Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

brcontainer

[Resolvido] Licenciar um código

Recommended Posts

Eu sei que é uma duvida meio obvia, mas juro que não consigo achar um lugar que explique claramente.

Pesquisei várias licenças (adaptações em português), escolhi as melhores e comparei, então me decidi, mas nisso veio a duvida como "colocar" a licença no meu código?

Meu código é uma biblioteca javascript e está disponível para download em um repositório. Nesse repositório eu devo colocar uma cópia do arquivo da licença ficando assim dentro do "repo"? :

- lib.js
- license

E dentro do Javascript devo colocar um comentário dizendo qual licença a biblioteca usa? :

/*
* LICENSA A
*/

Ou eu estou viajando? Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei qual linguagem se refere, mas eu, como por enquanto estou satisfeito com CC, mantenho o link para ela em uma tag do PHPDoc @license

Melhor do que repetir todos os dados de licença em todos os arquivos. Se o gerador de documentação da sua linguagem não tiver uma tag específica para isso (o que eu duvido), pode manter um arquivo LICENSE, normalmente sem extensão, na raiz da aplicação ou, caso a mesma seja uma library, distribída em conjunto com demonstrações, no diretório principal.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei qual linguagem se refere

hehehe, Eu escrevi lá assim:

Meu código é uma biblioteca javascript

Acho que passou despercebido, é uma biblioteca javascript com várias funções, eu faço tudo no bloco de notas.

Vou então deixar o arquivo LICENSE na mesma pasta e no topo do javascript irei comentar assim:

/*
* Lib 1.0
* http://site.com/
*
* Copyright 2012 Lib
* Released under the Nome license
* http://site.com/license
*/

É preciso fazer mais algo? Ou só isso já define meu código como licenciado???

Compartilhar este post

Link para o post
Acho que passou despercebido

Você acha? É sério, preciso de um oftalmologista urgente. :o

Enfim...

É preciso fazer mais algo? Ou só isso já define meu código como licenciado???

É complicado esse tipo de afirmação.

Se for um sistema gratuito, distribuído sob CC, GNU, BSD, MIT e se i lá quantas licenças gratuitas existem, acredito que sim, não deva ser necessário nenhuma burocracia adicional.

Agora, se não for (o que eu também duvido, já que é JavaScript), talvez algumas coisas a mais devam ser levadas em consideração.

O único "problema" que eu vejo seria a impossibilidade de um documentador automatizado gerar a documentação da sua API. Mas, se você a fizer na unha, não deve ter problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Exato é um código livre, como jquery, distribuído para outros desenvolvedores.

Tem alguma recomendação de licença??? Eu pensei na licença MIT, ainda estou estudando qual se adequa ao meu caso.

Compartilhar este post

Link para o post

Não conheço as outras. Por hora estou satisfeito com a Creative Commons.

Compartilhar este post

Link para o post

Não conheço as outras. Por hora estou satisfeito com a Creative Commons.

Nossa além da sua indicação a leitura da página http://creativecommons.org.br/as-licencas/ é super-fácil (de fácil compreensão). Vou estuda-la assim que chegar em casa.

Resolvido e muito obrigado Bruno.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.