Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Spyder.RV

Proftpd - Como criar conta de usuário com acesso a uma pasta específic

Recommended Posts

Pessoal, bom dia.

Tô usando o proftpd com ubuntu server 12.04 e preciso criar uma conta de usuário que só tenha acesso via FTP a uma pasta específica de outro usuário do mesmo grupo..

Como implementar?

Detalhe... esse usuário já foi adicionado e faz parte do mesmo grupo do usuário proprietário da pasta em questão...

usuário original: wemerson

grupo: funcionarios

home: /home/wemerson

pasta que quero compartilhar: /home/wemerson/arquivos/publico

Usuario que terá acesso: vilmar

home: -- não tem home --

Shell: /bin/false

No proftpd, já defini o DefaultRoot ~... então todos os acessos FTP são na home dos usuários, mas no caso do usuário vilmar, quero apontar para uma pasta específica ... até porque o mesmo não tem home criada...

Porém quando tento logar, via ftp tá recusando a conexão... ah... e também via ssh... O que fazer? estou perdidão nisso!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha só...como não consegui editar o post inicial, tive que inserir um post na sequencia...

Uma parte do problema foi resolvida... exclui o usuário e criei de novo algumas vezes com opções diferentes para teste:

1- Criar já com - -home apontando para a pasta /home/wemerson/arquivos/publico, mas não deu porque ela já tá criada...

2- Criar normal e depois editar o /etc/passwd e trocar a o home manualmente...

adduser vilmar -ingroup funcionarios -shell /bin/false

Aqui deu quase certo... Apenas a pasta está visivel para o usuário e tá listando os arquivos corretamente no cliente FTP... porém somente leitura...

3- Criar o usuário como no passo 2 e dar permissão de gravação para o grupo funcionarios

adduser vilmar -ingroup funcionarios -shell /bin/false
chmod g+rx /home/wemerson/arquivos/publico

Permane somente leitura!

Não posso simplesmente mudar o dono da pasta porque senão o usuário original (wemerson) é quem não terá acesso mais correto?

Mas mesmo assim, estamos chegando lá... tá 99% pronto... ;D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.