o caminho do servidor da hospedagem e funciona perfeitamente:

Página "dbConexao.asp"

<%
Sub AbreConexao
end sub

sub FechaConexao
   conexaoDataBase.close
end sub
%>

Com esse caminho "físico" não tenho problema algum ha anos. Se mudar o caminho, ou seja de "I:/" para "Y:/" ou o nome

do banco "inf16br.mdb" serei informado antes por boletim pela empresa de hospedagem.

Com a mesma página "dbConexao.asp" com o mesmo códido mas com caminho diferente, trabalho em casa abrindo dezenas de páginas

sem problema também.

Caminho da página "dbConexao.asp" que fica no meu computador (local).

const cntCaminho = "C:\inetpub\wwwroot\Meu novo site\dados\info16br.mdb" 

Observe que a mesma página ASP com o mesmo código funciona no "hd" da empresa de hospedagem no "I:/" e no meu computador no "C:/".

Desculpe ficar repetindo mas não tenho problema com esse código.

As vezes sou repetitivo devido a minha preocupação de não me fazer entender.

Estou tendo necessidade de criar a página "contador_db.asp" porém com conexão física.

Na minha casa, no meu computador (local) usado o codigo abaixo para todas as páginas e não tem problema.

Mas o caminho é local e virtual, ou seja:

Página contador_db.asp

' acesso a uma base de dados Access
   rsContador.Open strSQL, _
   "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=" & Server.MapPath("dados/info16br.mdb") & ";", adOpenKeyset,
   adLockPessimistic, adCmdText

O que estou necessitando é que a página "contador_db.asp" que tem o caminho virtual, seja mudada o código para o caminho "físico"

igual a página dbConexao.asp.

Esse seu entendimento, devido as minhas colocações, não procede.

No código que postou e está abaixo, note que a constCaminho indica a localização fisica do banco de dados, e como já percebeu, trabalhar dessa forma só funciona enquanto estamos no servidor local, mas quando subimos isso para a hospedagem, geralmente temos problemas, pois o caminho pode diferir do que usamos, e mesmo que seja um arquivo que funcionava anteriormente no servidor de hospedagem, eles podem mudar o servidor, adicionar novos hd´s, enfim, podem efetuar qualquer alteração e nosso sistema apresentar um erro que antes não tinha.

Como já informei trabalho com esse código ha anos tanto no servidor local como no da hospedagem (basta mudar o caminho).

Se alguem consegui me passar esse conhecimento de transformar o código da página "contador_db.asp" (virtual)

para físico igual a página "dbConexao.asp" estará tudo resolvido.

Mais um vez perdão pelo pedido de "ajuda".

Obrigado a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Não há o que perdoar, afinal, estamos aqui para isso :)

Você quer o contrario do que havia entendido, a ideia é praticamente a mesma:

Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source="I:/inetpub/wwwroot/info16br/dados/info16br.mdb";", adOpenKeyset,
   adLockPessimistic, adCmdText

Qualquer coisa, só falar :)

Compartilhar este post

Link para o post

Vinicius,

Coloquei o código da formar sugerida, no servidor de hospedagem, mas retorna esse erro:

Microsoft VBScript compilation error '800a0401'

Expected end of statement

/contador_db.asp, line 25

"Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source="I:/inetpub/wwwroot/info16br/dados/info16br.mdb";", adOpenKeyset, adLockPessimistic, adCmdText -----------------------------------------------^

Parece que estou marcado a não colocar essa página. Meus Deus não é possível.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora pode ser um problema com aspas

"Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source='I:/inetpub/wwwroot/info16br/dados/info16br.mdb';",

ou

"Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=I:/inetpub/wwwroot/info16br/dados/info16br.mdb;",

A sua hospedagem não possui algum exemplo de conexão desse modo ?

Compartilhar este post

Link para o post

imagine uma pasta chamada Dados dentro da raiz do site, seu arquivo de conexão (tb dentro da raiz do site) com sua string de conexão seria assim:

<%
Sub AbrirConexao
	Set cnnBanco = Server.CreateObject("ADODB.Connection")
	cnnBanco.Open "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=" & Server.MapPath("../dados/curriculos.mdb")
End Sub
Sub FecharConexao
	cnnBanco.Close
	Set cnnBanco = Nothing
End Sub	
%>

Compartilhar este post

Link para o post

Meu Deus eu nem acredito.

Funcionou com ocódigo dessa forma:

"Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=I:/inetpub/wwwroot/info16br/dados/info16br.mdb;", adOpenKeyset, adLockPessimistic, adCmdText 

Antes do "I:/" não tem aspa simples.

Obrigado Vinicius por tudo e a todos que passaram por esse tópico.

Obrigado, também, xanburzum pelas sua sugestões. Elas me ajuram a ler outros informações importantes.

Tem uma postagem minha, anterior a essa, que trata do mesmo assunto. Daria para excluir do forum já que essa esclarece tudo? Obrigado, obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.