Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

PHPower

HTML e CHARSET

Recommended Posts

Tenho duas páginas php/html, ambas inciando com:

<html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=windows-1252">

ambas fazendo consulta ao mesmo banco de dados. Uma retorna os dados ok, a outra renderiza os caracteres especiais com problemas. Numa, o browser reconhece o charset windows-1252, noutra, o mesmo browser adota o UTF-8.

Alguém imagina onde esteja o problema?

EDIT: Eis o código-fonte da página renderizada com problema. Engraçado aqueles caracteres antes do início:

<html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=windows-1252">

<meta name="viewport" content="width=280" />

<title>Sistema Finanças</title>

(...)

Grato!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqueles caracteres antes do início se chamam Byte Order Mark e são parte do problema.

Este arquivo está sendo salvo como UTF-8 com marca BOM.

Em casos comuns, nós recomendamos que se utilize de algum editor para salvar o documento com a codificação UTF-8 sem BOM

No seu caso, nem assim resolveria, porque você não deve nem salvar como UTF-8.

Você deverá procurar o charset windows-1252 ou, na ausência deste, o padrão latino ISO-8859-1.

Isto resolveria o seu problema.

Por questões de boas práticas, sugiro que você altere os charsets de toda a aplicação para UTF-8.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqueles caracteres antes do início se chamam Byte Order Mark e são parte do problema.

Este arquivo está sendo salvo como UTF-8 com marca BOM.

Caro Evandro, obrigado! Apenas a título de curiosidade, isto é como se fosse alguma marca de propriedade ou assinatura? Talvez eu tenha copiado o código de alguma outra página, já que ele referencia no código-fonte de seleção um site...

Em casos comuns, nós recomendamos que se utilize de algum editor para salvar o documento com a codificação UTF-8 sem BOM

No seu caso, nem assim resolveria, porque você não deve nem salvar como UTF-8.

Você deverá procurar o charset windows-1252 ou, na ausência deste, o padrão latino ISO-8859-1.

Isto resolveria o seu problema.

Por questões de boas práticas, sugiro que você altere os charsets de toda a aplicação para UTF-8.

Neste caso, o notepad entra na categoria "editores"? (rs). Realmente, percebi que apesar de eu indicar o charset, o notepad salva em UTF-8. Salvei o arquivo.php como um txt em ANSI, e depois renomeei o mesmo para .php novamente, e resolvido!

Mudei todos os collation do meu bd mysql para UTF-8, e ainda assim parece que a renderização correta acontece somente com charset windows-1252... alguma recomendação para isto?

Grato novamente!

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Evandro, obrigado! Apenas a título de curiosidade, isto é como se fosse alguma marca de propriedade ou assinatura? Talvez eu tenha copiado o código de alguma outra página, já que ele referencia no código-fonte de seleção um site...

Neste caso, o notepad entra na categoria "editores"? (rs). Realmente, percebi que apesar de eu indicar o charset, o notepad salva em UTF-8. Salvei o arquivo.php como um txt em ANSI, e depois renomeei o mesmo para .php novamente, e resolvido!

Mudei todos os collation do meu bd mysql para UTF-8, e ainda assim parece que a renderização correta acontece somente com charset windows-1252... alguma recomendação para isto?

Grato novamente!

Sim, é uma assinatura. Temos, ainda, outros formatos de UTF como UTF-16 e UTF-32. A cadeia de caracteres UTF é bem abrangente e, sem essa identificação, não há como saber qual charset está sendo utilizado, podendo ocasionar impressões incorretas, muito similares ao problema que você está tendo.

Não tenho muita certeza que alterar o charset/collation da base de dados interfira nos dados já persistidos. Creio que isto seja para próximas atualizações.

Se você já possuir algum registro acentuado, faça um teste, insira uma duplicata deste registro e imprima ambos.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.