Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Vadio

Dojo ou ExtJS

Recommended Posts

Olá pessoal a pouco tempo eu só usava jQuery...

agora estou utilizando dojo e vi o ExtJS4.1 achei bem interessante...

Qual é o melhor na sua op ???

ExtJS ou DojoToolkit?

desde já obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gosto do ExtJS, e sei trablhar um pouco com ele. O Dojo já pensei em aprende-lo, porém tive dificuldades em encontrar bons exemplos de app usando este framework.

Na minha opnião, prefiro o ExtJS. Além de não ser tão difícil, a comunidade brasileira é MUITO ativa, a documentação é excelente com MUITOS exemplos. Se você sabe trabalhar com objetos em JavaScript, então trabalhar com ExtJS será mais fácil que andar pra frente!

Compartilhar este post

Link para o post

pois é guilherme tenho trabalhado com Dojo a 2 meses é mto bacana mas é meio chatinho algumas coisas..

Andei pesquisando e ExtJS é melhor para um grupo pequeno enquanto dojo já serve mais para grandes sistemas...

já que você usa o extjs poderia citar alguns pontos que voce acha interessante?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Bom amigo, eu só desenvolvi um sistema com ExtJS 4.0.1a. No início gostei bastante (e ainda gosto), porém passei por alguns problemas que demorei muito a serem resolvidas, e acabei deixando de lado.

O ponto positivo dele é que, se você não tem muita noção de JS "Orientado a Objetos", te ajudará bastante neste conceito. É um excelente Framework, talvez para mim um dos mais ricos para construção de interfaces gráficas Web. A Sensha está focando MUITO na arquitetura MVC da versão 4.x em diante, tem diversos plugins, e de certa forma, não é tão difícil de se trabalhar com ele, no começo é bem complicado, e eu sofri demais (hoje, sofro um pouco menos...).

Depois que entende um pouco como funciona a estrutura geral dele, as coisas começam a ficar mais fáceis. Sinceramente, eu ainda não tenho assim pontos positivos que posso lhe citar. O meu objetivo era aprende-lo para desenvolver sistemas, mas eu estou meio que "decidido" a larga-lo (de certa forma), pois já tenho toda minha estrutura de sistema pronta, e acaba que não compensa eu quebrar cabeça para adaptar com ExtJS.

Como sou iniciante neste framework, em certos pontos fico garrado, demorando demais para resolver determinado problema que não seja algo complexo, e como tenho prazos e cumprir com projetos, é impossível usá-lo agora.

Pontos positivos:

Ajax: ele trabalha 100% AJAX, se certa forma é bom, para outros pode ser ruim, eu gosto bastante.

Templates: O que mais me deixou surpreso com ele é sua facilidade para construir o template, é realmente MUITO FÁCIL!

Paginação: é incrível como é fácil trabalhar com sistema de paginação, passando somente parametros de start e limit no store, e funciona xuxu beleza.

Search Query: A mesma coisa da paginação.

Pontos negativos:

Combobox (select): na minha opnião, não por que complicam "tanto" para popularizar um combobox, sendo que só preciso do store, mas para funciona-lo legal necessita de uma "dúzia" de parametros.

MVC: Alguns pontos na implementação eu não gostei muito, dá voltas demais em alguns aspectos, e eu penei demais pra obter um store em meu controller.

No geral, recomendo você ir estudando aos poucos, refatorando seu sistema que fique bem adaptado, e que realmente consiga resolver as coisas mais rapidamente.

OBS: Continuarei depois.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela resposta @Guilherme_90 !

por enquanto estou só estudando Dojo mesmo.. chegando agora em tópicos avançados do mesmo.. pretendo terminar os casos q eu mesmo criei para o aprendizado da ferramenta e em seguida começar com ExtJS e até o ano q vem estar fluente nesses 2 frameworks exatamente como faço com jQuery .

Dei uma olhada superficial no ExtJS ele lembra mto o Dojo na 1.6 mas não posso afirmar com certeza pois comecei a estudar dojo a 2 meses e já peguei na 1.8

infelizmente a sintaxe do ExtJS e dojo1.6 - não me agradou muito mas fazer uque né.. q d fui aprender twig para usar com o symfony também odiei o DTL usado por ele e hj prefiro o dtl para templates do que php mas isso não vem ao caso.

mais uma vez Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não aprendi Dojo por questão de bons exemplos mesmo, pequisei e não tive bons resultados. O ExtJS é bem diferente, a comunidade ajuda demais, bem bacana.

Compartilhar este post

Link para o post

Ola

Não conheço dojo, mas pelo pouco que vi o extjs me parece uma ótima opção para criação de interfaces gráficas ricas em detalhes, juntando com php e mysql da pra fazer muita coisa e de forma fácil e rápida.

Estou desenvolvendo um aplicativo simples e FREE em extjs que gera CRUD Extjs-Php-Mysql, como sou iniciante, estou achando de fácil aprendizado, já que tem um suporte grande pela comunidade brasileira e a documentação da framework é excelente.

Segue link para ver ou baixar o aplicativo que estou desenvolvendo.

Clique aqui para acessar

Att.

Dias2010

dias@dias.adm.br

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.