flotus 0 Denunciar post Postado Novembro 26, 2012 Olá, estou com dificuldades para descrever os seguintes algoritmos de estrutura de repetição, pois estou começando agora na area e tenho várias duvidas, preciso de uma luz para clarear minha idéias.. ficarei grato com a ajuda.. 1. Faça um algoritmo que leia 10 números e obtenha : * A soma dos números; * A média dos números; * O maior número; e * O menor número. 2. Faça um algoritmo que solicite números inteiros até que um número ímpar seja digitado. O Algoritmo deverá informar ao final, quantos números pares foram informados. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mário Monteiro 179 Denunciar post Postado Novembro 27, 2012 Quais as suas dificuldades? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
reebr 94 Denunciar post Postado Novembro 27, 2012 Faz um tempo que não mexo nessa linguagem do visualg, mas tentei aqui. Pode estar errado, mas a lógica é mais ou menos essa: algoritmo "flotus" VAR num : VETOR[1..10] de INTEIRO i, maior, menor, soma : INTEIRO media : REAL INICIO PARA i:=1 ATE 10 FACA ESCREVAL("Digite o", i," numero:") LEIA(num[i]) soma:= soma + num[i] FIMPARA maior:= num[1]; menor:= num[1]; PARA i:=1 ATE 10 FACA SE num[i] > maior ENTAO maior:= num[i]; SENAO SE num[i] < menor ENTAO menor:= num[i]; FIMSE FIMPARA media:= soma / 10; ESCREVAL("O maior numero e: ", maior,". O menor numero e: ", menor,".") ESCREVAL("A Soma dos numeros e: ", soma) ESCREVAL("A media dos numeros e: ", media) FIMALGORITMO Leia o código, entenda-o e faça o segundo exercício. abç Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
flotus 0 Denunciar post Postado Novembro 27, 2012 valeu renan pela força, agora consegui entender um pouco melhor abraço Quais as suas dificuldades? então gostaria de saber se o correto para o exercicio 2 seria usar usar um cont. e como usa-lo dentro da estrutura? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
reebr 94 Denunciar post Postado Novembro 27, 2012 Para saber se o número é par ou impar, pode fazer o seguinte: <variavel> MOD 2 = 0 (se o resto da divisão por dois for 0, significa que o numero é par) SE num MOD 2 = 0 ENTAO par = par + 1; Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Julio_Barros 1 Denunciar post Postado Novembro 28, 2012 Boa noite Flotus. Como você disse que esta começando a estudar programação agora (eu tambem :thumbsup: ), resolvi tentar fazer o seu exercicio. Não cheguei na parte dos Vetores ainda, estou nos Laços de Repetição, mais precisamente, no PARA..FAÇA. Veja como eu fiz: var i, num, maior, menor: inteiro media, soma: real inicio // Seção de Comandos Escreval ("Digite um numero") leia (num) maior <- num menor <- num soma <- soma + num para i de 1 ate 9 faca Escreval ("Próximo numero") Leia (num) soma <- soma + num media <- soma / 10 se num > maior entao maior <- num senao se num < menor entao menor <- num fimse fimse fimpara Escreval ("A soma dos números é: ",soma) Escreval ("A media dos números é: ",media) Escreval ("O número maior é: ", maior) Escreval ("O número menor é: ", menor) fimalgoritmo Confesso que quebrei muito a cabeça para fazer desta forma, pois nunca tinha feito um exercício assim. Espero ter ajudado você. Esse exercicio me ajudou a entender melhor o Laço de Repetição PARA...FAÇA. :clap: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
reebr 94 Denunciar post Postado Novembro 29, 2012 para i de 1 ate 9 faca Escreval ("Próximo numero") Leia (num) soma <- soma + num media <- soma / 10 se num > maior entao maior <- num senao se num < menor entao menor <- num fimse fimse fimpara Isso está errado, não!? Cada vez que o comando dentro do loop é executado é tirado a média (dividido por 10). A média só é tirada no final no programa, após ter feito a soma de TODOS os números. Basta tirar a linha: media <- soma / 10 de dentro da estrutura de repetição :lol: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Julio_Barros 1 Denunciar post Postado Novembro 29, 2012 para i de 1 ate 9 faca Escreval ("Próximo numero") Leia (num) soma <- soma + num media <- soma / 10 se num > maior entao maior <- num senao se num < menor entao menor <- num fimse fimse fimpara Isso está errado, não!? Cada vez que o comando dentro do loop é executado é tirado a média (dividido por 10). A média só é tirada no final no programa, após ter feito a soma de TODOS os números. Basta tirar a linha: media <- soma / 10 de dentro da estrutura de repetição :lol:/> Valeu Renan, eu não tinha prestado a atenção nesse detalhe :blush: Agora sim o meu algoritmo esta certo rsrsrs Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
flotus 0 Denunciar post Postado Novembro 29, 2012 Boa noite Flotus. Como você disse que esta começando a estudar programação agora (eu tambem :thumbsup:/> ), resolvi tentar fazer o seu exercicio. Não cheguei na parte dos Vetores ainda, estou nos Laços de Repetição, mais precisamente, no PARA..FAÇA. Veja como eu fiz: var i, num, maior, menor: inteiro media, soma: real inicio // Seção de Comandos Escreval ("Digite um numero") leia (num) maior <- num menor <- num soma <- soma + num para i de 1 ate 9 faca Escreval ("Próximo numero") Leia (num) soma <- soma + num media <- soma / 10 se num > maior entao maior <- num senao se num < menor entao menor <- num fimse fimse fimpara Escreval ("A soma dos números é: ",soma) Escreval ("A media dos números é: ",media) Escreval ("O número maior é: ", maior) Escreval ("O número menor é: ", menor) fimalgoritmo Confesso que quebrei muito a cabeça para fazer desta forma, pois nunca tinha feito um exercício assim. Espero ter ajudado você. Esse exercicio me ajudou a entender melhor o Laço de Repetição PARA...FAÇA. :clap:/> Cara muito bom, eu tenho dificuldades para identificar as variaveis, e como estruturar elas dentro do codigo, mas com ajuda de vcs vou suprindo minha dificuldades, obrigado mesmo abraço Boa noite Flotus. Como você disse que esta começando a estudar programação agora (eu tambem :thumbsup:/> ), resolvi tentar fazer o seu exercicio. Não cheguei na parte dos Vetores ainda, estou nos Laços de Repetição, mais precisamente, no PARA..FAÇA. Veja como eu fiz: var i, num, maior, menor: inteiro media, soma: real inicio // Seção de Comandos Escreval ("Digite um numero") leia (num) maior <- num menor <- num soma <- soma + num para i de 1 ate 9 faca Escreval ("Próximo numero") Leia (num) soma <- soma + num media <- soma / 10 se num > maior entao maior <- num senao se num < menor entao menor <- num fimse fimse fimpara Escreval ("A soma dos números é: ",soma) Escreval ("A media dos números é: ",media) Escreval ("O número maior é: ", maior) Escreval ("O número menor é: ", menor) fimalgoritmo Confesso que quebrei muito a cabeça para fazer desta forma, pois nunca tinha feito um exercício assim. Espero ter ajudado você. Esse exercicio me ajudou a entender melhor o Laço de Repetição PARA...FAÇA. :clap:/> Cara muito bom, eu tenho dificuldades para identificar as variaveis, e como estruturar elas dentro do codigo, mas com ajuda de vcs vou suprindo minha dificuldades, obrigado mesmo abraço Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
flotus 0 Denunciar post Postado Dezembro 1, 2012 lgoritimo "numeros pares" entao cara para o segundo exercicio eu fiz assim, mas nao sei como ele vai me retornar quantos numeros pares foram digitados, aguardo retorno abraço var numero: inteiro inicio escreva ("Digite um numero: ") leia (numero) se (numero mod 2 = 0) entao escreva (numero," É par") senao escreva (numero," É impar") fimse fimalgoritomo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Julio_Barros 1 Denunciar post Postado Dezembro 1, 2012 Boa tarde Flotus. Para você contar quantos números pares foram digitados, tem que criar uma variável que seja contadora. algoritmo "semnome" // Função : // Autor : // Data : 01/12/2012 // Seção de Declarações var numero, cont: inteiro inicio // Seção de Comandos escreva ("Digite um numero: ") leia (numero) se (numero mod 2 = 0) entao cont <- cont + 1 // Essa é a variavel contadora, toda a vez que o usuario digitar um numero par ele vai contar acrescentado + 1. escreval (numero," É par") senao escreval (numero," É impar") fimse Escreval ("A quantidade de numeros pares é: ",cont) // E aqui ele vai mostrar a quantidade de numeros pares. fimalgoritmo Pelo menos eu entendi desta forma. Deus abençoe você. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites