Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Lucas Peperaio

Avaliação de Classe PHP

Recommended Posts

Eu não gosto de ficar filosofando, não acrescenta muito ao foco do tópico, mas só reiterando o que muito bem disse o colega Gabriel...

 

Aprender a programar não é como ler um livro, ler uma poesia... Você provavelmente vai ler um livro uma vez só, vai entender o que for possível e nunca mais vai olhar pra ele...

Com programação é diferente. É diferente porque as linguagens de programação atuais (ainda) são muito mais próximas de um computador do que da linguagem natural.

 

Especialistas dizem que no futuro será possível programar dando ordens ao computador como:

- Some dois números

- Multiplique o resultado por 2

 

Enfim, divago...

 

Aprender a programar é quase como aprender um outro idioma (e na verdade, nós que não falamos inglês nativamente temos trabalho dobrado). Você passa 5, 6 anos na escolinha de inglês pra pegar o seu diploma e quando sai de lá, muitas vezes você ainda não sabe o suficiente...

Com programaçao é a mesma coisa, eu até hoje, 5 anos depois de ter começado, às vezes tenho que engolir o orgulho e voltar lá no basicão pra rever um conceito ou outro com o qual eu não estou acostumado.

 

Isso tudo me lembra o prefácio de um dos livros do Robert UncleBob Martin, se não me engano é o Clean Code. Onde ele fala para suar a camisa até o código ser parte de você, até estar no seu sangue.

Isso é muito verdade!

Chega num ponto que tudo parece tão natural pra você, que antes mesmo de escrever o código, você já tem ele na cabeça, você consegue bolar todos os diagramas possíveis sem precisar nem de um papel.

 

Quando você olha códigos seus próprios antigos, você pensa:

- Cara, como eu não fiz de tal jeito?? É tão óbvio, é tão melhor...

 

Esse processo é tão natura que você não se dá conta... Um dia eu espero chegar lá...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algumas vezes eu já fui pego "programando por inércia" desse jeito. Era como se minha consciência e meu corpo estivessem em planos diferentes, um observando o outro.

 

Assustador, mas incrível. :grin:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.