Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Anderson Anizio

Como começar a Programar?

Recommended Posts

Então pessoal, sei que isso deve ser bem corriqueiro por aqui, mas dei uma pesquisada rápida pela internet e por esse Fórum e não encontrei muitas respostas... Pois bem, espero que me ajudem, sou novato em programação, só sei muito pouco Javascript (também sei HTML, CSS e um pouco de PHP, mas isso não é programação, né?).

1. Queria aprender um pouco de C e/ou C++.

2. Com relação ao tipo de programa, eu não sei ao certo, qual é o mais usado: desktop ou console? Qual a finalidade de cada?

3. Acabei de baixar o CodeBlocks e Microsoft Visual Studio 2010. Alguém já usou esses programas, alguma outra sugestão? Ouvi falar que o Visual Studio é para experts, é mais difícil usar ele?

4. Alguma dica por onde começar? Como aprender (sites, apostilas,...)?

Tenho bastante tempo... Qualquer sugestão/ajuda é bem vinda! Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for aprender C, sugiro que leia The C Programming Language (segunda ed.), de Brian Kernigham e Dennis Ritchie. São os criadores da linguagem, e o apelido do livro, "K&R", é por causa de suas iniciais. O livro é pequeno. Os autores mostraram uma capacidade incrível de descrever em tão poucas páginas tantos aspectos de C de forma correta.

Ao contrário do que se pensa, C não é simples. Na verdade, é tão complexa que a maioria das pessoas não sabe que não a conhecem. Se estiver à procura de um desafio, creio sim que C seja uma boa oportunidade. Depois de ler o K&R, resolvendo os exercícios (alguns são difíceis), sugiro que dê uma olhada no material que escrevi: http://guipn.com/tac.htm

Ao contrário do que é comum pensar, C++ não é um superconjunto de C; são linguagens bem distintas. Não gosto de C++.

JavaScript é uma instância de ECMAScript. É muito poderosa e muito popular. Algumas de suas características foram influências de linguagens funcionais. Outras, de linguagens orientadas a objetos baseadas em protótipos (vs. classes). Gosto muito da linguagem. Em termos práticos, os compiladores e interpretadores receberam muita atenção (leia "dinheiro") na última década, portanto são ótimos. Particularmente o V8 (da Google) e o SpiderMonkey (da Mozilla, onde o criador da linguagem, Brendan Eich, trabalha hoje).

Complementando: qualquer que seja sua decisão, entenda que levará tempo até que você atinja proficiência significativa. Escolha uma linguagem que lhe agrade. Cada um tem seus motivos para gostar ou não de cada linguagem -- você só saberá de quais gosta uma vez que tentar aprendê-las.

Compartilhar este post

Link para o post

É exatamente o que quero: desafios, pois tenho muito tempo sobrando e as vezes fico sem ter o que fazer, então isso será um ótimo desafio/passatempo pra mim. Com relação aos livros, ainda estou aprendendo inglês (nível Advance), mas já sei bastante coisa, então vai ser bem útil também pra melhorar meu english.

Enfim, vou dar uma olhada... Valeu!

"Qualquer sugestão/ajuda é bem vinda!"

Compartilhar este post

Link para o post

• HTML
   • XHTML (Há uma pequena diferença entre HTML e XHTML. É melhor que você pule o HTML e já vá direto ao XHTML, assim é mais fácil usá-lo mais tarde. E não, "programação de VERDADE" NÃO se parece com XHTML)
-
   • CSS
-
   • Javascript
-
   • PHP (Esta é sua primeira linguagem de programação "de verdade" - gaste MUITO tempo aprendendo todos seus conceitos! http://www.php.net/)
-
   • MySQL (E aprenda como "ligar" MySQL com php, e faça isso DIREITO)
   • HTACCESS
-
   • Actionscript 3 (Pode ser pulada, mas te ajudará com suas técnicas de programação)
-
   • AutoIt (É simples e inútil, mas você aprenderá mais sobre a mecânica do Sistema Operacional ao invés de focar na programação real. ALTAMENTE recomendado).
-
   • VB.NET [Pode ser pulada, mas te dará um pouco mais de prática, dando um passo de linguagem de script (como AutoIt) para programação real]
-
   • C#.NET (NÃO PULE - esta vai te ajudar IMENSAMENTE nesta longa caminhada. Não use para criar programas usuais ou hacks , mas sim para aprender bastante sobre programação). É logico que depois que terminar a jornada poderá fazer oque quiser.
-
   • C++*
-
   • Assembly**
-
(*) • C++ é uma linguagem de programação muito difícil. Você irá usar o C++ -todo o tempo-, seja com programas ou com hacks, modificações, etc. Uma vez que você aprende C++, você pode aprender qualquer outra linguagem muito mais fácil e sem muito trabalho. NÃO COMECE DIRETO COM C++ se você quiser se tornar um bom programador, especialmente se você é iniciante.
   • Se você usou Windows toda sua vida, programe no Windows. Se você usou MAC toda sua vida, programe no Linux. Se você usou Linux toda sua vida, programe no Linux. É tão simples.
-
(**)   • Assembly existe para vários tipos de processadores - Eu recomendo aprender MASM32 (um compilador de ASM) e desenvolva programas básicos antes de pensar em programar, hackear ou modificar algum jogo ( se for o seu objetivo{A maioria é}.
Quando você for bom você DEFINITIVAMENTE  vai usar o ASM -TODO O TEMPO - para tudo. Bote na cabeça é possivel criar tudo com ela, até sites, ou melhor todas as linguagens é possível criar tudo, mas não terá as funções que outra linguagem tem, ou será limitada.[/font]

Por fim: Boa sorte nesta longa jornada porque o caminho é grande, sofrido mas no final você vai poder dizer: "O sofrimento valeu apena, hoje sou programador, de verdade"

Tenho um ótimo acervo de livros de a maioria das linguagens que comentei, se quiser me da um toque(raphaeljorge@outlook.com) que eu te passo o nome e as lojas mais baratas para comprar.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.