Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guilherme_90

[Resolvido] Uso de Framework e Banco de Dados

Recommended Posts

Bom dia pessoal! Preciso de uma ajuda, acho que sugestão seria mais adequado.

Em questão de desenvolvimento de um sistema mediano / grande, vale a pena usar um Framework? Eu penso muito na questão da manutenção de software, e usar um Framework pode (ou não) me ajudar nisso, pois quem o conheçe terá maior facilidade.

Nessa brincadeira todo, estou pensando bastante no CakePHP. Não me sugerem o Zend, pois não tenho assim MUITO TEMPO pra aprende-lo, já que é um framework bem "parrudo".

E a questão do banco de dados, sempre usei o MySQL, mas estou pensando em utilizar outro, pois não sei ao certo se o futuro projeto terá muitas qantidades de dados. O que me sugerem?

Aguardo sugestões, obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Há muito o que se discutir e analisar.

Nesse caso você precisaria de um serviço de consultoria para ajudá-lo no trabalho.

De uma forma bem resumida, a vantagem do uso de frameworks está na padonização do desenvolvimento.

A desvantagem está nas curvas de aprendizado.

Compartilhar este post

Link para o post

Há muito o que se discutir e analisar.

Nesse caso você precisaria de um serviço de consultoria para ajudá-lo no trabalho.

De uma forma bem resumida, a vantagem do uso de frameworks está na padonização do desenvolvimento.

A desvantagem está nas curvas de aprendizado.

Certo. tudo tem os dois lados da moeda.

E o que me diz refente a banco de dados?

Compartilhar este post

Link para o post

postgres \o

Obrigado pela ajuda, mas só isso pra mim não resolve. Quero saber o por que, qual motivo, enfim. Claro que se eu não for pedir demais, mas sair usando algo sem saber se realmente vai atender minhas necessidades é meio estranho.

O que difere do MySQL pro Posgres?

Eu sei que há muitas respostas no Google, mas eu prefiro vir no fórum pedir uma ajuda, acho que para mim é mais ideal.

:thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

na pratica é o q vejo.

é mais flexivel para trabalhar com datas.

n tem aquela frescura do mysql de especificar o tamanho dos campos.

dblink para fazer consulta em bases diferantes.

pl_pgsql

a questão da lincensa de uso.

desvantagens

consulta aos metadados n é tão simples quanto o mysql.

a sintaxe do dblink pode ser menos extensa.

n suporta join ansi 92 no update se você precisar ai deve usar a sintaxe ansi86(where) na versão 8.3 n sei se arrumaram isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo vai depender dos requisitos do sistema, o que está especificado no projeto, bem como questões tais como a manutenção de tudo isso.

Usar ou não framework porque outros entenderão pode ajudar ou atrapalhar, se o programador que pegar o projeto não usar o framework não vai ajudar nada ter escrito no framework né ?

Vejo os frameworks como um modo de diminuir o trabalho do programador ao automatizar certas etapas, bem como auxiliar no desenvolvimento do código dentro de um certo padrão.

Se não tem certeza sobre qual framework utilizar, use apenas php puro em oo ou procedural escrito de forma clara e limpa, assim, não importa quem pegou seu código, ele entenderá com certeza.

Sobre o banco de dados, também depende do que disse no primeiro paragrafo, assim como também depende do seu conhecimento nos vários banco de dados existentes no mercado.

Grandes portais e redes sociais usam mysql, e não tem problemas quanto a isso, apesar dos milhões de acessos simultaneos que tem.

Quer usar um Postgress sql ? A primeira pergunta que você deve fazer é : Conheço esse banco ?

E a segunda : Tenho tempo para aprender e usa-lo neste projeto ?

Pois apesar de a grosso modo, tudo se resumir a inserts, deletes, updates, cada banco de dados tem um modo melhor de efetuar essas operações, bem como clausulas mais otimizadas para as seleções.

Se durante o desenvolvimento ou entrega do sistema ele apresentar um erro estranho por conta do banco de dados, você conseguirá resolve-lo num tempo razoavel ?

Sempre que penso em utilizar ou ter uma outra opção de banco de dados na manga, primeiro trabalho com ele em projetos pessoais (sem pressão de prazos e que podem dar todos os erros que quiser), e só depois de estudar e saber tudo o que pode dar de errado, é que passo a utiliza-lo nos projetos dos clientes.

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola cara. Muito obrigado mesmo!

A questão do JOIN no update é um caso a pensar no meu caso, pode ser um problema ou pode não ser.

Compartilhar este post

Link para o post

rsrs as desvantagens q citei... foram problemas q tive, por exemplo no sqlserver é bem simples fazer consulta entre bases diferentes (servidor.base.dbo.tabela) e suporta join no update. ele tbm tem um esquema bacana de fazer varios insert's se n me engano é assim

insert tabela(campo1,campo2,campo3)
('a1','a2','a3')
('b1','b2','b3')
('c1','c2','c3')

Compartilhar este post

Link para o post

rsrs as desvantagens q citei... foram problemas q tive, por exemplo no sqlserver é bem simples fazer consulta entre bases diferentes (servidor.base.dbo.tabela) e suporta join no update. ele tbm tem um esquema bacana de fazer varios insert's se n me engano é assim

insert tabela(campo1,campo2,campo3)
('a1','a2','a3')
('b1','b2','b3')
('c1','c2','c3')

Sim, no MySQL dá pra fazer esse esquema. Qual outro banco de dados você tem experiência? E em relação ao Frameworks PHP?

Se não tem certeza sobre qual framework utilizar, use apenas php puro em oo ou procedural escrito de forma clara e limpa, assim, não importa quem pegou seu código, ele entenderá com certeza.

Eu tenho algumas coisas prontas, principalmente a parte da model, que me atende perfeitamente, fiz otimização do SQL, passando somente parametros e já monta toda a estrutura do código, também preparei pra trabalhar com outros SGBD (funçoes nativas de cada), além de trabalhar com PDO.

Quer usar um Postgress sql ? A primeira pergunta que você deve fazer é : Conheço esse banco ?

E a segunda : Tenho tempo para aprender e usa-lo neste projeto ?

Não conheço nenhum outro banco de dados (de forma prática), exceto o MySQL. NUNCA tive problemas algum com ele, e pelo contrário, me atende perfeitamente até o momento. Mas dependendo do projeto, já li que ele não aguenta muitas quantidades de dados, não estou afirmando isso, apenas repassando que li em minhas pesquisas, então para não ficar com esta dúvida, gosto de vir aqui pois tem pessoas mais experientes que podem me ajudar.

Não sei ao certo se no prazo do projeto terei tempo para aprende-lo, então é um dado relativo.

Se durante o desenvolvimento ou entrega do sistema ele apresentar um erro estranho por conta do banco de dados, você conseguirá resolve-lo num tempo razoavel ?

Justamente que disse acima, minha aplicação atual permite a mudança rápido de um SGBD sem complicações.

Compartilhar este post

Link para o post

rsrs outro banco q trabalho é sqlserver2000... framework php so o da empresa aqui, recomendo você usar o smarty para as views.

Compartilhar este post

Link para o post

Em questão de FrameWorks PHP, o que tem a menor curva de aprendizado é o CodeIgniter.

Fácil de aprender, leve, fácil de adapta-lo a novas bibliotecas.

Conheço, e já brinquei um pouco com ele. Mas acabei não gostando muito, e achei o código bem porcão (opnião pessoal).

rsrs outro banco q trabalho é sqlserver2000... framework php so o da empresa aqui, recomendo você usar o smarty para as views.

Já usei Smarty também, não é nada ruim, mas não sei.. é um caso aparte a pensar.

É que pretendo (e muito) usar ExtJS 4 no projeto, esse Framework é muito f***!

Compartilhar este post

Link para o post

rsrs extjs é programção orienta a [] e {} 4mb pra carregar um arquivo é tensoooo

Compartilhar este post

Link para o post

rsrs extjs é programção orienta a [] e {} 4mb pra carregar um arquivo é tensoooo

Até que a versão 4.x está mais leve. Eu gosto, tem gente que não curte por achar "lento", tudo é uma questão de implementação. Não tenho a mínima paciência em ficar criando objetos HTML depois estilizar no CSS.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, eu pessoalmente não sou muito fã de frameworks até que se chegue ao ponto de compreender perfeitamente (ou quase) como um funciona.

Nessa ideia, eu estou há alguns meses tentando criar o meu próprio, que batizei carinhosamente de Hydra Framework e vou utilizá-lo no meu TCC ano que vem.

Quando você começa numa aventura desses, percebe o trabalho que dá, a quantidade de testes que precisa realizar, a quantidade de situações que precisa prever. Não muito raro, no meio do dia, do nada, me vem uma possível situação que poderia ocorrer e ele não cobre, já corro, anoto e implemento em seguida.

Esse é o caminho das pedras. Só estou nele porque não estou trabalhando no momento, apenas me dedicando a isso e à faculdade. Seria impossível desenvolvê-lo se precisasse apressar o passo por questões de prazos. Sei disso porque já tentei fazer ambos ao mesmo tempo, o resultado nunca me agradou completamente, embora o último projeto que desenvolvi tenha ficado razoavelmente bom, para o que eu planejo.

Talvez para você, que quer desenvolver 'para terceiros' valha a pena investir umas semaninhas e aprender um framework como CakePHP, Symfony ou Alloy. Esse último tem uma proposta bem interessante, se utiliza de todos os recursos do PHP 5.3, como closures, namespaces e novas sintaxes.

Quanto ao banco de dados, tive uma experiência legal com o PostgreSQL durante uma disciplina na faculdade. Eu achei um pouco chato trabalhar com datas nele, talvez porque não tenha tido tempo de conhecer a fundo. No mais, o PLPgSQL é fantástico, achei superior ao próprio PLSQL da Oracle em vários aspectos, é uma liguagem mais moderna, mais tranquila para brincar com triggers, cursors, procedures e functions.

SQLite também é bacana, mas como trata-se de um projeto de grande porte, não é recomendado. Aprendi com um ebook, é bem simples, mas poderoso também. O banco de dados consiste somente de um arquivo binário com extensão .db, você pode copiá-lo e levá-lo para onde quiser a qualquer hora...

No mais, tenho leves noções de DB2 e SQL Server, não o suficiente para dar um parecer.

Agora, fugindo totalmente dessa de SGBD relacional, que tal partir para um novo paradigma? Bancos de dados orientados a objetos/documentos, como Mongo, Cassandra?

Compartilhar este post

Link para o post

Henrique Barcelos

O desenvolvimento de um Framework próprio realmente é bem legal, dá MUITO trabalho realmente, impossivel pensar em todas as situações de imediato, e eu também faço justamente como disse, do nada vem uma idéia na cabeça e tenho que anotar a qualquer custo, se não já era! :unsure:

Porém, não tenho mais "tempo" para desenvolver um Framework do "zero", sair pensando e mil possibilidades, etc e etc, entende? Já tenho prazos nos projetos, não sou mais somente um estudante de graduação, e isso é totalmente inviável. Eu tenho sim uma estrutura pronta, é só pegar e usar. Mas como falta MUITA coisa a fazer neste meu Framework caseiro, não sei se vale a pena usar, porém tenho usado em outras coisas e me atende perfeitamente, até me agrada bastante a parte do Model e Controller. Porém, não está nem um tanto "profissional", de chegar e falar: "Nossa.."!

Então, já que se trata de algo mediano / grande, eu estou pensando e querendo optar por usar Framework PHP, e posso pegar algumas de minhas classes e usá-las juntamente. Não quero Zend, pois ele é bem trash de trabalhar, a coisa mais chata do mundo para configurar (opnião pessoal). O CakePHP já dei uma olhada, e me parece um pouco mais familiar.

A questão dos bancos de dados, só conheço o MySQL, mais nenhum outro, de forma prática.

Será mesmo que vale a pena eu "perder" tempo estudando um banco de dados orientado a objeto/documento? Seria vantajoso? Tem lá muitas diferenças?

Compartilhar este post

Link para o post

o zend framework lhe dará mais liberdade do que o cakephp.

Quanto as questões que levantaram sobre o MySQL e POSTGRE especificamente sobre o join com update... não achei correto..

O MySQL permite join com update, e aquele insert multiplo também... a maioria dos SGDBs atuais tem isso como recurso básico.

O que diferencia é questão de performance.. muitos ainda tem um esteótipo de que mysql é "coisa de amador" ... o facebook está aí como prova . Eles utilizam o MySQL como base principal.

se está preocupado com o crescimento do projeto, só pensar no facebook.

Ontem eles alcançaram 1 bilhão de usuários. Por mais que você use Oracle, MSSQL SERVER, MySQL, POSTGRE, nao fará diferença.. O que faz a diferença é quem gerencia .. é a equipe.

Se possuir bons profissionais será bem sucedido.

Compartilhar este post

Link para o post
O que diferencia é questão de performance.. muitos ainda tem um esteótipo de que mysql é "coisa de amador" ... o facebook está aí como prova . Eles utilizam o MySQL como base principal.

Mas o que você quis dizer com isso? Que quem desenvolve sistema utilizando MySQL não significa que seja amador?

se está preocupado com o crescimento do projeto, só pensar no facebook.

Sim, tenho que pensar SEMPRE nessa possibilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

A sua questão é foi referente a isso?

muitos ainda tem um esteótipo de que MySQL é "coisa de amador"

(fatou um "re" -> esteótipo > estereótipo)

A grosso modo, "estereótipo" é uma imagem pré-concebida (um pré-conceito ou preconceito) sobre algo do qual uma pessoa não compreentende por falta de conhecimento ou ignorância mesmo.

Em outras palavras,

Muitos ainda tem uma imagem distorcida de realidade.

Pensam que se um projeto é grande então tem que usar soluções técnicas mirabolantes, grandes e pesadas. Pensam logo em Oracle e Java. Geralmente se aproveitam e fazem orçamentos superfaturados.

Enxergam o MySQL como algo pequeno, amador, incapaz de suportar altos volumes de dados, processamentos pesados, etc. Isso é um conceito errado. É um estereótipo que fazem do MySQL.

Há vários casos de sucesso. Menciono o FB pois é o que está em voga.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.