Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

NaPraia

Justiça brasileira

Recommended Posts

Fonte

 

Cabo Bruno foi morto cerca de um mês depois de deixar o presídio de Tremembé. Ele estava preso por cometer vários homicídios. Quando era soldado da Polícia Militar, no começo dos anos 80, Cabo Bruno virou um dos justiceiros mais famosos de São Paulo. Ele recebia dinheiro de comerciantes para matar jovens criminosos em bairros da periferia da zona sul da capital paulista. Cabo Bruno admitia ter matado mais de 50 pessoas.

 

O ex-PM estava em liberdade desde o dia 23 de agosto, quando deixou o presídio de Tremembé por ter cumprido a maior parte de sua pena com bom comportamento. Condenado a 117 anos, quatro meses e 13 dias de prisão por envolvimento com o esquadrão da morte, Cabo Bruno passou menos de 30 anos na cadeia.

 

Ele foi preso em 26 de setembro de 1983 e fugiu três vezes da cadeia. A última recaptura, segundo o Tribunal de Justiça (TJ), foi em 29 de maio de 1991. Ele cumpriu, portanto, 20 anos

 

 

 

impressionante, essa tal parada de cumprir um sexto da pena.

O cara matou 50 pessoas e saiu em 20 anos, isso dá 4 meses e 24 dias por cada homicídio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pensei que quando falou em justiça brasileira foi o fato dele ter sido morto dias depois de solto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pensei que quando falou em justiça brasileira foi o fato dele ter sido morto dias depois de solto

melhor nem entrar nesse ponto, vai dar muita polêmica.

 

Pois se sou advogado, usaria esse caso como jurisprudência para tirar os clientes da cadeia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E o pior é que não tem como mudar, já que a constituição veda tanto a pena de morte quanto a prisão perpétua.

 

Algum sabichão humanista decidiu que era severo demais punir criminosos, mesmo os assassinos mais cruéis e contumazes, com o mesmo rigor que eles "puniram" suas vítimas.

 

Só uma revolução, agora...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Brasil só vai começar a ir pra frente o dia que prisão perpétua for realmente perpétua e crimes hediondos (ou em larga escala como esse caso) forem passíveis de pena de morte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"...deixou o presídio de Tremembé por ter cumprido a maior parte de sua pena com bom comportamento. ... fugiu três vezes da cadeia"

 

 

entendi certo ou li errado? ele fugiu 3 vezes, e depois foi solto por "bom comportamento"? :pinch:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
entendi certo ou li errado? ele fugiu 3 vezes, e depois foi solto por "bom comportamento"? :pinch:
mau comportamento é quando se tenta fugir mais de 10 vezes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Brasil só vai começar a ir pra frente o dia que prisão perpétua for realmente perpétua e crimes hediondos (ou em larga escala como esse caso) forem passíveis de pena de morte.

 

Não sei... é crime matar criminoso? Porque se for e o cara foi preso por isso, como que vai aplicar pena de morte nele se ele só está cumprindo a lei?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei... é crime matar criminoso? Porque se for e o cara foi preso por isso, como que vai aplicar pena de morte nele se ele só está cumprindo a lei?

primeiro, depende do tipo de homicídio, se é normal ou qualificado (duplamente ou triplamente qualificado)

 

dependendo se é dupla ou triplamente qualificado, já devia dar pena de morte, ou se o cara comente mais de 3 homicídios normais.

 

pois sou daqueles, matou, morre.

quanto a prisão perpétua, se isso ocorresse comigo, eu mesmo preferiria a pena de morte.

 

Levando em considerações das nossas cadeias, imagina saber que nunca vai poder sair de uma cela 9m2 que divide com mais de 15 presos. Preferiria abreviar esse sofrimento

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hehe, melhor não entrarmos no mérito pois com certeza vai causar polêmica. Entendo as questões legais e morais, só tenho uma visão diferente.

 

Mas enfim, voltando a questão do tópico, sim, acho um absurdo essa história de "bom comportamento", bom comportamento tinha que ter tido antes pra não ser preso, agora que já tá na prisão que pague pelo que fez até o fim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei... é crime matar criminoso? Porque se for e o cara foi preso por isso, como que vai aplicar pena de morte nele se ele só está cumprindo a lei?

 

Não entendi bem o contexto de sua pergunta

 

Vou tentar responder é crime matar qualquer pessoa

 

Para não ser punido como um assassino quem o fez tem que estar respaldado por alguma excludente de ilicitude

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
excludente de ilicitude

Que expressão difícil, tio.

 

Licença pra matar não seria mais assimilável? se bem que licença dispensariam as investigações futuras né...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oficialmente ninguém tem licença para matar

 

O termo é esse mesmo é um ato que torna um ato ilícito em licito

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oficialmente ninguém tem licença para matar

Ninguém mesmo?

 

Tipo, no exterior tem algumas classificações de agentes que a tem (não, não estou falando o James Bond). Aqui não tem disso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não sei... é crime matar criminoso? Porque se for e o cara foi preso por isso, como que vai aplicar pena de morte nele se ele só está cumprindo a lei?

ela quis dizer. O cara só matava bandido(assassinos) então não podem matar ele.

pois se derem pena de morte porque ele matou e dar pena de morte e isso não é crime, ele não deveria ser condenado, pois ele só matou assassinos.

 

com certeza ele não matou nenhum santo. fez uma limpa na cidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vale lembrar que é o estado que tem o monopólio da força. Esse assassino era um agente do estado quando começou a fazer justiça com as próprias mãos, mas o fato de vestir uma farda não dá a ele esse direito, só a lei pode fazer isso. Pelo menos é assim no estado democrático e de direito.

 

Comparar uma punição, mesmo que seja de pena capital, decidida por um júri popular e em um julgamento com ampla defesa e direito a contraditório com os julgamentos sumários feitos por milicianos e traficantes é um absurdo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.