Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Filipe_Moraes

How I Explained REST to My Wife

Recommended Posts

Olá, boa noite.

Estava procurando sobre RESTfull e deparei com esse texto:

Em inglês

Tradução para português

Bom, pelo que percebi o REST nada mais é o conjunto GET/POST/PUT, certo?

No texto também percebi que não há uma representação legível da URL para máquinas. (é que eu, pobre mortal, consegui entender :rolleyes: )

Então JSON, XML, etc... não seria esse formato legível para as máquinas?

Agradeço a vossa ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito interessante.

Se você leu o texto inteiro na voz do Neil Patrick Harris bate aqui o/

Compartilhar este post

Link para o post

Muito interessante.

Se você leu o texto inteiro na voz do Neil Patrick Harris bate aqui o/

Eu li em português, mais fácil, mas parecia o tiririca a ler um texto no programa do CQC. :grin:/>

E as minhas dúvidas que postei no primeiro post? Adormeci pensando nelas e não acordei com a solução. :grin:/>

(É que eu li que as vezes quando dormimos pensando em um problema, o cérebro resolve :rolleyes:/> )

Agradeço a ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vejo o REST como sendo uma forma de fazer algo com alguma coisa de determinada maneira.

E cara, a descrição que o autor do artigo usou, de ser uma forma de aplicar verbos à substantivos foi incrível nesse ponto.

Quanto aos formatos (JSON, XML..) eles não estão tão ligados ao REST assim.

A requisição é feita de uma forma ("REST") à um URL solicitando que algo seja feito (verbo) com o recurso (substantivo) descrito por ele.

O REST ali está entre aspas porque o método usado na requisição não é o REST em si.

E após executada a ação, a Aplicação deve retornar alguma coisa, nem que seja um simples OK para que a lógica que dela dependa possa continuar.

Posso estar até falando bobagem, mas antigamente", XML era a coisa mais cross-platform existente. Daí "apareceu" JSON (ou simplesmente se popularizou) e ficou, pois traz a mesma universalidade do XML.

Não entendo a fundo para dizer se é tão rigoroso quanto XML, mas está aí firme e forte à escolha do programador.

Compartilhar este post

Link para o post
Bom, pelo que percebi o REST nada mais é o conjunto GET/POST/PUT, certo?

Você se esqueceu do método DELETE.

No texto também percebi que não há uma representação legível da URL para máquinas. (é que eu, pobre mortal, consegui entender rolleyes.gif )

Então JSON, XML, etc... não seria esse formato legível para as máquinas?

Simplisticamente falando, é mais ou menos isso.

O que é uma representação legível para humanos?

Vamos pensar numa página web.

A representação legível para humanos é o que você vê renderizado no navegador.

A representação legível para máquinas é o HTML daquela página.

Entretanto, serviços web normalmente não são desenvolvidos para fornecer uma página web, eles retornam DADOS. É aí que entram os formatos como XML, YML, JSON.

A leitura desses formatos não é muito agradável para nós humanos, então para isso deve existir um intermediário que transforme esse recurso em algo legível para humanos, mais ou menos como o navegador faz com o código HTML.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas, Bruno Augusto, esses métodos não atual sobre recursos.

HEAD não pode retornar nada no corpo da mensagem

OPTIONS trata apenas de opções possíveis para uma conexão

CONNECT:

This specification reserves the method name CONNECT for use with a proxy that can dynamically switch to being a tunnel

Nesse caso, de acordo com o que estou aprendendo (pode ser que eu esteja enganado), esses métodos não fazem parte do REST.

Compartilhar este post

Link para o post

Só estava sendo irritantemente minucioso. :lol:

Mas eu discordo que eles não fazem parte do REST porque, usando o contexto do artigo, eles nada mais são do que verbos adicionais que serão aplicados sobre outros substantivos.

O HEAD e o OPTIONS por exemplo não retornam nada a respeito do Response Body, mas eles retornam algo, o Response Head e o Request/Response Options, respectivamente.

E é é bem nisso que o REST entra.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho que admitir que não sei se estou falando besteira, estou aprendendo isso agora também...

Vou dar uma pesquisada melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, não tenho muito conhecimento sobre também.

Acho que a culpa maior é dos próprios verbos. Poxa, o HEAD até que tem certa utilidade, mas o OPTIONS, TRACE e CONNECT, eu nunca vi serem usados.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.